SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!
Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;
Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.
Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.
Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577
CRMASSO 110577
Pesquisar Neste Blog
SEGUIDORES
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
O que vem a ser as câimbras
São espasmos reflexos que podem contrair involuntariamente algum grupo ou um músculo localizado.
A cãibra é uma contração espasmódica (espasmo muscular que acontece involuntariamente) dos músculos. É uma contração súbita, de curta duração e, geralmente, dolorosa de um músculo ou de um grupo muscular. Sabe-se, porém, que as câimbras estão relacionadas com a diminuição, em nosso organismo, dos níveis de minerais como cálcio e magnésio.
Quando ocorre a câimbra?
As câimbras ocorrem, geralmente, durante a noite, após um dia de intensa atividade física. Mas elas podem acontecer também durante o dia, no meio de uma atividade física ou em momentos de relaxamento.
Causas da câimbra:
Alguns autores definem a cãibra como sendo uma contração involuntária do músculo, geralmente causada pela falta de alongamento e/ou de água e de potássio. Porém sabe-se que qualquer fator irritativo local, ou anormalidade metabólica de um músculo – como o frio intenso, a falta de fluxo sanguíneo no músculo ou a exercício excessivo do mesmo – pode provocar dor ou outros tipos de impulsos sensoriais que são transmitidos do músculo para a medula espinhal, causando assim contração reflexa do músculo.
A literatura aponta várias causas para o surgimento da cãibra, porém não há nada comprovado cientificamente. Entretanto o principal fator parece ser o cansaço muscular (fadiga) em indivíduos mal preparados fisicamente e que se submetem ao esforço físico exagerado. Outro fator é o calor associado à sudorese abundante com perda de cloreto de sódio. As câimbras podem ser causadas por uma circulação inadequada aos músculos.
As causas mais comuns são: a perda de água e sal no organismo através de suor excessivo, conhecido como cãibras induzidas pelo calor. Fadiga muscular, distúrbios das glândulas supra-renais, posições incômodas como cruzar de pernas e braços.
Apesar de existirem muitas causas para cãibras musculares, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem atletas a cãibras musculares. O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis. Sob tais condições, uma leve tensão e um movimento subseqüente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente. Interessante o atleta repor este líquido ingerindo bebidas isotônicas.
Prevenção:
Podem ser prevenidas evitando a realização de exercícios após uma refeição (para não gerar isquemia) e realizando alongamento antes do exercício e antes de dormir
Como prevenção, procure sempre se alongar antes de começar qualquer exercício, hidratar-se e ingerir alimentos ricos em potássio, como banana e tomate. Procure alimentar-se com muitas frutas e legumes que contêm minerais.
Tratamento:
Geralmente, as câimbras são inofensivas, mas é necessário um tratamento. Porém, se a câimbra aparece esporadicamente durante exercícios muito intensos, provavelmente trata-se da chamada "câimbra do esportista", que pode ser causada por excesso de ácido láctico, ou fadiga aguda das fibras musculares. Elas podem ser de origem vascular (por uma isquemia local), neuromuscular (por uma miopatia alcoólica) ou de origem metabólica (intoxicação por cafeína, hipoglicemias, intoxicação por medicamento, etc).
Alongamento lentos e gradativos nos músculos lesados é de suma importância.
Inicie tratamento com Massagem Terapêutica. A bolsa de água quente e não a fria na hora é interessante para melhorar o fluxo de sangue para os músculos.
Receba massagem terapêutica semanal e evite as contrações eliminando o ácido lático e as contrações inesperadas.
Ligue agora e agende sua consulta 47-3624.1349 ou 8424.3226
Se persistirem os sintomas procure seu médico.
Link para aula do curso de Massagem Clássica Relaxante Prof. Rodrigo Muzulão Nora da Escola Interage em Mafra-SC
http://www.youtube.com/watch?v=QfmIC-Kv7zU
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Foi bom.Tenho muitas caimbras
ResponderExcluir