SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Comparativo científico da dor, contratura e distensão muscular.

O profissional Rodrigo Muzulão Nora Massoterapeuta, Quiropraxista e Diretor da Escola Interage Ensino e Cursos na Área da Saúde pesquisou sobre o tema e trouxe algumas respostas de autores para seus leitores desta semana.

Segundo Walsh et al (2002), a dor é puramente subjetiva e difícil de definir, é hoje entendida como uma resposta sensitiva e emocional desagradável a um estímulo, associado com, real e potencial dano aos tecidos. A dor aguda é um sintoma biológico de um estímulo aparente, é auto-limitada, pois quando o estímulo se abranda a dor diminui, costuma durar menos de três meses e se não for eficazmente tratada pode progredir para dor crônica. A dor crônica é um processo de doença, é definida como dor que permanece mais tempo do que o curso usual de uma doença ou lesão aguda é pouco localizada e tende a ser constante.

“A contratura é uma contração muscular duradoura, que causa dor local. Deformidade provocada por partes moles, o que impede a extensão de uma articulação” (GUIMARÃES, 2002, p.127).

De acordo com Lopes et al (1993), a contratura está relacionada a vários fatores sendo o mais importante deles a fadiga muscular. Os sintomas são: dor muscular localizada à palpação, e que se torna mais intensa nos movimentos de alongamento, rigidez muscular e, às vezes, notam-se equimoses, produzidas por rompimento de pequenos vasos. “A dor é um sintoma comum associado à lesão muscular e sua presença é relatada de uma das seguintes maneiras: dor muscular de início tardio, dor muscular aguda e dor muscular relacionada com a lesão” (KONNIN 2006, p.62).

A contratura é uma contração muscular duradoura que causa dor. Está relacionada a vários fatores como a fadiga muscular. Surge em um músculo que não foi alongado antes do exercício ou por esforço intenso.

Contratura muscular é uma dor localizada em um músculo longo, sem sinais de ruptura. Surge num músculo que não foi alongado antes do exercício ou por esforço muito grande, mas não o suficiente para romper as fibras. Não impede as atividades rotineiras, mas dificulta algumas atividades esportivas. Muitas vezes, ao tocar a região, é possível identificar certo endurecimento muscular bem delimitado.

A contratura muscular grave ela pode afastar um atleta da atividade esportiva por no máximo 7 dias, pois não existe ruptura de fibras musculares, e o tratamento Massoterapêutico com termoterapia de infra vermelho longo e alongamentos já resolve o caso clínico do atleta. Um exemplo muito simples de contratura muscular é o famoso “torcicolo” no pescoço.

A contratura muscular causa dor e de acordo com (Konin, 2006) a dor é um sintoma comum associado à lesão muscular e sua presença é relatada de uma das seguintes maneiras:

Dor muscular de inicio tardio, dor muscular aguda e dor muscular relacionada com a lesão, geralmente ocorre entre o primeiro e segundo dia após a lesão e é acompanhada por sensação de rigidez muscular, hipersensibilidade dolorosa a palpação e possível perda de amplitude do movimento. Possivelmente seja o resultado da redução do fluxo sanguíneo e do oxigênio no tecido lesado.

Dor muscular aguda: ocorre durante ou logo após uma serie de exercícios, é causada possivelmente por falta de oxigênio no tecido muscular, pode ser observada especialmente em casos de contração isométrica. É frequentemente relatada como uma sensação de queimação.

Dor muscular relacionada à lesão: é o dano tecidual verdadeiro, que ocorre em consequência de um desequilíbrio entre os grupos musculares agonistas e antagonistas.

Distensão é uma lesão nas quais as fibras musculares rompem devido a um alongamento ou exercício excessivo. Pode ocorrer também pelo excesso de esforço (além do que o músculo está acostumado). A região afetada fica dolorida e podem aparecer hematomas se a lesão for próximo à pele, pois a lesão das fibras causa extravasamento de sangue em vasos sanguíneos que nutrem o músculo provocando um edema, a pele fica com um hematoma na cor roxa.

“O tratamento da contratura muscular pode ser realizado com diversas modalidades terapêuticas como: termoterapia, massagens e alongamentos” (Rodrigues, 2003).

Walsh et al (2002), afirmam que o tratamento ideal para dor crônica é a prevenção, e isso exige a identificação dos fatores determinantes e sua resolução precoce na fase aguda.

Rodrigues (2003) relata que é apropriado o uso de massagem, compressas de água quente (uso do calor em geral) e alongamentos. Em relação aos alongamentos é importante um estiramento gradativo do músculo afetado pela “contratura”; todas as fibras de um grupo muscular devem ser mobilizadas. Devem-se evitar movimentos rápidos e rápidas contrações durante o alongamento.

Segundo Rodrigo Muzulão Nora “O tratamento para contratura muscular é iniciado com termoterapia com fricção e na distensão usado gelo na primeira meia hora, evitando que a dor aumente e controlando que inflamação se espalhe”.

Ligue agora e agende sua avaliação na clínica 47-3624.1349 ou 8424.3226 cadastre estes números no seu celular, nunca se sabe quando irá precisar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO