SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A função da glândula timo

A chave da imunidade e da energia vital.

A glândula timo é uma glândula endócrina que está localizada na área do pescoço. A principal função da glândula timo é a produção de células T, também conhecidos como linfócitos T.

Seu nome em grego, thýmos, significa energia vital. Precisa dizer mais? Precisa, porque o timo continua sendo um ilustre desconhecido. Ele cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando estressamos e mais ainda quando adoecemos. Essa característica iludiu durante muito tempo a medicina, que só conhecia através de autópsias e sempre o encontrava encolhidinho.
Mais tarde a ciência demonstrou que, mesmo encolhendo após a infância, continua totalmente ativo; é um dos pilares do sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e a espinha dorsal, e está diretamente ligado aos sentidos, à consciência e à linguagem. Como uma central telefônica por onde passam todas as ligações, faz conexões para fóra e para dentro.
Se somos invadidos por micróbios ou toxinas, reage produzindo células de defesa na mesma hora.

Mas também é muito sensível a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras, pensamentos.
Amor e ódio o afetam profundamente. Idéias negativas têm mais poder sobre ele do que vírus ou bactérias.

Já que não existem em forma concreta, o timo fica tentando reagir e enfraquece, abrindo brechas para sintomas de baixa imunidade, como herpes. Em compensação, idéias positivas conseguem dele uma ativação geral em todos os poderes, lembrando a fé que remove montanhas.
A glândula timo, que é moldada como uma borboleta é um órgão especial do sistema imunológico humano. É também uma das mais importantes glândulas do corpo humano.
É um órgão de cor cinzento rosado, situado na região superior do tórax, abaixo do esterno, ou osso do peito.
A glândula timo é composta por dois lobos, que são divididos em lóbulos por um septo. Estes lóbulos são chamados lóbulos do timo e são colocados em uma cápsula.

O timo tem duas partes: A medula central e periférica do córtex.
Em recém-nascidos, o timo é maior em comparação a um adulto. A glândula timo continua a crescer até a puberdade e, em seguida, ela sofre involução, que é um processo em que o timo começa um processo inverso e começa a diminuir de tamanho.
A glândula timo em um indivíduo idoso torna-se um pouco de tecido adiposo (ou gordura) e tecidos conjuntivos.

Vamos agora aprender sobre a função da glândula timo.

A glândula timo é muito ativa quando criança. Ela desempenha um papel crucial no desenvolvimento e na melhoria do sistema de imunidade da criança.

A principal função da glândula timo é a produção de linfócitos ou células T (T de ‘células T’ representa derivada de timo).
Os linfócitos são células brancas do sangue (glóbulos brancos), que também são conhecidas como leucócitos. Após os glóbulos brancos estarem maduros, eles saem do timo e se fixam no baço e um novo lote de células T é produzido.
Esses glóbulos brancos são o corpo do sistema de imunológico e protegem o organismo que impedem a invasão de agentes estranhos, bactérias e vírus.
Essas células também asseguram o correto funcionamento do sistema do corpo e cuidam do desgaste dos órgãos. Outra função da glândula timo é para evitar o crescimento anormal de células, que podem levar ao câncer.
Os linfócitos T de viagem a partir da medula óssea para o timo, onde eles permanecem até que eles fiquem ativados. Após esse tempo os linfócitos entram na corrente sanguínea, de onde viajam para outros órgãos linfáticos e fornecem mecanismos de defesa contra doenças.
O timo também produz um hormônio chamado timosina, que estimula as células T, em outros órgãos linfáticos para amadurecer. Essa glândula também produz outro hormônio chamado timopoietina, que é a proteína presente no MRNA (RNA mensageiro) e é codificada pelo gene TMPO.
Em alguns casos, a glândula timo tende a ficar sob-ativo. O indivíduo pode ter um sistema imunológico fraco e propenso a ter muitas infecções e alergias. Essas infecções podem ser crônicas e podem prolongar por muito tempo.
Quando há uma falta de células T no organismo, pode levar a doenças de imunodeficiência.
A pessoa que sofre de doenças de imunodeficiência pode apresentar sintomas como suor excessivo, inchaço ou dor de garganta, inchaço nas glândulas e depressão.
Desnutrição e deficiência de proteína, em uma idade adiantada, na dieta, podem levar ao crescimento lento ou limitado do timo, prejudicando assim o funcionamento normal dos linfócitos.
Assim, garanta que o seu filho coma uma refeição bem equilibrada e que também tenha a quantidade certa de proteínas.
Isso foi alguma informação sobre a função da glândula timo. Durante a fase pré-adolescente e neonatal, o timo é grande e é uma das glândulas névoa ativa no organismo humano.
Mas à medida que o indivíduo envelhece, a glândula timo diminui e é substituída pela gordura (ou adiposo) do tecido.


Curso de Limpeza de Pele dias 16 e 17 de julho e 13 e 14 de agosto com prof. Rodrigo Nora na Clínica Escola Interage.
Depilação a laser dia 15 de julho das 15 as 21hs com Valentina.
Ligue e agende sua depilação. F.47-36241349
14-06-11 Matéria saúde A Função da Glândula Timo Jornal Diário Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO