
Tui Na 推拏 ou 推拿 (também grafado tuiná), é uma forma de massagem chinesa
freqüentemente utilizada junto com outras técnicas terapêuticas como a acupuntura, moxabustão, fitoterapia chinesa e qigong.
O Tui-ná emprega técnicas de massagem para estimular ou sedar os pontos
dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais.
A massagem Tui-ná faz parte da medicina tradicional chinesa, que se fundamenta na teoria dos Cinco Elementos: Água, Fogo, Terra, Madeira e Metal que simbolizam os órgãos internos já vistos anteriormente na matéria sobre os 5 Elementos do Shiatsu Nora Terapias Corporais.
O diagnóstico avalia esses cinco princípios, que se manifestam nos níveis físicos e psíquicos, enquanto o tratamento busca reconduzi-las ao equilíbrio através de massagens nos meridianos e pontos reflexos nos pés.
É ensinado nas escolas de acupuntura como parte da capacitação dos alunos para o trabalho em medicina Oriental.
Várias escolas de artes marciais orientais também ensinam o Tui-ná a seus alunos mais adiantados para uso pessoal e profissional.
O Nei-Ching descreve as teorias básicas da medicina chinesa, como o yin e o yang, os cinco elementos, os orgãos (zang-fu), os canais de energia, a energia vital (Qi), o sangue (xue) e os líquidos corpóreos, a etiologia, a patologia, os métodos de diagnóstico e as diferentes síndromes, assim como o conhecimento fundamental sobre pontos de acupuntura.
A teoria do yin-yang sustenta que todo fenômeno ou coisa no universo conserva os aspectos opostos: yin e yang, que se encontram em contradição e interdependência. A relação entre yin e yang é a lei universal do mundo material. É amplamente usada na medicina tradicional chinesa para explicar a fisiologia e patologia do corpo humano, além de servir como guia de diagnóstico e tratamento no trabalho clínico.
A natureza de uma coisa só existe por comparação do yin e o yang. Sob certas circunstâncias ela pode mudar, pois não é absoluta, é relativa.
Desse modo, existem situações em que o yin está dentro do yin, yang dentro do yang, yin dentro de yang e yang dentro de yin.
No desequilíbrio há o predomínio de um deles. Este fator é o que causa as doenças. Por exemplo:
- Aumento do yin consome o yang ou uma debilidade do yang conduz ao domínio do yin, e nesses casos, se origina a síndrome do frio.
- Aumento do yang consome o yin, ou a debilidade ou fraqueza do yin propicia o predomínio do yang, e nesses casos, se origina a síndrome do calor.
Os métodos de tratamento deverão ser dirigidos a corrigir esse desequilíbrio yin-yang.
Conceito único: o corpo é um todo, e o propósito do tratamento é reajustar o yin e yang, promover a circulação da energia (Qi) e do sangue.
Na medicina tradicional chinesa estão relacionados firmemente os aspectos mentais, emocionais e doenças físicas. Tanto o diagnóstico como o tratamento leva em conta a pessoa global.
Existe uma interdependência entre o homem e a natureza (ambiente natural, clima, condições geográficas); a relação patologia x fisiologia x correlação homem e o meio ambiente são consideradas e classificadas de acordo com os 5 Elementos.
Rodrigo Nora
Massoterapeuta
Rua Basílio Humenhuk, 250 esquina com Arthur Burgardt, 311
Tricolin - Canoinhas-SC
Fone: 47-3624.1349 // 47-8424.3226
Messenger: shiatsu.nora@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO