SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

quinta-feira, 31 de julho de 2008

O estresse prejudica a sua saúde




O que é o Estresse?
O estresse, seja ele de natureza física, psicológica ou social, é composto de um conjunto de reações fisiológicas que se exageradas em intensidade ou duração podem levar a um desequilíbrio no organismo. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às novas situações. No entanto, no esporte como na vida cotidiana o estresse não precisa ser sempre considerado negativo.

No mundo moderno, estamos submetidos a pressões em todas as esferas de nossa vida. O estresse é um conjunto de sintomas físicos, emocionais e mentais decorrentes de uma vida cheia de pressões, preocupações e ansiedades. Tensão nervosa, instabilidade emocional e dores musculares são alguns sintomas entre os vários sintomas da pessoa estressada. Com o prolongamento do estado de estresse, há o aparecimento de diversos sintomas, que no início podem passar despercebidos, mas com o decorrer do tempo vão se tornando evidentes, tais como: queda de cabelo, problemas digestivos, dor de cabeça, pressão alta, alterações no ciclo menstrual, tensão pré-menstrual, frigidez, azia, má digestão, irritações na pele, gripes freqüentes, gastrite, hipersensibilidade emotiva, câimbras, tensões musculares no supercílio (na pálpebra), tencionando toda a musculatura do corpo, também podendo levar as dores nas costas: coluna cervical, torácica e lombar.

Cada pessoa reage diferentemente ao estresse, que varia conforme o nosso equilíbrio emocional e afetivo, auto-estima, maturidade e a maneira como lidamos com a vida. Em vista disso, as conseqüências do estresse em algumas pessoas podem ser temporárias e passageiras e em outras, mais intensas e duradouras, levando aos problemas crônicos de saúde. Podemos enumerar dois tipos de Estresse: o Eustress que pode ser associado a um fator positivo, bem como, o Distress relacionados a fatores desagradáveis como podemos ver a seguir:

1) Eustress: visto que a associação da palavra estresse é freqüentemente aceita para aquilo que é desgastante, desfavorável, prejudicial ou algo do tipo. No entanto, a reação típica do estresse pode ser provocada por meio de estímulos positivos e/ou agradáveis. Essa possibilidade é denominada de eustress. Com isso, podemos repercutir que o fenômeno de estresse não é por si só negativo, o que o caracteriza é sua tipologia perante a pessoa que o vivencia. Em outra situação, quando recebemos um estímulo emocional agradável, como um elogio ou uma notícia que aguardávamos com boa expectativa, nosso organismo desencadeia um processo de reação psicofísica que acarreta um estado de alarme interno, que tal como no estímulo físico, haverá variação de freqüência cardíaca, aumento da pressão arterial, disparo de hormônios e outras reações simpáticas típicas da situação estressante.

2) Distress: aquilo que freqüentemente chamamos de estresse é o outro lado do fenômeno, ou seja, quando vivenciamos experiências ou estímulos que provocam reações desfavoráveis ao nosso corpo, como por exemplo: variação abrupta e exacerbada da freqüência cardíaca, fadiga, queda das funções respiratórias e/ou digestivas, dores inoportunas (por exemplo, cabeça, nuca e estômago) e disfunções psíquicas como, nervosismo, ansiedade contínua, problemas de concentração nas tarefas cotidianas, agressividade e outras reações tão comuns nos dias atuais, que em alguns casos podem levar a pessoa ao esgotamento, representam, em linhas gerais aquilo que se convencionou chamar de estresse. Mas na verdade essa é a adaptação negativa que o corpo providencia para resistir ou “avisar” que podemos entrar em colapso, é o que chamamos de distress.

Dicas com a alimentação: Durante o processo de estresse, o organismo perde muitas vitaminas e nutrientes, portanto para repor essa perda é recomendado comer muitas verduras e frutas, pois são ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês. Brócolis, chicória, acelga e alface são ricos nesses nutrientes. O cálcio pode ser reposto com leite e seus derivados. Interessante procurar uma nutricionista para acompanhamento.

Tratamento com Massoterapia: segundo o Massoterapeuta Rodrigo Nora, que atende em seu espaço de Massoterapia no bairro Tricolin em Canoinhas-SC; “-Nosso corpo é uma usina química, cada emoção gera uma reação traduzida por "líquidos", "substâncias" jogadas na corrente sangüínea. Por quem? Por nós! Quanto mais a emoção fica negativa, mais o "cérebro líquido" alaga a corrente sangüínea: o estresse desencadeia a liberação de hormônios como a noradrenalina e o cortisol, que ativam o sistema nervoso, acelerando o ritmo cardíaco, elevando a pressão arterial e enrijecendo a musculatura para que ela esteja pronta para a resistência, para enfrentar a competição física! Hoje, até sabemos mais... Essas mesmas substâncias que ativam as células dos músculos, tanto lisos como estriados, também atuam sobre o sistema imunológico, deixando o corpo fragilizado ao meio externo”.

Os benefícios da Massagem: Para Rodrigo Nora, “-São inúmeros os benefícios, podemos citar os mais importantes: promove o equilíbrio físico, mental e energético do organismo. As técnicas de Massoterapia liberam substâncias de caráter relaxante e analgésico, produzindo endorfina no cérebro. Há várias técnicas de massagem, dentre elas, posso citar: o Shiatsu, que significa pressão com os dedos e deslizamento superficial com as mãos, muito utilizado no Brasil, também a (Quick Massage) que significa ‘massagem rápida’ em português e a Massagem Relaxante, utilizando óleos aromáticos para a cura total do estresse.

Rodrigo Nora
Massoterapeuta Desportista
Rua Basílio Humenhuk, 250 esquina com Arthur Burgardt, 311
Tricolin - Canoinhas-SC
Fone: 47-3624.1349 // 47-8424.3226
Messenger:
shiatsu.nora@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO