Dicas de saúde do Terapeuta Corporal Rodrigo Muzulão Nora
Inclua frutas no seu café da manhã.
Coma sobremesa! Prefira frutas aquosas, como laranja, melão, melancia ou mamão rico em papaína, substância antitóxica que acelera a digestão. Coma pelo menos uma maçã por dia.
E mais: evite líquidos durante as refeições e mastigue bem os alimentos, a fim de que as enzimas digestivas possam trabalhar com eficiência; Deixe as frutas carnudas, como a banana, para o intervalo das refeições. Substitua as frituras por alimentos grelhados, refogados ou assados; Evite refrigerantes, cigarros, salgadinhos e bebidas alcoólicas; Não ingira alimentos aquecidos em banho-maria por tempo prolongado, o que provoca a proliferação de bactérias e aumenta o risco de toxinfecção alimentar; Coma os alimentos com pouco sal, adoce com pouco açúcar e beba pouco café; Substitua embutidos e alimentos industrializados por naturais, e a carne vermelha por carne branca, mas evite os frangos de granja que, assim como a carne vermelha, estão impregnados de hormônios e antibióticos; Dê preferência a produtos orgânicos, ou seja sem agrotóxicos; Durma o suficiente e pratique algum tipo de atividade física; Receba Shiatsu ou Massagem terapêutica profissional semanalmente; Use filtro solar e faça limpeza de pele com seu profissional mensalmente.
Frutas, legumes e verduras cruas: além de ricos em vitaminas e minerais, oferecem fibras e muita água, que ajudam a limpar todo o seu corpo das toxinas acumuladas, facilitando a digestão e desobstruindo o sistema excretor, permitindo a eliminação de tudo o que não serve mais para o seu organismo. Caso você queira cozinhar ou refogar legumes e verduras, use pouca água e deixe-os quase crus. Tome suco de fruta natural ou prefira mastigá-las bem. Para evitar acidez gástrica, não combine vegetais folhosos e frutas na mesma refeição.
Fibras naturais: películas dos grãos, cascas e sementes das frutas e vegetais, além de folhas fibrosas, leguminosas, frutas e cereais são opções ricas em fibras naturais, quando não submetidas a processamento ou refinação. Ao varrer as toxinas do organismo e aspirar às moléculas de gordura que possam entupir as artérias, elas reduzem o colesterol, revigoram as células e aumentam a resistência física.
E mais: as fibras grudam no açúcar dos alimentos, evitando que ele seja jogado para o sangue rapidamente, além de carregar as toxinas cancerígenas para fora do organismo. Uma colher de sopa de farelo (de trigo, cereais ou arroz), por dia traz resultados excelentes para a pele, na medida em que ajuda o intestino a funcionar melhor.
Para garantir boa ingestão de fibras, consuma: arroz integral, gergelim, aveia, cevada, castanhas, nozes, trigo integral ou sarraceno, feijão, ervilha, lentilha, feijão-soja (sem película), semente de abóbora, grão-de-bico, broto de bambu, figo, banana, goiaba, coco, amora e framboesa. Tomate, cebola, germe de trigo e brócolis, além de fibras, contém selênio e zinco, que retardam o envelhecimento. A chicória estimula o metabolismo, depura o sangue e apresentam propriedade diurética, laxativa e purificadora. Já a alcachofra reduz as taxas de colesterol e triglicérides, protegendo e estimulando o trabalho do fígado e da vesícula.
Vitamina C - alimentos ricos em vitamina C são bactericidas naturais, que previnem contra infecções, aumentando a capacidade imunológica e melhorando a regeneração dos tecidos. Ajudam a hidratar o organismo e contém bioflavonóide, substância que age combatendo os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento, além dos hormônios causadores de doenças degenerativas como câncer.
Dica do terapeuta: Extraia esse benefício das frutas frescas, silvestres e cítricas, como morango, açaí, laranja, acerola, carambola, maracujá, cupuaçu e caju, ou de vegetais como o tomate, a batata, o brócolis e a couve-flor, que ainda ajudam a eliminar vermes.
Desintoxique-se: Receba massagem e cuide da sua alimentação rica em fibras, vitaminas, minerais e muita água, que facilitam a digestão, evita o envelhecimento precoce e traz bom humor e disposição, além de prevenir várias doenças.
Cuide da sua saúde, o seu corpo é onde você habita, não deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje.
Matéria saúde Toxinas Jornal Diário RioMafra 18-03-09 |
Matéria saúde Toxinas Jornal Diário do Planalto 16 e 17-03-09 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO