SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O Sistema Nervoso Autônomo e a Quiropraxia Parte III

De acordo com a Federação Mundial de Quiropraxia (WFC sigla em inglês) e a Organização Mundial da Saúde (WHO sigla em inglês), a Quiropraxia é uma profissão na
área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das disfunções mecânicas no sistema neuro músculo esquelético e os efeitos dessas disfunções na função normal do sistema nervoso e na saúde geral. Há uma ênfase no tratamento manual incluindo a manipulação articular ou "ajustamento" ou outro tipo de manipulação articular e terapia de tecidos moles.

O pescoço, (cervical), sustenta o peso da nossa cabeça e por tudo isto é imprescindível que a cervical esteja livre de subluxação, assim a transmissão da inteligência inata flui entre o nosso cérebro e todos os órgãos, tecidos e células do nosso corpo.

O sistema nervoso autônomo também chamado sistema nervoso neurovegetativo, divide-se em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. De modo geral, esses dois sistemas têm funções contrárias. Um corrige os excessos do outro. Por exemplo, se o sistema simpático acelera demasiadamente as batidas do coração, o sistema parassimpático entra em ação, diminuindo o ritmo cardíaco. Se o sistema simpático acelera o trabalho do estômago e dos intestinos, o parassimpático entra em ação para diminuir as contrações desses órgãos.

Este sistema dirige todas as funções involuntárias de nosso organismo, e age em estreita colaboração com nossas emoções e psiquismo. Nosso sistema nervoso é extremamente sensível à qualidade de nossos pensamentos e emoções. Quando estamos envoltos em pensamentos negativos, como o ódio e o ciúme, esse sistema é perturbado, e há uma baixa da freqüência vibratória da energia nervosa, que é distribuída aos plexos e órgãos.

Essa perturbação produz o aumento ou diminuição de algumas secreções que em estado de equilíbrio contribuem para nossa saúde. Ex: a adrenalina, que é um hormônio secretado pelas supra renais.

Quando estamos com raiva ou ciúme, sem falar no medo, as supra renais são acionadas para o desvio de uma quantidade extra de adrenalina para o sangue. Nossa pressão arterial sobe, a tensão nervosa e muscular se intensifica.
Já quando a raiva passa, o organismo precisa encontrar maneiras de neutralizar esse excesso de adrenalina e, com isso, ocorre uma perda de energia que poderia ter sido utilizada para fins construtivos.

Assim como a adrenalina, que está relacionada às supra renais, isso se aplica a todas as secreções e suas respectivas glândulas (a tiroxina pela tireóide, os hormônios pituitários, a insulina pelo pâncreas, o cortisol e a adrenalina), como já mencionados, as secreções dos testículos e ovários e os de origem desconhecida relacionados à glândula timo e à epífise ou glândula pineal.

A vida depende total e absolutamente do ato de respirar. Ela é considerada a função mais importante do corpo. Quando aprendemos a respirar, nossa saúde melhora e nossos dias de vida aumentam, pois aumenta nossa resistência às doenças e nossa vitalidade. Quando o oxigênio entra em contato com o sangue, une-se a hemoglobina e são levados a cada célula, tecido, músculo e órgão, que revigora e fortifica, revitalizando as células e tecidos.

Manuscritos Chineses e Gregos de 2700 A.C. e 1500 A.C. mencionam formas rudimentares de manipulação articular e manobras articulares nos membros inferiores do corpo humano a fim de aliviar dores lombares. Hipócrates, "pai da medicina", que viveu em 460 A.C. à 377 A.C., publicou textos em que detalha: "Adquira mais conhecimento sobre a Coluna Vertebral, pois é a origem de muitas doenças".

Acompanhando o esporte internacionalmente, a Quiropraxia está presente nas Olimpíadas, no tênis: (Copa Davis), na ASP - Associação de Surfistas Profissionais, nas equipes: Americana e Australiana de natação. No Brasil atletas de elite como Robert Scheidt (Octa-campeão mundial de Iatismo), Vitor Belfort (campeão mundial de Vale-Tudo), Evelyn Winkler (Saltos ornamentais), Vanessa Menga (Tenista), Gui Padua (Pára-quedista - Recordista mundial de permanência no ar) e Tharsis Humylreze (Campeão de Jiu-Jitsu), se cuidam regularmente para evitar lesões ou recuperar-se rapidamente.

No tratamento Quiroprático, assim como o tratamento dentário, demanda algum tempo para corrigir a sua coluna, dependem do estágio de cada pessoa. Na maioria das vezes em poucas sessões você já irá se sentir muito melhor realizando manutenção semanal, quinzenal e depois mensal para correção postural em geral entre duas e quatro semanas de atendimento. Lembre-se que levou muito tempo para o corpo chegar a um determinado estado de degeneração, então é razoável esperar um determinado tempo para se recuperar. Depois do ajuste, você deverá sentir uma paz profunda e uma sensação de relaxamento. Esta sensação poderá durar o resto do dia ou da semana, pode ainda resultar em sono profundo e revitalizador.

Ligue agora e agende seu horário na Clinica de Massoterapia – Quiropraxia e Estética Shiatsu Nora em Canoinhas-SC no telefone: 47-36241349 ou emergência: 8424-3226 com Rodrigo Muzulão Nora seu terapeuta corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO