SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dor do membro fantasma



Ela compreende um indefinido e incomparável fenômeno sensorial.

Dor no coto da amputação e dor no membro antes da amputação (dor pré-amputação) são distintas de dor fantasma propriamente dita.

A dor neuropática é causada por uma alteração localizada em qualquer ponto de uma via nervosa. Uma anormalidade altera os sinais nervosos, que são então anormalmente interpretados no cérebro. A dor neuropática pode causar dor profunda ou sensação de queimação, e outras sensações, como hipersensibilidade ao toque. As infecções, como o herpes zoster (cobreiro), podem acarretar inflamação dos nervos e produzir a neuralgia pós-herpética, um tipo de dor neuropática crônica e do tipo queimação que persiste na área infectada com o vírus. A distrofia simpática reflexa é um tipo de dor neuropática na qual a dor é acompanhada por edema e sudorese ou por alterações do fluxo sanguíneo local ou por alterações dos tecidos (p.ex. atrofia ou osteoporose). A rigidez (contratura) das articulações tornam essas estruturas incapazes de flexionar ou estender completamente. A causalgia é uma síndrome semelhante à distrofia simpática reflexa e pode ocorrer após uma lesão ou uma doença de um nervo importante. Assim como a distrofia simpática reflexa, a causalgia produz uma dor intensa do tipo queimação, juntamente com edema, sudorese alterações do fluxo sanguíneo e outros efeitos.

Dor do Membro Fantasma

A dor do membro fantasma é uma das mais terríveis de todas as síndromes clínicas dolorosas, e é um dos exemplos mais relevantes de dor crônica.

Dores Fantasma severas são geralmente relatadas em 0,5-5% dos casos. O número de pacientes que seguem algum tratamento analgésico também varia. Numa pesquisa em que 50-75% dos pacientes relataram dor fantasma, somente 20% faziam tratamento para sua dor.

Este "fantasma" deve ser produzido pela ausência de impulsos nervosos do membro. Quando um nervo é seccionado, produz uma violenta descarga lesional em todos os tipos de fibras. Esta excitação diminui rapidamente e o nervo seccionado torna-se silencioso, até que novas terminações nervosas comecem a crescer. Isto implica que o sistema nervoso central se dá conta da falta do fluxo normal.

O diagnóstico de distrofia simpática reflexa ou de causalgia é importante, pois alguns indivíduos podem ser extremamente beneficiados pelo tratamento com massagem em especial de bloqueio nervoso, denominado bloqueio do nervo simpático.

Alguns amputados têm tão pouca dor ou sentem-na tão esporadicamente, que negam padecer de um membro fantasma doloroso. Outros sofrem dores periódicas, variando de algumas crises quotidianas, a uma só por semana ou quinzena. Ainda outros têm dores contínuas que variam em qualidade e intensidade. Ela é descrita como ardente ou esmagadora. Pode começar imediatamente após a amputação ou semanas, meses e até anos mais tarde. Sente-se em pontos precisos do membro fantasma.

Se a dor persiste por longo tempo, outras regiões do corpo podem tornar-se sensíveis e o simples toque destas "zonas de gatilho" pode provocar dores intensas no membro fantasma. Além disso, a dor é muitas vezes causada por impulsos viscerais resultantes da micção e defecação. Mesmo as perturbações emotivas podem aumentar notavelmente a dor.

Localização da dor

A dor fantasma está localizada principalmente na parte distal do membro fantasma. Assim, temos de exemplo uma pesquisa realizada com 64 pacientes na Associação Paranaense dos Amputados que tiveram suas pernas amputadas acima do nível do joelho e que apresentavam dor fantasma.

Resultado:

66% tinham dor no pé os nos dedos
39% tinham dor na panturrilha
6% tinham dor na coxa

Leis que beneficiam o deficiente físico:

Aquisição de prótese pelo SUS PORTARIA Nº 1.130, DE 18 DE JUNHO DE 2002.

LEI Nº 15051 - 17/04/2006
Publicado no Diário Oficial Nº 7226 de 16/05/2006
Transporte gratuíto LEI Nº 15051 - 17/04/2006
Publicado no Diário Oficial Nº 7226 de 16/05/2006

Lei no 8.899 Passe livre interestadual Escrevendo para o Ministério dos Transportes, Caixa Postal 9800 - CEP 70001-970 - Brasília (DF), solicitando o kit do Passe Livre. Bebefício na Previdência social. Tem direito a receber acréscimo de 25% da pensão. Decreto Nº 65.144, de 12 Set 69, que instituiu o Sistema de Aviação Civil, Decreto Nº 914, de O6 de setembro de 1993, que instituiu a Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e Anexo 9 à Convenção de Aviação Civil Internacional, que trata da Facilitação do Transporte Aéreo.

Atenciosamente,

WORKSHOP SOBRE PARAPSICOLOGIA EM MAFRA DIA 25 DE SETEMBRO WORKSHOP SOBRE PARAPSICOLOGIA TEMA: AUTOCONHECIMENTO E PERSONALIDADE COM PARAPSICÓLOGA CLÍNICA SÍLVIA TREML NO HOTEL EMACITE FLEX SÁBADO DAS 14HS AS 18HS COM COFFE BREAK. INSCRIÇÕES R$ 80,00 COM CAMILA NO DIÁRIO DE RIO MAFRA

Rodrigo M. Nora
Diretor Interage Ensino e Cursos Profissionalizantes na Área da Saúde
Canoinhas - Mafra e Porto União-SC
www.interagecursos.ning.com
47-3624.1349
47-8424.3226

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO