SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O Câncer de próstata e o cuidado do homem


Preconceito é maior inimigo contra câncer de próstata

Atualmente, existem no país diversas campanhas de detecção precoce dessa neoplasia (câncer).

O câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de câncer. O número de casos novos de câncer de próstata em 2008 foi de 49.530. A grande diferença está na busca pela detecção precoce da doença. Enquanto em 2007, 17 milhões de mulheres procuraram um ginecologista, apenas 3 milhões de homens foram ao urologista.

A próstata é uma glândula localizada próximo à bexiga cercando a uretra na sua porção inicial. As secreções prostáticas são o maior componente do líquido seminal (ou esperma).

O câncer de próstata acomete principalmente homens acima de 50 anos de idade.

Na maioria dos casos, o câncer de próstata apresenta um crescimento lento, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm³. A evolução nas técnicas de diagnóstico e conscientização por parte da população masculina vem levando a detecção precoce e melhores tratamentos.

Próstata

A próstata é uma glândula exclusiva do sexo masculino. A próstata é pequena, tem a forma de maçã e situa-se logo abaixo da bexiga e adiante do reto. A próstata fica em torno da parte inicial da uretra, canal que se estende até o pênis, por onde sai a urina. A próstata produz parte do sêmen, líquido que contém os espermatozóides produzidos pelos testículos.

Causas e fatores de risco câncer da próstata

O câncer da próstata surge quando as células da próstata passam a se multiplicar de forma desordenada, levando à formação de um tumor. Alguns desses tumores podem crescer e espalhar-se para outros órgãos do corpo, comportamento conhecido como metástase, que pode levar à morte. No entanto, a maioria dos tumores da próstata cresce de forma tão lenta que não chegam a originar sintomas durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Exames:

o toque retal e

a dosagem do antígeno prostático específico ou PSA.

Nas fases iniciais nada se sente. O tumor somente é detectado em exames clínicos e laboratoriais de rotina que são:

Perguntas que você pode fazer ao seu médico urologista:

Existe maneira de fazer o diagnóstico precoce do câncer de próstata?

Existe cura para o câncer de próstata?

Como se trata este câncer?

Devo operar ou não?

Não foram identificadas causas específicas para o câncer de próstata, mas sim fatores de risco, que incluem:

Idade avançada. Assim como em outros cânceres, a idade é um fator de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam exponencialmente após os 50 anos de idade
Hereditariedade. História familiar de pai ou irmão com câncer da próstata antes dos 60 anos de idade pode aumentar o risco de câncer em 3 a 10 vezes em relação à população em geral, podendo refletir tanto fatores hereditários quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias. A presença de CP em parentes do primeiro grau aumenta a probabilidade de diagnóstico desse câncer em 18%.
Alimentação. Existem algumas evidências apontando que o consumo exagerado de gorduras saturadas presentes em carnes vermelhas pode aumentar o risco, mas nada confirmado.
Contudo, já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, não só pode ajudar a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis. Ultimamente, tem se dado muita atenção ao fator dieta. Dietas ricas em gordura predispõem ao câncer e as ricas em fibras e tomate diminuem o seu aparecimento. Baseados em levantamentos epidemiológicos em áreas geográficas de maior incidência de CP notou-se que dietas ricas em gordura aumentam os riscos de seu aparecimento.

Atenciosamente,

WORKSHOP SOBRE PARAPSICOLOGIA EM MAFRA DIA 25 DE SETEMBRO WORKSHOP SOBRE PARAPSICOLOGIA TEMA: AUTOCONHECIMENTO E PERSONALIDADE COM PARAPSICÓLOGA CLÍNICA SÍLVIA TREML NO HOTEL EMACITE FLEX SÁBADO DAS 14HS AS 18HS COM COFFE BREAK. INSCRIÇÕES R$ 80,00 COM CAMILA NO DIÁRIO DE RIO MAFRA

Rodrigo M. Nora
Diretor Interage Ensino e Cursos Profissionalizantes na Área da Saúde
Canoinhas - Mafra e Porto União-SC
47-3624.1349
47-8424.3226

01-09-10 Matéria saúde Câncer próstata Jornal Diário Rio Mafra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO