SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mensagem pelo Dia Mundial da Saúde Mental



Domingo, 10 de outubro de 2010

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, não existe definição para saúde mental e a saúde não significa apenas ausência de doença ou de enfermidade, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Os distúrbios mentais representam mais para a carga de responsabilidade de doenças nos países em desenvolvimento do que qualquer outra doença não transmissível, e apenas uma pequena minoria de pessoas com distúrbios mentais nesses países tem acesso a serviços de saúde mental. As necessidades nesse campo são muitas, e os cuidados ainda são inadequados. A saúde Mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica. Admite-se, entretanto, que o conceito de Saúde Mental é mais amplo que a ausência de transtornos mentais.

O Dia Mundial da Saúde Mental comemorado mundialmente no dia 10 de outubro é uma oportunidade importante para mobilizar as pessoas, com vista a assegurar a prestação de cuidados de saúde mental adequados. Governos e organizações de saúde pública, sociedade civil, organismos multilaterais e doadores devem desenvolver esforços em prol da realização deste objetivo. Existem tratamentos eficazes para uma série de distúrbios mentais. Devemos unir esforços para aumentar a oferta de serviços de saúde mental e assegurar que os sistemas básicos de saúde no mundo todo prestem serviços de saúde mental.

O Programa de Ação para Preencher as Lacunas na Saúde Mental, lançado pela Organização Mundial de Saúde, visa a reduzir a distância entre as necessidades e os serviços oferecidos, proporcionando a existência programas de tratamento suscetíveis de serem implementados nos países de baixos e médios níveis de recursos. Como os recursos humanos e financeiros disponíveis são limitados, a prestação desses serviços implica o envolvimento dos serviços comunitários de saúde básica. Prestar cuidados de saúde mental eficazes em serviços de saúde básica permitiria reduzir o estigma associado a distúrbios mentais e poderia evitar a hospitalização desnecessária de pessoas portadoras de transtornos mentais e a consequente violação dos seus direitos humanos.

Essa estratégia é uma boa idéia também sob o ponto de vista econômico. Os distúrbios mentais prejudicam a capacidade de aprendizagem das crianças e, no caso dos adultos, limitam a sua capacidade de ter uma vida normal nos planos familiar, profissional e social. É também uma estratégia a favor dos pobres. As pesquisas mostram que os distúrbios mentais se concentram, de forma intensa nas pessoas que pertencem a grupos com rendimentos mais baixos. A pobreza e os fatores de estresse a ela associados, assim como o desemprego, a violência, a exclusão social e a insegurança constante, estão estreitamente ligados ao desenvolvimento de distúrbios e transtornos mentais.

Transtornos mentais são alterações do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho da pessoa na vida familiar, na vida social, na vida pessoal, no trabalho, nos estudos, na compreensão de si e dos outros, na possibilidade de autocrítica, na tolerância aos problemas e na possibilidade de ter prazer na vida em geral.

Você provavelmente conhece alguém que tem problemas mentais. Transtornos Mentais como a ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, mau uso de drogas e álcool, demência e esquizofrenia, pode afetar qualquer pessoa em qualquer época da sua vida. Na realidade, elas podem causar mais sofrimento e incapacidade que qualquer outro tipo de problema de saúde.

A saúde é um direito humano fundamental. Este ano, tomemos a decisão de reduzir a carga de responsabilidade da saúde pública e o sofrimento individual das pessoas com problemas de saúde mental, em todo o mundo.

Esperamos que o crescimento do interesse dos profissionais de saúde mental por estes interessantes e difíceis temas, possa trazer novas pesquisas e conhecimentos que beneficiem os pacientes com Transtornos Mentais, seus familiares e a comunidade.

Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário. Procure seu médico Psiquiatra, em Canoinhas, Dr. Franco Mazzaro fone: 47-3622.7875 36220077 CEMA. Atendimento SUS no Espaço Crescer 47-3622.8221



Atenciosamente,

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MASSAGEM TERAPÊUTICA PROF. RODRIGO MUZULÃO NORA PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE. INÍCIO DAS AULAS DIA 9 E 10 DE OUTUBRO EM FINAIS DE SEMANA SÁBADO E DOMINGO AULAS DE 15 EM 15 DIAS NA CLÍNICA ESCOLA INTERAGE CANOINHAS. INVESTIMENTO: R$ 50,00 INSCRIÇÃO E 3 X DE 280,00 INFORMAÇÕES: 47-3624.1349 OU 8424.3226

Rodrigo M. Nora
Diretor Interage Ensino e Cursos Profissionalizantes na Área da Saúde
Canoinhas - Mafra e Porto União-SC
www.interagecursos.blogspot.com
47-3624.1349
47-8424.3226

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO