SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Nefropatia Úrica Aguda - Ácido úrico




A nefropatia úrica aguda ocorre pela precipitação aguda de uratos dentro dos túbulos renais provocando uma obstrução à passagem da urina. Caracteriza-se por ausência de urina (anúria) ou pequena produção de urina (oligúria), levando o paciente a uma situação de insuficiência renal aguda.

É uma doença que ocorre por superprodução ou hiperexcreção de uratos, muito comum quando há grande destruição de células como nos linfomas, leucemias e doenças proliferativas da medula e, particularmente, quando ocorre uma rápida destruição celular por irradiação e/ou quimioterapia. Esta situação é conhecida como Síndrome de destruição de tumores. Clinicamente se apresenta com dor lombar devido a obstrução urinária pelos cristais de urato, com aumento do rim, provocado pela inflamação e diminuição da produção de urina. No sangue há uma abrupta e acentuada elevação da taxa de ácido úrico no sangue, quase sempre superior a 15 mg%.

O tratamento preventivo desta situação, nos pacientes que fazem tratamento de tumores, é aumentar muito a ingesta de líquidos e alcalinizar a urina com citrato ou bicarbonato de sódio. Além disso, fornecer um medicamento que bloqueia a enzima (xantina oxidase), que transforma a xantina em ácido úrico.

Deve-se prestar atenção a xantina que, impedida de se transformar em ácido úrico, pode se acumular no organismo e dar sintomas e sinais semelhantes aos do ácido úrico.

1) Nefropatia Úrica Crônica:

A nefropatia úrica crônica se deve a elevação exagerada e constante dos uratos com precipitação crônica anormal no interstício do rim. É uma doença que impregna todo o tecido do rim, resultando em processo inflamatório generalizado que resulta em fibrose do tecido renal, principalmente na zona central que chamamos de medula do rim. Essa fibrose que torna o rim endurecido traz consigo a perda de massa renal e como conseqüência o rim não filtra bem e surge a insuficiência renal crônica.

2) Litíase Renal Úrica:

Os cálculos renais de ácido úrico representam de 3 a 5% de todos os cálculos, no grande universo da litiáse na qual predominam as pedras de cálcio (90-95%). Eles ocorrem pela grande excreção de uratos na urina associado a fatores causadores ou facilitadores da formação de cálculos (urina muito ou sempre ácida, supersaturação de cristais, infecção urinária, etc.) ou ausência de inibidores da formação como e principalmente o citrato urinário. O citrato urinário é o grande protetor da formação de cálculos, ele representa sozinho 50 a 60% dos produtos urinários protetores.

A excreção normal de ácido úrico é de até 600mg/24h. Quando a excreção atinge a valores superiores à 1000mg/24h, 50% dos pacientes poderão formar cálculos de ácido úrico e/ou oxalato ou fosfato de cálcio. Esses grandes eliminadores de uratos fazem inúmeros cálculos durante suas vidas e requerem uma atenção médica especial.

Gota:
Para entrar para a turma dos "gotosos" isto é, quem sofre de gota, não basta ter a taxa de ácido úrico elevado.
A maioria dos portadores de gota é composta por homens adultos. A Gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, o que leva a um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. É este depósito que gera os surtos de artrite aguda secundária que tanto incomodam seus portadores. É importante saber que nem todas as pessoas que estiverem com a taxa de ácido úrico elevada (hiperucemia) serão portadoras de gota (somente 20% dos hiperucêmicos desenvolverão a doença).


Causas:

  • Ausência congênita de um mecanismo enzimático responsável pela excreção do ácido úrico pelos rins. Sem a eliminação adequada, há um aumento da concentração desse ácido no sangue;
  • Produção excessiva de ácido úrico pelo organismo devido a um “defeito” enzimático. Neste caso, a pessoa produz uma grande quantidade de ácido úrico e os rins não conseguem eliminá-la. Esta causa é menos comum.
  • Alguns medicamentos como diuréticos e o ácido acetil salicílico podem levar à diminuição da excreção renal do ácido úrico.
Sintomas:
Na maioria das vezes, o primeiro sintoma é um inchaço do dedo grande do pé acompanhado de dor forte. A primeira crise pode durar de 3 a 10 dias, e após este período o paciente volta a levar uma vida normal, o que geralmente faz com que ele não procure ajuda médica imediata.

Uma nova crise pode surgir em meses ou anos e comprometer a mesma ou outras articulações. Geralmente as crises de artrite aparecem nos membros inferiores, iniciando pelo dedão do pé o Hálux mas, pode haver comprometimento de qualquer articulação subindo para o tornozelo, joelho, quadril e dedos das mãos.

Sem tratamento, o intervalo entre as crises tende a diminuir e a intensidade a aumentar.
O paciente que não se trata pode ter suas articulações deformadas e ainda apresentar depósitos de cristais de monourato de sódio em cartilagens, tendões, articulações e bursas.

Diagnóstico:
Só é possível fazer o diagnóstico de gota na primeira crise se forem encontrados cristais de ácido úrico no líquido aspirado da articulação. Caso contrário, não é possível definir o diagnóstico antes de descartar outras causas possíveis. Se a taxa de ácido úrico estiver normal durante a crise, mas mesmo assim houver suspeita do desenvolvimento da doença, o médico deverá indicar uma nova dosagem dentro de 2 semanas.
Um exame de raio-X pode ajudar a definir o quadro.

Tratamento:
Não há cura definitiva para a gota, já que a maioria dos casos acontecem devido a falhas na eliminação ou na produção do ácido úrico. Como ambas as causas são genéticas, o tratamento não é definitivo.
Geralmente são indicados dieta e medicamentos para diminuir a taxa de ácido úrico no sangue e, conseqüentemente, evitar as crises de gota.

Recomendações:
·Quando em tratamento, se os níveis estiverem normais, o consumo de bebidas alcoólicas pode ser feito sem exagero;
·Não coma frutos do mar, miúdos, excesso de carne vermelha, quando os níveis de ácido úrico estiverem altos porque você pode desencadear uma crise. Sob tratamento, esses alimentos podem ser ingeridos sem exagero.
·Não abandone o tratamento porque o nível de ácido úrico sobe novamente levando a deformidades das articulações.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico:

Quais são os órgãos comprometidos pelo ácido úrico?

Quais são as complicações quando o ácido úrico está elevado?

Qual a dieta alimentar que devo seguir?

Existem medicamentos que elevam o ácido úrico?

O cálculo de ácido úrico depende dos níveis plasmáticos de ácido úrico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO