SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sistema imunológico

É o nosso mecanismo de defesa do organismo, serve para nos proteger de vírus e bactérias internos e externos, patógenos oportunistas.

Conheça o sistema imunológico:

O corpo humano é uma máquina incrível. O corpo humano tem evoluído a partir de um único organismo, celular simples em uma estrutura multicelular e complexa.

Uma rede de células, tecidos e órgãos trabalham em conjunto com o sistema imunológico para proteger o corpo.

O corpo humano é auto-suficiente e executa todos os aspectos físicos, biológicos, químicos necessários à sua boa forma.

Um corpo humano saudável toma as vitaminas e minerais necessários para realizar as funções básicas do organismo, como os alimentos saudáveis e as bebidas saudáveis que nós consumimos.

O corpo saudável é como um local seguro, com um excelente mecanismo de defesa para superar qualquer ameaça externa por patógenos ou substâncias tóxicas.

Órgãos e células do sistema imunológico:

Medula Óssea: A medula óssea é a casa de produção de células B, célula natural killer, granulócitos, timócitos imaturos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

Timo: Este é o lugar onde timócitos imaturos migram e são produzidas as células T maduras.

Baço: O baço é composto de células B, células T, macrófagos, células dendríticas, células naturais killer e glóbulos vermelhos. O baço produz grandes quantidades de anticorpos para lutar contra os antígenos e é um antigo cemitério de glóbulos vermelhos do sangue.

Linfonodos: Estes são filtros imunológicos dos fluidos corporais, são encontrados em todo o corpo. Os antígenos são filtrados através dos gânglios linfáticos e os macrófagos e células dendríticas capturam os antígenos e os apresenta às células T e B, para assim, evocar uma resposta imune de pleno direito.

Células T: As células T são divididas em células T helper e células T CD4 + e que o assassino de T / células supressoras ou células T CD4 +.

As células T helper são utilizados para potenciar a resposta imunológica através da secreção de fatores especializados que ativam as células brancas do sangue para evitar uma possível infecção. As células T supressoras são diretamente envolvidas na morte das células tumorais, células infectadas pelo vírus e parasitas.

Células Natural Killer: Estas células assassinas são fiéis ao seu nome, elas matam os tumores, como melanomas, linfomas, células infectadas por vírus como herpes e citomegalovírus. Estas células killer agem sem consultar os linfonodos ao contrário das células T killer.

Células B: Essas células produzem anticorpos contra as bactérias, vírus e células tumorais. Os anticorpos são definidos como “proteínas especializadas, que reconhecem e se ligam a uma proteína específica. Esta ligação ao corpo estranho de outras células é para matar ou engolir a substância indesejada.

Granulócitos: Também conhecido como leucócitos polimorfonucleares (PMN) são compostos por três tipos de células diferentes, neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Eles basicamente engolem o corpo estranho e utilizam as suas enzimas para degradá-los.

Macrófagos: Estas células scavenger também conhecida como células apresentadoras de antígenos (APC) pegam o invasor e ingerem-no. Os Macrófagos, em seguida, apresentam às células T e células B, iniciando assim uma resposta imune.

Células Dendríticas: Estas células são mais eficientes que os macrófagos como células apresentadoras de antígenos. Elas capturam os antígenos e o trazem para órgãos linfóides para iniciar uma resposta imune.

Fatos interessantes do Sistema Imune:

A primeira camada de nosso corpo é a pele e a membrana mucosa atua como barreira física aos organismos nocivos e substâncias. A segunda camada de proteção é o “sistema imune inato. Ele age como um curto prazo de resposta imune inespecífica. Se esta primeira barreira de proteção e a segunda é atravessada pelos micróbios, eles encontram a terceira e mais ativa resposta imune.

Quando o sistema imunológico ataca uma substância inócua ou química no corpo, leva a uma reação alérgica.

Há quatro fases de uma resposta imune: reconhecimento, a amplificação de defesa, ataque e repressão.

As substâncias tóxicas, poluição do ar, pesticidas e fumaça de cigarro afetam o sistema de defesa do nosso corpo.

É muito importante que o seu sono reparador seja pelo menos de 8 horas, menos de 5 horas de sono pode diminuir significativamente as funções imunes.
O corpo tem mais de 50 milhões de células brancas do sangue que trabalham para proteger o sistema de defesa do organismo.

Se os seus níveis normais são alterados, pode suprimir o sistema imunológico tornando o organismo susceptível a infecções.

Fazer dieta reduz o número de células assassinas, o que leva a um fraco sistema imunológico.
Tensão nas escolas fazem o corpo produzir mais cortisol e adrenalina. Esses hormônios comprometem temporariamente a função imunológica.
Ótima maneira de superar o estresse e a fadiga é fazer massagens regulares. Essas massagens também ajudam a aumentar o número de anticorpos protetores. Isso estimula o sistema imunológico para lutar contra os organismos invasores de forma mais eficiente.

Depilação a laser com Esteticista Valentina dia 10 de junho na Clínica Escola Interage das 15 as 21hs. Curso intensivo de Massagem Estética Modeladora dias 18 e 19 de junho (sábado e domingo) com prof. Rodrigo Nora fone: 47-3624.1349

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO