SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cuidados com sua postura na agricultura



Dentre os distúrbios dolorosos que afetam a humanidade, a dor lombar (lombalgia, dor nas costas ou dor na coluna) é a grande causadora de morbidade e incapacidade para o trabalho, só perdendo para a cefaléia ou dor de cabeça; e afeta mais os homens do que as mulheres.
No transporte das mochilas no ombro, o trabalhador ou estudante deve tomar cuidado para não compensar o peso da mochila com a inclinação do tronco para frente. Os alunos que transportam a mochila através de alças e rodinhas devem variar o lado que carregam as mochilas, ora no lado direito ora no lado esquerdo. Isso ajuda a evitar um “vício” postural inadequado.
Postura é a forma que o corpo mantém ao lutar contra a gravidade opondo-se às forças externas para manter equilíbrio. O equilíbrio é a chave de uma boa postura, pois sustentamos o corpo nos pés e este, equilibra todo o corpo.
A postura é uma resposta neuromecânica chamada atividade postural que estabiliza e funciona o sistema musculoesquelético. A alteração da postura pode causar implicações como hiperlordose lombar e cervical, hipercifose torácica e escoliose.
A hiperlordose lombar é favorecida pela inclinação da pelve enquanto a hiperlordose cervical desgasta as vértebras e normalmente associa-se à hipercifose torácica.
A hipercifose torácica ocorre quando há uma deformidade na coluna vertebral conhecida como postura de corcunda. Favorece o desgaste vertebral, o bico-de-papagaio e as funções pulmonares ficam comprometidos. 
A escoliose é a curvatura lateral da coluna vertebral associada a rotação das vértebras com desvios bem tolerados e assintomáticos. Há também casos graves onde ocorre o comprometimento da região cardiopulmonar.

São várias as causas, sendo as mais comuns: uma perna maior que a outra, carregar bolsa do mesmo lado, malformação das vértebras e o comprometimento da visão e audição.
Aos 30 anos de idade, inicia-se um processo de dessecação progressiva dos discos da coluna vertebral, que sofrem maior risco de rompimento e arrancamento, por perda de elasticidade e resistência. Hérnia de disco e "bico de papagaio" são patologias comuns da coluna lesada. Outro problema é o excesso de tempo em atividades sentado em frente ao computador, a cada meia hora sentada importante levantar e andar alguns passos, tomar um copo d’água e voltar ao que está fazendo isto minimiza as dores lombares e evita problemas de compressão no nervo ciático.
A postura no desenrolar de tarefas pesadas é a principal causa de problemas de coluna, mais precisamente na hora de levantar, transportar e depositar cargas, ocasião em que os trabalhadores mantêm as pernas retas e "inverga" a coluna vertebral.
Pode ocorrer também outro movimento perigoso, o giro do tronco, quando a carga for pega ou depositada mais para o lado e não necessariamente à sua frente.
Quanto maior o peso da carga, maior será a pressão sobre cada vértebra e cada disco. Quanto mais distante do corpo, maior será a pressão.
Cargas que representam o equivalente a apenas 10% do peso do corpo, já causam problema à coluna.
A postura correta do indivíduo ao trabalhar com o computador doméstico (posição da coluna, das pernas, a altura dos olhos, etc.)
Quando as pernas e os pés não estão bem apoiados, por exemplo, podem ocorrer caimbras após um certo tempo de operação. O encosto da poltrona, também deve ser curvo e ajustar-se às costas, sempre que possível.
Quanto à posição de trabalho em pé ou sentado, diz a Norma número 17 do Ministério do Trabalho - MTE que: "sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para esta posição."
O trabalho em pé favorece a incidência do alargamento das veias das pernas (varizes) e causa edemas dos tecidos dos pés e das pernas.
A penosidade da posição em pé pode ser agravada se o agricultor tiver ainda que manter posturas inadequadas dos braços (acima do ombro, p.ex.), inclinação ou torção do tronco (como na colheita do fumo) ou de outras partes do corpo.
Assim, sempre que a atividade agrícola o permitir, a alternância de posturas (em pé-sentado-em pé) deve ser sempre buscada, pois permite que os músculos recebam seus nutrientes e não fiquem fatigados.
O transporte manual de cargas é uma das formas de trabalho mais antigas e comuns, sendo responsável por um grande número de lesões e acidentes do trabalho. Estas lesões, em sua grande maioria, afetam a coluna vertebral, mas também podem causar outros males como, por exemplo, a hérnia escrotal. O joelho deve ficar adiantado em ângulo de 90 graus. Braços esticados entre as pernas. Dorso plano. Queixo não dirigido para baixo. Pernas distanciadas entre si lateralmente. Carga próxima ao eixo vertical do corpo. Tronco em mínima flexão.
A movimentação manual de cargas é cara, ineficaz (o rendimento útil para operações de levantamento é da ordem de 8 a 10%), penosa (provoca fadiga intensa) e causa inúmeros acidentes. Portanto, sempre que possível, deve ser evitada ou minimizada.
A mecanização das atividades pode ser feita com o emprego de: polias, transportadores de correia, talhas empilhadeiras, carrinhos de transporte, elevadores, guindastes, pontes-rolantes, etc.
É claro que o uso desses equipamentos representa um custo de investimento, razão porque devem ser adquiridos e empregados apenas quando forem constantemente utilizados.
O Massoterapeuta Rodrigo Nora pode lhe dar algumas recomendações gerais para o transporte manual de cargas na agricultura.
Evitar manejo de cargas não adequadas ao biotipo, à forma, tamanho e posição;
Usar técnica adequada em função do tipo de carga;
Procurar não se curvar; a coluna deve servir como suporte;
Quando estiver com o peso, evite rir, espirrar ou tossir;
Evitar movimentos de torção em torno do corpo;
Manter a carga na posição mais próxima do eixo vertical do corpo;
Procurar distribuir simetricamente a carga;
Transportar a carga na posição ereta;
Movimentar cargas por rolamento, sempre que possível;
Posicionar os braços junto ao corpo;
Usar sempre o peso do corpo, de forma a favorecer o manejo da carga.
Faça um tratamento de ajustes de coluna, dores no corpo, nervo ciático, torcicolo, agende seus horário com Rodrigo e lembre de fazer manutenção do seu organismo, se você não se cuidar quem irá lhe cuidar? Fone: 47-3624.1349
26-07-11 Matéria saúde Cuidados com sua postura na agricultura Jornal Diário Planalto
02-08-11 Matéria saúde Cuidados com a postura na agricultura Jornal Diário Vale Jaraguá do Sul






Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO