SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Toxina Botulínica Tipo A em Estética (Botox ®)

Botox®, Dysport® e Prosigne® são nomes comerciais da toxina botulínica. 

Substância produzida pela bactéria causadora da doença botulismo. Inicialmente utilizada pela Oftalmologia e Neurologia para correção de contrações musculares involuntárias, há alguns anos começou a ser utilizada na Dermatologia estética para a correção das rugas dinâmicas, com ótimos resultados.


Alastair Carruthers e Jean C., em 1991, apresentaram a toxina Botulínica para Blefaroespasmo e notaram a melhora das rugas dinâmicas (rugas de expressão). As rugas dinâmicas, ou rugas de expressão, são aquelas provocadas pela contração muscular da mímica facial, que leva, ao longo do tempo, à formação de vincos permanentes na pele. É isolada da cultura de bactérias chamadas Clostridium Botulinum, e essas produzem sete tipos de toxina. A mais conhecida é a toxina do tipo "A", enquanto que os outros tipos estão sendo estudados. A ação da toxina se dá pelo bloqueio de liberação da acetilcolina na junção neuromuscular, desencadeando todo um processo de inatividade muscular, ou seja, relaxa temporariamente o músculo que causa a ruga de expressão. Existem dois tipos de produtos de toxina botulínica vendidas comercialmente. A toxina botulínica tipo B Mioblock só existe na Europa.

Como atua a toxina?

A toxina botulínica atua impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam. Os principais locais da face onde pode ser utilizada são a região frontal (testa), a glabela (entre os supercílios) e região peri-orbitária ("pés de galinha"). 

Modo de Aplicação:

A aplicação da toxina deve ser realizada apenas por médicos e pode ser feita no consultório. Sua administração é feita através de injeção intramuscular. Após a injeção, a toxina botulínica produz atrofia das fibras musculares pelo período de quatro semanas. Depois de quatro meses, ou mais, o processo normaliza e a placa da junção neuromuscular volta à atividade. Este processo de volta de atividade da placa neuromuscular ocorre por formação de novas placas. Num período de quatro a seis meses inicia a total regeneração da placa neuromuscular e a restauração dos movimentos musculares. Logo a seguir à injeção da toxina botulínica pode ocorrer uma alteração histopatológica que pode durar até três anos. A duração varia de indivíduo para indivíduo. Para alguns pesquisadores, os efeitos terapêuticos da toxina botulínica, após vários tratamentos, duram mais; para outros, a durabilidade diminui a cada vez que se repete a aplicação de toxina. A resistência à toxina botulínica ocorre por aplicações repetidas com dosagens altas. É melhor utilizar a mesma marca de toxina, pois os graus de pureza são diferentes. Não é necessário fazer anestesia para a sua aplicação. Pessoas sensíveis podem usar pomada anestésica uma hora e meia antes da aplicação. Após a injeção da toxina botulínica o paciente pode sentir uma ardência no local. Podem surgir hematomas no local aplicado que desaparecem quatro dias depois. Três dias após a injeção da toxina botulínica já pode se notar sua ação, que vai aumentando, gradativamente, até o período de quatro meses, aproximadamente. A pele fica mais lisa, sem rugas, e a pessoa apresenta uma aparência mais suave. 

Outras Indicações:

Fora a Dermatologia estética também na oftalmologia, na Neurologia e na Ortopedia - A toxina também é usada no tratamento da Hiperidrose (sudorese axilar, plantar, palmar): a toxina botulínica consegue durante vários meses bloquear totalmente a sudorese.

Contra-Indicações:

Coagulopatias (doenças que afetam a coagulação do sangue); Quininas (parar 2 semanas antes da aplicação); AAS (análgésico à base de ácido acetilsalicílico tipo melhoral e outros);Miastenia Grave (fraqueza); Miastenia Grave (fraqueza);Gravidez;Amamentação; Em tratamentos com antibióticos do grupo dos aminoglicosídeos;Apresentando infecção, ou reação inflamatória, no local da aplicação.

Efeito colaterais:

Os efeitos colaterais são raros, mas pode ocorrer dor de cabeça leve e transitória logo após a aplicação e também a formação de pequena equimose ("mancha roxa") no local de uma ou outra picada da agulha.
A ptose palpebral (abaixamento da pálpebra superior) pode ocorrer em 1% dos casos, sendo reversível em cerca de 2 semanas. Para evitar riscos de ptose palpebral, quem se submete à técnica não deve se deitar ou manipular os locais da aplicação durante 4 horas após o procedimento.

Indicação em Estética:

Rugas ( pés-de-galinha); dorso do nariz, mento (queixo), Glabela (intersílio), Lábio superior, Fonte e Pescoço.
É o método mais eficaz em rugas dinâmicas, sem excesso de pele; Evita o "congelamento" facial pelo excesso de injeções;
Dura de quatro a seis meses; É mais limitado para rugas periorais (rugas à volta da boca); Hiperidrose (sudorese); Não age nas rugas de envelhecimento intrínseco (envelhecimento natural) e actínicas (rugas provocadas pelo sol); Piora a pele flácidaPiora o excesso de pele. Resultado não é bom quando as rugas são muito acentuadas, sendo necessário associar à outras técnicas estéticas. A pele fica mais lisa, sem rugas, e a pessoa apresenta uma aparência mais suave.

Curso Profissionalizante de Massoterapia completo dias 12 e 13 de novembro no Hotel Emacite Flex com prof. Rodrigo Nora. Curso de Quick Massage em Canoinhas dia 5 de novembro na Escola InterageInscrições fone:             47-36241349       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO