SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Travesseiro - acerte na escolha e durma tranquilo

O modelo adequado é fundamental para uma deliciosa noite de sono e um dia com mais disposição e bem-estar.


Você passa cerca de 1/3 da sua vida com o corpo sobre o colchão e o travesseiro – A grande maioria não sabe informações sobre o modelo ideal do seu travesseiro nem sobre seu colchão, muitos dão mais importância ao carro, fazem manutenção periódica de troca de filtros e óleo mas esquecem que passam mais tempo sobre a cama e o travesseiro portanto, preste muita atenção ao escolhê-los. 



O momento da escolha do travesseiro é marcado por dúvidas. A pessoa não sabe qual é o travesseiro ideal, mesmo quando é para seu próprio uso. Quando a intenção é comprar para outras pessoas, a situação torna-se ainda mais complicada. Esta insegurança acaba ocasionando quase sempre a desistência ou o adiamento da decisão. 


O travesseiro ideal:


“Se a pessoa costuma dormir de barriga para cima, o travesseiro deve ser macio e fino, apenas para preencher o espaço entre a nuca e o colchão. O de pluma é bem macio e afina com o peso da cabeça. Porém, para quem tem o hábito de dormir de lado, é a posição mais indicada, o melhor é optar pelo travesseiro elaborado pela Nasa viscoelástico, ele foi feito ergonomicamente com espaço entre a cabeça e o colchão, preenchendo o espaço criado pelo ombro”, oferecem características excepcionais de alívio de pressão sobre o corpo. Seu lançamento marca o início de uma nova era em Tecnologia do Sono no mercado nacional. É um material viscoelástico de última geração, moldado com alta viscosidade, É um travesseiro auto-moldável e termo-sensível, que se adapta ao contorno e temperatura do corpo, exercendo menos pressão nas áreas mais quentes ou salientes e facilitando, assim, a circulação sanguínea, Complementa Rodrigo Nora Massoterapeuta e Quiropraxista que atende em sua Clínica Shiatsu Nora em Canoinhas-SC. Fone: 47-3624.1349

Prazo de validade do seu travesseiro:
O ácaro é o principal agente de substâncias causadoras de alergias numa casa. Ácaros, fungos e bactérias causam conjuntivite, eczema, sensação de peito fechado à noite, espirros, coceira nas mãos ou face, corrimento ou bloqueio e até mesmo asma. Camas, colchões e travesseiros mantêm microclimas cujo grau de calor e umidade são favoráveis ao surgimento de ácaros. Os ácaros, que são poluentes biológicos, agridem mais as pessoas alérgicas.
travesseiro é um dos esconderijos prediletos dos microorganismos, uma vez que eles se alimentam das secreções que eliminamos durante o sono pela boca (saliva), ouvidos (cerume), olhos (lágrimas), nariz (coriza), cabelos (seborréia) e pele (suor e pele morta). Some-se a tudo isso às secreções artificiais, tais quais cosméticos, perfumes, tinturas e maquiagem, para avaliarmos a contaminação maciça diária a que são submetidos os travesseiros.

O travesseiro, portanto, está repleto de impurezas, sendo uma provável fonte de alergias. Muitas vezes o travesseiro apresenta uma aparência perfeita, o que não significa que ele esteja livre dos ácaros.


O que pouca gente se dá conta é que os travesseiros têm prazo de validade. A vida útil de um travesseiro é, em média, de cinco anos de uso, mas é recomendado que se faça a troca de dois em dois anos, pois a prolongação do seu uso pode ser uma grande fonte de contaminação por microorganismos. É importante destacar que tudo isto pode ser minimizado com o uso de travesseiros com tratamento antiácaros.

Lavagem do seu travesseiro:
Apesar de existirem travesseiros que são laváveis, observa-se grande confusão, infinitas dúvidas e muitos enganos sobre como se deve lavar e secar os travesseiros.


Em primeiro lugar, deve-se apenas lavar os travesseiros, se puder garantir sua SECAGEM COMPLETA. Travesseiros são, por definição, feitos de materiais fofos, porosos, fibrosos, que absorvem água e umidade como verdadeiras esponjas, e depois de lavados, reterão grande quantidade de umidade no seu interior mesmo quando aparentemente ou superficialmente já estejam secos. Um teste fácil para comprovar a eficiência da secagem é pesar o travesseiro antes e depois de lavar. As pessoas ficarão espantadas com a diferença de peso, que indica a grande quantidade de água retida no travesseiro.

Um travesseiro, com o uso, acumula grande quantidade de umidade, gordura, pele descamada, suor e todas as outras secreções da cabeça (saliva, coriza, seborréia, lágrimas e cerume), além de perfumes, tinturas e cosméticos. Todo esse material orgânico se encontra em ambiente ideal de proliferação biológica, escuro, úmido e quente. Um travesseiro sem proteção antimicrobiana, com 6 meses de uso já contém cerca de 300 mil ácaros e após 2 anos, até 25% do seu peso é formado por ácaros vivos, mortos e suas fezes. Mesmo um travesseiro com tratamento, depois de certo tempo terá sobre suas fibras internas grandes acúmulos destes dejetos, o que diminui sua eficiência antimicrobiana.

Um travesseiro, antes de lavar, é como uma cidade, contendo diversos microorganismos diferentes, cujas quantidades estão em equilíbrio biológico. A lavagem elimina uma parte dos microorganismos, rompendo o equilíbrio, o que faz que os sobreviventes se multipliquem descontroladamente, ainda mais se a secagem for incompleta. 

Para piorar, é usual cometer o erro de expor os travesseiros ao sol, o que aquece o ambiente úmido e escuro do interior e acelera mais ainda o processo, além de ressecar a superfície. Portanto, normalmente a lavagem causa uma infestação que gera rinites e outras crises alérgicas, especialmente se a secagem for deficiente.

O ideal é sempre arejar e ventilar o travesseiro, protegido por uma fronha, sempre com luz indireta, e nunca expor ao sol. Essas medidas irão aumentar a saúde e a durabilidade do travesseiro.

Recomendações:
• somente lave o travesseiro se puder garantir sua secagem completa
• siga estritamente as instruções de lavagem
• recorte e guarde as instruções de uso e conservação da embalagem
• higienize o travesseiro a cada seis meses, para não acumular resíduos
• lave o travesseiro apenas em lavanderias especializadas
Laváveis:

Travesseiro de Látex
Travesseiro Fresh Plano
Travesseiro Fresh Plano e Perfurado
Travesseiro Altura Regulável Látex
Travesseiro Altura Regulável Fresh

NÃO laváveis: 
Travesseiro NASA
Travesseiro de Molas
Travesseiro Fresh Anatômico
Travesseiro Altura Regulável NASA
Travesseiro de Flocos de Látex
Travesseiro de Flocos de Visco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO