SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista e Folha Mais! e na Revista Belezza Total de Curitiba mensalmente.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiropratico
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

Carregando...

SEGUIDORES

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Drenagem Linfática Manual


A Drenagem Linfática Manual possui quatro funções básicas: além de desintoxicar, contribuir para eliminação de líquidos, ativar o sistema imunológico, também atua como analgésico. Indicado antes de cirurgias e após cirurgias plásticas alivia hematomas e inchaços, também auxilia no tratamento da celulite, cujo acúmulo se deve à falta de movimentos locais que provoca a estagnação das linfas nas células de gordura.

Nosso corpo, como as árvores, as folhas e os animais, é percorrido por um líquido incolor e transparente que contido nos vasos linfáticos este líquido têm a função de filtrar às impurezas do sangue. Quando a circulação linfática diminui ou mesmo se interrompe, o material a ser descartado fica estagnado em algumas zonas do corpo, causando inchaços dolorosos e afecções como espinhas, celulite e os edemas pós-operatórios.

Linfa:
É o líquido encontrado nos "vasos" linfáticos. Era "Líquido Intersticial" ou "Extra Celular” que, por sua vez era "Sangue Arterial". É importante entender que os líquidos, no corpo, recebem o nome em função do lugar onde estão.

Como é a Linfa? Desprovida dos glóbulos vermelhos que lá não penetraram a linfa sai do interstício celular. Portanto é praticamente incolor tendo quase a mesma composição do plasma sanguíneo. Carrega consigo o que encontramos no interstício celular, em especial aquilo cujo peso molecular ou tamanho seja grande de mais para sair por um capilar sanguíneo, as "Macromoléculas", mas não apenas as "Macromoléculas" e sim todas as substâncias que se encontravam no "interstício celular" por ocasião de seu esvaziamento como "sais", hormônios, proteínas, energéticos, células mortas, etc., e os elementos pertinentes ao "Sistema Linfático" como os Linfócitos produzidos nos Nodos Linfáticos e Tecidos Linfáticos.

Como a linfa se movimenta pelo corpo? Para respondermos esta pergunta temos de saber algo sobre os vasos linfáticos. Estes possuem camadas semelhantes às paredes das veias e válvulas (valvas) em maior número que nas veias o que permite a linfa fluir em uma só direção, a do coração. Estas válvulas dão aos vasos linfáticos uma aparência característica de colar de contas.

Vasos Linfáticos: Chamamos de Vasos Linfáticos as estruturas que capturam e conduzem a linfa. Os vasos podem ser divididos quanto a sua função: Capilares Linfáticos capturam a linfa, Pré-Coletores Linfáticos dão início a movimentação da linfa levando-a aos Coletores Linfáticos, de maior calibre, que transportam a linfa até os Nodos Linfáticos. Os Vasos Linfáticos apresentam-se na forma de “rosário” – um gomo, uma válvula. O espaço entre as válvulas recebe o nome de “Linfângio”.

Nodos Linfáticos: São estruturas ovais nas quais os vasos linfáticos penetram trazendo a linfa e seus componentes. Constituídos de tecido linfático são cobertos por uma cápsula de tecido fibroso. Formam os Nodos: Trabéculas, vasos aferentes (que trazem a linfa), seios linfáticos, vasos eferentes (por onde sai à linfa), nódulos corticais, córtex, centro germinativo, cordões medulares, artérias e veias. Temos de 400 a 600 Nodos Linfáticos agrupados em cadeias no corpo. As principais cadeias são: cervical, axilar, fossa oli-craniana, ducto torácico, pré-aórtico, inguinais e losango poplíteo. Tem por função purificar a linfa, formar linfócitos, também aprisiona agentes patogênicos ou células "estranhas" (este processo, as vezes, forma ínguas) e são verdadeiros laboratórios produzindo defesas na forma de linfócitos e "anticorpos".

A Drenagem linfática para gestantes:
A Drenagem linfática para gestantes tem ações descongestionantes, limpando as toxinas do metabolismo e fortalecendo o sistema imunológico. Favorece o retorno da linfa, ativa a circulação e reduz o inchaço. Induz ao relaxamento psíquico e à sensação de bem estar e conforto, emoções positivas transmitidas ao bebê.

Drenagem Linfática Pós-Operatório:
Preparação prévia da pele para a realização da cirurgia, afinamentos (esfoliações suaves) e hidratações locais, manipulação do tecido através das massagens manuais.

O Objetivo do acompanhamento estético no pós-operatório visa reduzir edema;

Dar apoio do paciente e possivelmente diminuir a dor existente;

Realizar muita drenagem linfática melhora a micro-circulação;

Trabalhar sobre a cicatriz, sempre levando em consideração que todos os procedimentos indicados no pós-operatório, necessita a permissão do cirurgião.

Curiosidades:
* 15 % do peso corporal é representado pela linfa.

* Uma pessoa forma de 2 a 5 litros de linfa por dia, mas pode, em casos especiais (doença), formar 20 litros.

* A linfa circula, dependendo dos mecanismos de condução que estão sendo usados, a 4 mm/s.

* 80 % da linfa formada no corpo vem da periferia e procura o aprofundamento onde fará seu papel na condução da linfa dos vasos profundos.

* Os vasos linfáticos iniciam em capilares, passam para pré-coletores, coletores e ducto torácico.

* Os capilares linfáticos são diferentes dos capilares sangüíneos, mais numerosos e mais volumosos (20 a 60 micra).

* Quando os capilares linfáticos abrem para coletar o líquido intersticial a dilatação pode ser de 12 a 15 micra, isto representa 2 vezes o tamanho de um glóbulo vermelho.

* O movimento de contração “rítmica” dos vasos linfáticos é regulado pelo sistema nervoso autônomo e ocorrem de 5 a 10 vezes por minuto.

* Cada unidade de um vaso linfático (espaço limitado por duas válvulas) é chamada de “lynphangion" ou LINFÂNGIO.

* O número de Nodos Linfáticos totais no corpo fica entre 600 a 700.

Realização da Técnica:
O profissional percorre todo o corpo (por inteiro ou áreas específicas) com as palmas das mãos e pontas de dedos em toques bastante suaves, movimentando a linfa em direção aos gânglios. As toxinas são liberadas através dos rins. A Drenagem Linfática é uma aliada importante em casos de inchaços, edemas, má circulação, problemas no sistema linfático, casos pré e pós cirúrgicos e processos de emagrecimento no tratamento coadjuvante com exercícios físicos regulares, tomar um litro a um litro e meio de água por dia e tratamento estético com gesso lipolítico e gel redutor de medidas. Não se deixe enganar que somente a drenagem linfática por si só a emagrecerá, é todo um conjunto de fatores que faz com que o emagrecimento se dê através da eliminação de líquidos graxos pelos rins, urina, fezes e suor.
Obs: não se deixe enganar por falsas promessas, procure um profissional especializado.

Agende já seu horário!

Rodrigo Nora
Massoterapeuta
Rua Basílio Humenhuk, 250 esquina com Arthur Burgardt, 311
Tricolin - Canoinhas-SC
Fone: 47-3624.1349 // 47-8424.3226
Messenger: shiatsu.nora@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO