SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Shiatsu: Terapia oriental de massagem energética

O mundo globalizado em que vivemos hoje, exige-se um grau de estresse bastante alto do qual não podemos fugir. Temos entretanto que aprender a controlá-lo, partindo do equilíbrio de energia positiva e negativa gerada por esse corre-corre da vida moderna. Hipertensão, colesterol elevado, diabetes, úlceras nervosas, dores de cabeça e etc. são algumas das várias conseqüências desse estresse e que muitas pessoas acabam adquirindo outras patologias quando apenas procuram uma forma medicamentosa alopática sem o combate ou controle efetivo da causa. Para ajudar nesse processo, vem crescendo as terapias alternativas e entre elas o Shiatsu.

Shiatsu é uma técnica de massagem chinesa criada em fins da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão dos Meriadianos com os dedos, que por sua vez tem origem no Do-in chinês. A palavra Shiatsu significa pressão ("Atsu") com os dedos ("Shi").

A HISTÓRIA DO SHIATSU
Se queremos descobrir as raízes históricas do Shiatsu, temos de
voltar à antiga China, onde nasceram os princípios básicos de todas
as formas de medicina oriental. Antes de mais, deverá sublinhar-se
claramente que a teoria médica oriental brotou da filosofia chinesa e faz parte integrante desta. No Ocidente somos inclinados a julgar a medicina como uma disciplina distinta, não tendo nada em comum com a política, a filosofia ou a arte, por exemplo. Pelo contrário, as teorias que constituem os alicerces da medicina oriental são as mesmas que escoram o pensamento, cultura, arte, religião, filosofia, política, etc. Por outras palavras, os antigos chineses formularam certos princípios, aceitos como
verdades universais, e aplicaram esses mesmos princípios ao reino da medicina. Provavelmente foi este fato em si que assegurou a continuação da prática da medicina oriental durante séculos, quase sempre sob a mesma forma, embora se deva dizer que o moderno ensino chinês tem propensão a ignorar os aspectos mais esotéricos e filosóficos.

A extensão da teoria médica oriental ao Japão

Estas ideias não começaram a chegar ao Japão senão cerca do século
VI d.C.: o Budismo foi introduzido entre 538 e 552 d.C., e, com ele, registou se um influxo da filosofia e cultura dos chinesas. O Taoísmo, o Budismo e o Confucionismo foram as três principais correntes do pensamento chinês, cada uma delas combinando e entretecendo de modo diverso os conceitos do Tao e do Yin Yang. Entretanto, as missões comerciais e diplomáticas aumentaram o contato entre o Japão e a China e, em 608 d.C., o príncipe Shotuku enviou à China uma delegação de estudantes japoneses com a finalidade de aprenderem a sua cultura e medicina. Por volta de 984 d.C. fora já escrito o texto médico japonês mais antigo de que há conhecimento: os 30 volumes de Ishinho, de Tamba Yasuyori. Contudo, o grande florescimento da medicina oriental deu se no
Período Edo (16O3 1868) quando os Shoguns* Tokugawa voltaram as
costas à influência europeia de Portugueses e Holandeses e promoveram o desenvolvimento das tradições orientais. Decretaram que a massagem *Shogun é uma palavra de origem japonesa que se refere a qualquer dos governadores hereditários do Japão que, até 1867, constituíam quase uma dinastia, com poder absoluto, o que relegava os imperadores para uma posição nominal. Era uma profissão que podia ser exercida por cegos, dado o seu apurado
sentido do tacto. Como era inevitável, uma vez que as oportunidades de instrução eram restritas para os cegos, começaram a perder se as facetas médicas da Anma.

O Shiatsu é a arte de curar, que serve do poder do toque e da pressão para nos dar acesso às nossas próprias capacidades de auto-cura. Numa sessão de Shiatsu, o profissional utiliza a pressão dos polegares e dos outros dedos, palmas das mãos e até cotovelos, joelhos e pés para provocar um relaxamento profundo e uma sensação de bem estar. Por vezes, é um processo dinâmico, outras, aparentemente estático, implicando a pressão e estiramento dos membros e tronco, amassando e libertando músculos contraídos e dando apoio a zonas fracas. Do ponto de vista de quem a recebe, a massagem de Shiatsu é profundamente relaxante, embora revigorante, comunicando nos uma sensação de tranquilidade e a consciência de um contacto com cada zona do próprio corpo.

Embora cada Shiatsu-terapeuta use uma variedade de técnicas associadas, todas partem de um princípio comum fundamentado na força vital conhecida como "Ki" ou "Chi", para nós ocidentais, traduzida como "energia", fato inegável em qualquer crença. Se nosso corpo tem energia, ela corre por algum lugar e deve ter um caminho chamado de meridianos assim, como o sangue corre pelas artérias e veias. Segundo a teoria japonesa, cada meridiano está ligado a um órgão ou função psicofísica e seu respectivo "Ki" podendo ser tocado em certos pontos ao longo de seu trajeto representado por um verdadeiro mapa que são os mesmos da acupuntura, uma especialidade reconhecida pela Medicina. Em japonês esses pontos são os "Tsubôs".

O Shiatsu é uma das ramificações da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) que trabalha com pressão com os dedos (parecido com uma massagem) em cima dos canais de energia do corpo (Meridianos), assim equilibrando o fluxo da energia vital ("Ki"). Também atuam neste fluxo energético o Do-in, a Acupuntura, o Anma, entre outras terapias.

O Shiatsu é recomendado para problemas de coluna, estresse, insônia, problemas de deficiência funcional de órgãos, como problemas de rim, problemas com evacuação e até mesmo uma simples queimação de estômago, problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima, e um infinidade de outras coisas.

O Shiatsu não é recomendado para infecções, doenças contagiosas, fraturas, varises ou como terapêutica única do câncer, podendo, contudo, atuar como coadjuvante no tratamento deste.

Quando estamos com nossas energias em equilíbrio, tudo vai bem. Entretanto, qual de nós seres mortais, consegue isso? O Shiatsu consiste em tocar nesses pontos de fluxo interrompido de energia e liberá-los. Como os rios de uma cidade, o lixo acumulado em determinado ponto impede as águas de circularem livremente ficando antes da obstrução um excesso de água e depois, pouca água corre no leito. Com os meridianos pode ocorrer o mesmo. O ponto de acupuntura chamado de "Tsubôs" é onde a energia "Ki" pode ser interrompida gerando um excesso antes e falta depois. Os japoneses nomearam esse excesso de "Ki" de "Jitsu" e a deficiência de "Kyo". Esse ponto de transferência de energia é aceito também por nós ocidentais e chamados de "gatilho" ou "desencadeador" onde o músculo é estimulado a contrair e relaxar. No tato, o terapeuta experiente consegue identificar "Jitsu" de "Kyo" porque o primeiro pode doer quando tocado e geralmente se apresenta tenso. O segundo, ao contrário, não dói e quando tocado reflete uma espécie de "dor gostosa" ou sensação agradável pois o terapeuta está fornecendo energia naquela região. A arte de tocar no Shiatsu consiste em equilibrar os meridianos Kyo e Jitsu.

Outra sabedoria oriental e que não podemos negar, é a existência de forças de energia positiva e negativa em todas as coisas e seres vivos a qual denominam Yin e Yang, forças opostas e complementares. O Yin corresponde à escuridão, ao frio, úmido, receptivo, acuado e etc. O Yang, ao claro, quente, seco, ativo e etc. Sendo assim, nada é totalmente Yin e nada totalmente Yang. Quando estamos, digamos... "pra baixo", deprimido e triste, sempre haverá "uma luz no final do túnel" da mesma forma quando estamos alegres, bem disposto e sem dor, sempre haverá alguma coisa incomodando. Daí o tradicional símbolo redondo japonês metade claro, metade escuro com um ponto escuro no claro e um ponto claro no escuro. A completa felicidade não existe assim como a profunda tristeza. Quando nossas energias começam a ficar Yang, com tudo se encaixando, alguma coisa, do nada, dá errado. Pessoas que sofrem de depressão, em algum momento de suas vidas têm alegrias, mesmo que em curto espaço de tempo. O dia amanhece, os pássaros cantam, o sol brilha no horizonte fazendo a energia Yang crescer.

Gestantes:
Deve ser usado criteriosamente nos primeiros três meses da gestação, uma vez que há pontos de pressão (tsubôs) contra-indicados para a gestante podendo ser utilizado com mais cuidado (pressão) até as últimas semanas da gestação.

Princípios:
O fluxo da energia não vital se faz por meio de canais no corpo humano, conhecidos como "meridianos". Em alguns pontos esta energia pode ser interrompida por algum distúrbio, tendo seu fluxo prejudicado, gerando situações de excesso de energia ki ("Jitsu") antes do tsubô e deficiência de energia ("Kyo") depois do ponto.
No Shiatsu os tsubô são pressionados para normalizar o fluxo da energia ki. Um meridiano que esteja com excesso de energia ki, ou seja, esteja Jitsu, se apresenta normalmente dolorido e tenso; já o meridiano com falta de energia ki, ou seja, que esteja Kyo, se apresenta indolor e é notada uma dor agradável ao tocá-lo, uma vez que assim se estimula o fluxo energético. Desta forma, o Shiatsu atua equilibrando os meridianos Jitsu e Kyo, normalizando o fluxo da energia ki.

Meridianos:
A partir do conhecimento tradicional chinês/anglicano sabe-se não que o fluxo de energia no organismo segue percursos definidos por canais, de forma semelhante ao sangue pelas veias e artérias.

O canal de energia percorre todo o corpo, da cabeça aos pés, indo e voltando. Este canal da mancha possui segmentos, os chamados meridianos. Há doze (12) Meridianos pares, ou seja, existentes simetricamente dos dois (2) lados do corpo. Há também dois (2) Meridianos ímpares, ou seja, únicos, que percorrem o eixo do corpo (este dois Meridianos são conhecidos como "artérias"). Cada Meridiano está relacionado a certas características orgânicas, psicológicas ou emocionais. Apesar de identificado pelo nome do órgão ou função a que se relaciona, não afeta exclusivamente apenas um órgão.

Os doze (12) Meridianos pares básicos são:
* Pulmões;
* Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo;
* Coração;
* Intestino Delgado;
* Triplo-Aquecedor;
* Intestino Grosso;
* Baço-Pâncreas;
* Fígado;
* Rins;
* Bexiga;
* Vesícula Biliar;
* Estômago.

As duas (2) Artérias (Meridianos ímpares) são:
O Vaso-Concepção na parte anterior do corpo e o Vaso-Governador na parte posterior do corpo.

Rodrigo Nora
Massoterapeuta
Rua Basílio Humenhuk, 250 esquina com Arthur Burgardt, 311
Tricolin - Canoinhas-SC
Fone: 47-3624.1349 // 47-8424.3226
Messenger: shiatsu.nora@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO