SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

segunda-feira, 21 de julho de 2008

HIDROTERAPIA

Sua origem e efeitos curativos desta técnica na água:

A Hidroterapia é o uso da água na prevenção e tratamento de doenças. Ela é um método tradicional de tratamento que vem sendo usado por diferentes culturas há muitos séculos, principalmente por romanos, chineses, japoneses, egípcios e hebreus. Johann S. Hahn (1696-1773), é considerado por muitos, o pai da Hidroterapia moderna por tratar muitos de seus pacientes utilizando e aperfeiçoando esta técnica. Um monge chamado Sebastian Kneipp também ajudou à popularizar o uso terapêutico da água no século 19.

O efeito curativo da Hidroterapia é baseado em seus efeitos mecânicos e ou termais. Ela explora a reação do corpo à estímulos quentes e frios, à pressão exercida pela água e à sensação que ela dá. Os nervos carregam impulsos sentidos na pele, para o interior do corpo, onde estimulam o sistema imunológico, aumentam a circulação, melhoram a digestão e diminuem a sensação de dor.

Geralmente o calor acalma e relaxa o corpo, diminuindo a atividade dos órgãos internos. Já o frio, estimula e revigora a atividade interna. Se você está com os músculos tensos e ansiedade causada pelo estresse, um banho quente ou ducha pode resolver. Se estiver se sentindo cansado e estressado, você pode tentar tomar um banho morno, seguido de uma ducha rápida fria para ajudar na estimulação de seu corpo e sua mente.

A Hidroterapia é indicada para tonificar o corpo, estimular a digestão, a circulação, o sistema imunológico e aliviar a dor. A água parece ter um poder especial para ajudar no combate do estresse e rejuvenescer o corpo. Ela age sobre a pele e os músculos, acalmam os pulmões, coração, estômago e sistema endócrino estimulando os reflexos nervosos na espinha dorsal.

Hoje, às técnicas mais utilizadas pela Hidroterapia são as duchas, massagens, saunas, banhos de imersão completos ou parciais e compressas.

Lembre-se sempre destas dicas importantes antes de iniciar qualquer tratamento de Hidroterapia:

• Se você é diabético, evite aplicações quentes nos pés e pernas. Evite também tratamentos quentes para o corpo todo.
• Aqueles com esclerose múltipla, diabetes, mulheres grávidas, ou pessoas que tem pressão arterial muito alta ou baixa, devem evitar banhos de imersão longos e quentes, assim como na sauna.
• Banhos frios para os pés, devem ser evitados em pessoas propensas à irritações na bexiga, que sofrem de reumatismo nos dedos dos pés e bacia, ou que tem inflamações pélvicas.
• Pessoas mais idosas ou crianças muito novas podem se cansar pelo calor excessivo das saunas ou banhos de imersão.

Rodrigo Nora
Massoterapeuta
Rua Basílio Humenhuk, 250 esquina com Arthur Burgardt, 311
Tricolin - Canoinhas-SC
Fone: 47-3624.1349 // 47-8424.3226

Messenger: shiatsu.nora@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO