Aromaterapia é um ramo da Osmologia (é o estudo dos odores e aromas), que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo.
Dos vegetais é extraída a essência a ser aplicada isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo.
É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da Fitoterapia (é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística.
As propriedades e o uso dos óleos essenciais, flores, plantas e madeiras são conhecidos desde as antigas civilizações, como: Egípcia, Babilônica, Chinesa, Indiana, Grega e Romana.
O resultado através deste tratamento vem de modo gradual, natural e delicado, sendo hoje reconhecida como uma alternativa de cura não agressiva. Nem sempre devemos utilizar o óleo essencial em seu estado puro, sendo melhor diluí-los em produtos que não venham alterar suas propriedades. Esses produtos são os óleos carreadores (ou vegetais) e os cremes neutros, que após a mistura serão transformados em cremes essenciais.
Os óleos vegetais mais usados são:
Abricó: excelente protetor celular e hidratante;
Amêndoas doces: ação hidratante.
Girassol: atua como hidratante e tem ação anti-séptica;
Jojoba: possui ação antiinflamatória e hidratante;
Macadâmia: com ação de anti-envelhecimento celular;
Semente de uva: possui ação hidratante e é protetor celular.
Veremos a seguir algumas maneiras práticas de aplicar esta terapia no nosso dia a dia:
AROMATIZADORES: Eles conseguem perfumar pequenos ou grandes ambientes. Hoje em dia podemos encontrar uma gama enorme de aromatizadores, que além de serem práticos, são bonitos. Podem ser encontrados em diferentes tipos: como ervas, lamparinas, sachês, podendo até ser utilizados em spray, pulverizando-se o ambiente (quando se deseja aromatizá-lo rapidamente).
INCENSO: o incenso não é um óleo essencial, mas também nos leva à um clima de paz e harmonia. Sabendo utilizá-lo, ele é ótimo para momentos de relaxamento, integração e até sugerir um ambiente com o clima que você desejar (ou sensual, ou aconchegante, ou para antes de uma refeição). Seu aroma e sua fumaça que caminha no ar, calma e lentamente, combinam um ritual de tranqüilidade e prazer. Experimente e veja o resultado que trará a você e a sua casa.
NA BANHEIRA: Encha a banheira como de costume e adicione na água até 8 gotas do óleo escolhido. Misture rapidamente. Mantenha a porta do banheiro fechada, pois assim o aroma permanecerá no ar por mais tempo.
SACHET: Para ser colocado no armário, basta um pequeno pedaço de pano, uma fita e algodão embebidos no óleo essencial desejado.
NO CHUVEIRO: Tome seu banho normalmente. Depois, ponha 1 ou 2 gotas do óleo escolhido numa esponja molhada e passe suavemente pelo corpo (com o chuveiro aberto), evitando o rosto.
VELAS: a vela comum pode ser perfumada, se a deixarmos queimar um pouquinho, até que derreta no seu centro. Daí, apaga-se a vela e pinga-se mais ou menos 3 gotas do óleo essencial desejado. Feito isso, reacenda a vela e a fragrância irá perfumar o ambiente.
Abaixo podemos observar e conhecer as propriedades de algumas essências e seus efeitos:
Alecrim: Notável pelas suas propriedades anti-sépticas e estimulantes. É também um analgésico e regulador suave que ajuda a equilibrar o corpo e a mente. Possui um aroma levemente canforado, excitante e pungente. Indicações: Calmante, cicatrizante, digestivo, estimulante, hepático. Curiosidades: Os povos antigos acreditavam que o alecrim afastava a inveja, por isso era usado na forma de banhos ou amuletos de proteção. Também se acreditava que nos jardins onde o alecrim crescia vistoso, os moradores da casa eram pessoas justas. Propriedades: Adstringente, antidepressiva, analgésica.
Alfazema: Indicações: Asma, bronquite, catarro, cistite, lesões, leucorréia, doenças infecciosas, enxaqueca, gripe, infecções da garganta, problemas digestivos.
Curiosidades: Os povos antigos usavam a alfazema como repelente contra pulgas, piolhos e percevejos. A planta também era utilizada para purificar as casas de energias negativas.
Propriedades: Analgésica, antidepressiva, refrescante, relaxante, cicatrizante.
Almíscar: Indicações: Afrodisíaco.
Banana: a milhares de anos foi classificada como a fruta mágica dos deuses. Ela seria o segredo da saúde e juventude prolongada.
Benjoim: Indicações: Sucesso
Bergamota: Indicações: Auto-confiança. É extraída da casca da fruta. Muito utilizada em perfumaria. Seu aroma agradável confere relaxamento e frescor. É extraída da casca da fruta. Muito utilizada em perfumaria. Seu aroma agradável confere relaxamento e frescor.
Camomila: Indicações: Alergia, anemia, dor de cabeça.
Propriedades: Analgésico, antialérgico, antiinflamatório, sedativo, calmante. Possui múltiplas propriedades cicatrizantes e uma baixa toxicidade que o faz particularmente adequado para o uso infantil. Contém a poderosa substância antiinflamatória, o azuleno, que pode aliviar uma grande variedade de doenças cutâneas. Possui um aroma leve mas penetrante, parecido com a maçã.
Canela: Indicações: Artrite, cistite, colesterol. Por ser purificante, atrai bons fluidos.
Propriedades: Analgésica, diurética e purificante. É utilizado a casca da árvore para extração da essência. Suas principais propriedades são de agente tonificante das vias respiratórias, circulatórias e respiratórias.
Cravo: Indicações: Doenças infecciosas, fortalecimento da memória, afrodisíaca. Não confundir com as flores que são de outra espécie. É extraído das folhas e frutos. Rico em eugenol que é um excelente anti=séptico, analgésico e expectorante.
Cedro: Indicações: Asma, bronquite, catarro, relaxante das dores musculares, queda de cabelo. Curiosidades: Para os egípcios, o cedro era símbolo de piedade, perdão e misericórdia. O óleo de cedro era injetado nos mortos para que fossem mumificados e a alma fosse libertada. Propriedades: Expectorante, estimulante e fungicida. É extraído da madeira da árvore. Possui propriedades de aliviar as vias respiratórias sendo um excelente anti-séptico.
Erva-cidreira: Planta originária da Europa Meridional. Possui propriedades fitoterápicas como sedativo suave. Possui agradável fragrância semelhante ao limão, porém mais marcante.
Erva-doce: Indicações: Cálculo renal, flatulência, obesidade e problemas digestivos. Curiosidades: Na Roma antiga, acreditava-se que a erva-doce ajudava a obter uma boa visão e combatia a obesidade. Já na Idade Média, era atribuído à planta o poder de expulsar os maus espíritos e as bruxas. Propriedades: Antiespasmódica, diurética, laxante e tônica. O óleo é extraído dos seus frutos. Seu principal componente ativo é mentol que é utilizado pela medicina popular em distúrbios menstruais. Sua composição e utilização é muito parecida com o funcho.
Eucalipto: Indicação: Purificador. Alívio das inflamações, bronquite, ciática, gripe, nevralgias, reumatismo, rinite, sinusite e tosse. Propriedades: Adstringente, analgésica, antiinflamatória, desodorante. Anti-séptico natual poderoso que pode ser eficaz contra uma grande variedade de infecções viróticas e bacterianas. Tem um efeito geral refrescante no corpo e é benéfico para reduzir febres. O óleo é mais claro com um forte aroma canforado que o torna um bom repelente de insetos.
Flor-de-Laranjeira: Indicações: Afrodisíaca, antidepressiva, desodorante, sedativa e tônica. Propriedades: Afrodisíaca, antidepressiva, sedativa e tônica.
Gerânio: Indicações: Cálculo renal, depressão, dor de garganta, tensão nervosa e viroses. Curiosidades: O gerânio era plantado nas janelas das casas da Europa para espantar os maus espíritos e trazer bons fluídos para os bebês. Propriedades: Antidiabética, cicatrizante, refrescante e relaxante.
Gengibre: Tem ação rubefaciente provocada pelo contato, devido a um forte estímulo da circulação, resultando numa sensação de calor, diminuindo a dor local. Por isso é empregado com sucesso nas dores reumáticas, torcicolos e problemas de coluna.
Hissopo: Indicações: Ajuda a digestão lenta, bronquite, catarro, dermatite, eczema, perda de apetite, problemas respiratórios e tosse. Propriedades: Adstringente, cicatrizante, descongestionante, digestiva e emoliente.
Hortelã-Pimenta: Indicações: Asma, bronquite, gripe, laringite e resfriados. O óleo essencial de hortelã é expectorante, útil em distúrbios respiratórios. Bom para tosse seca, congestão nasal e ameniza a dor de cabeça. Propriedades: Analgésica, antiespasmódica, estomacal, vermífuga e hepática. Promove o bem-estar físico e mental, embora as suas propriedades cicatrizantes estejam principalmente associadas com o sistema digestivo. Possui um aroma suave, limpo e refrescante.
Jasmim: Indicações: Ansiedade, apatia, depressão, falta de confiança, frigidez, letargia, tosse e pele seca. Propriedades: Afrodisíaca, estimulante e antidepressiva. Curiosidades: Para os hindus o jasmim simboliza o Deus do amor , Kama. Na China é utilizado para festejar o Ano Novo e para purificar o ambiente, em especial onde se encontram pessoas doentes.
Laranja: É extraído da casca de frutas secas. Possui um delicado e invonfundível perfume. Na água de banho o óleo revela todo o seu poder relaxante. É indicado para combater a depressão, insônia e tensão nervosa.
Lavanda: Propriedades: Relaxante e antidepressivo. É também considerado um bom revitalizante matinal. Possui um efeito balanceador e regulador, promovendo a saúde e a harmonia do corpo e da mente. Tem um aroma floral completo.
Limão: É extraído da casca de limões maduros. Seu aroma leve confere pureza ao ambiente. Suas principais propriedades são de anti-séptico, tônico e hipotensor.
Louro: É utilizado as folhas da planta para a obtenção da essência. Seu aroma adocicado e leve, proporciona tranquilidade ao ambiente. Suas principais propriedades são de relaxamento, anti-séptica, estimulante do sistema imunológico e refrescante.
Manjericão: Indicação: Atonia gástrica, depressão, estafa, fadiga mental, insônia e problemas digestivos. Propriedades: Anima, antidepressiva, atua no sistema nervoso central. Curiosidades: Na antiguidade, o manjericão era presenteado para que trouxesse a prosperidade. Na Itália, era considerado o símbolo do amor por causa das folhas terem formato de um coração. Na Grécia, era tida com símbolo de nobreza.
Macela: Propriedades: Calmante e traz sensação de tranqüilidade.
Mel: Indicações: era levado a altares e oferecido aos deuses porque era considerado o remédio natural. Pelos registros arqueológicos sabemos que os nossos antepassados há quase 10.000 anos já tinham conhecimentos das propriedades de muitas ervas e alimentos.
Mirra: Indicação: Candidíase, flatulência, catarro, perda de apetite, úlcera da boca e hemorragias. Propriedades: Antiinflamatória, expectorante, rejuvenecedora, sedativa e tônica.
Curiosidades: No antigo Egito, a mirra era utilizada como oferenda nos rituais de adoração ao Sol. Era considerada uma planta de luxo.
Patchulli: Indicação: Ansiedade, depressão, obesidade, retenção hídrica e problemas de pele tais como: dermatite, eczema e rachaduras. Propriedades: Descongestionante, fungicida, regeneradora e estimulante em pequenas doses.
Pinho: Indicação: Para o tratamento das dores musculares, infecções urinárias, vias respiratórias e estimulante das vias circulatórias. Propriedades: anti-séptica pulmonar, afrodisíaca, antidepressiva e tônica.
Rosa: Indicação: Choques emocionais, depressão, desgosto, frigidez, insônia e náusea. Propriedades: Adstringente, afrodisíaca,e antidepressiva. Curiosidades: Os povos antigos sempre usaram as rosas como símbolo do silêncio e expressão do amro.
Sândalo: Indicação: Bolhas, cistite, descongestionante linfático, eczema seco, ferimentos, garganta irritada, inflamação, pele seca e tosse seca. Propriedades: Afrodisíaca, antiespasmódica, diurética, relaxante e tônica. Curiosidades: Para os hindus é uma árvore sagrada. O sândalo é planta parasita de outras árvores e bastante resistente ao ataque de insetos. Por isso que os hindus só constroem seus templos com essa madeira.
Terebentina: É extraído da resina da árvore. Seu aroma amadeirado e refrescante é perfeito no combate à bronquite, gripes e resfriados, devido às suas propriedades anti-sépticas e expectorantes.
Tília: É utilizada a milhares de anos. É extraído das folhas, flores e casca do tronco. Possui propriedades antiespasmódica, sudoríferas, soníferas, hipotensoras, é eficiente na tensão nervosa pois é um excelente calmante.
Tomilho: É antisséptico, expectorante. Utilizado contra tensão, fadiga, ansiedade, dor de cabeça, tosse, resfriado e dores reumáticas.
Verbena: (erva-cidreira) Indicação: Insônia, nervosismo, problemas digestivos e taquicardia. Propriedades: Calmante e digestiva.
Vetver: Indicação: Estimula os glóbulos vermelho, oxigenando as células. Aumenta a circulação e a imunidade do corpo. Acalma as dores musculares. Propriedades: Antiinflamatória, calmante e estimulante.
Ylang-Ylang: Indicações: Depressão, frigidez, impotência, redução de pressão e taquicardia. Propriedades: Afrodisíaca, animadora, antidepressiva, calmante e eufórica. Curiosidades: Muito usado nas Filipinas como enfeite para os cabelos para os cabelos das mulheres, pois acredita-se no seu grande poder de sedução.
Mais Aplicações Práticas:
Acne: Indicações: misture de 4 a 6 gotas de essência de gerânio com loção neutra ou água destilada e aplique nas regiões.
Acne II: Indicações: adicione 2 gotas de essência de tangerina e 2 gotas de camomila na loção neutra para limpeza.
Alergia, dermatite e urticária: Indicações: misture 60g de creme de base neutra com 15 gotas de essência de camomila. Aplique no local 2 a 3 vezes por dia.
Dores reumáticas e artrite crônica: Indicações: misture 2 gotas de essência de cedro ao óleo vegetal ou creme básico. Aplique nas áreas lombares ou renais.
Ansiedade, opressão peitoral e insatisfação: Indicações: misture 2 gotas de hortelã, 2 de camomila e 2 de alecrim ao óleo vegetal. Aplique no tórax, utilize em banhos ou coloque no difusor aromático. Atenção: essa mistura não é indicada para mulheres menstruadas com fluxo intenso.
Artrite ou entorse: Indicações: adicione 2 gotas de essência de manjerona em 50ml de água quente e faça compressas e massagens com seu Massoterapeuta nos lugares atingidos.
Banhos relaxantes e fortalecedores: Indicações: pingue de 3 a 8 gotas de essência de manjerona na água do banho. Esquente a água com temperatura agradável (quente) e ligue a hidromassagem, permaneça por 30 a 40 minutos relaxando seu corpo. Depois receba massagem relaxante com óleos aromáticos com seu Massoterapeuta.
Celulite e regeneração da pele: Indicações: misture 3 gotas de essência de tomilho e 2 gotas de alecrim a um creme neutro. Aplique nas regiões afetadas em movimentos circulares. Massagem com esfoliação corporal com sementes de damasco para retirar as células mortas com leite hidratante passe retire as células mortas e aplique extrato de Aloe Vera cicatrizante para fechar os poros e proteger a pele.
Cabelos oleosos: Indicações: adicione 1 ou 2 gotas de essência de verbena aos xampus neutros.
Caspa e seborréia: Indicações: adicione 15 gotas de essência de cipreste em um frasco de 200ml de xampu neutro. Use normalmente para lavar os cabelos.
Depressão: Indicações: misture 3 gotas de essência de alfazema, 3 de tangerina e 3 de manjerona. Adicione ao creme neutro ou óleo carreador. Use em banhos e massagens relaxantes com seu Massoterapeuta. Depressão II: Indicações: pingue 5 gotas de essência de camomila no difusor aromático e faça um relaxamento.
Descongestionante linfático: Indicações: adicione 10 gotas de essência de sândalo para 60g de creme. Utilize-o nas massagens linfáticas com seu Massoterapeuta.
Enxaqueca: Indicações: aplique nas têmporas 2 gotas de alfazema e 1 de manjerona. Enxaqueca II: Indicações: misture 2 gotas de essência de camomila ao óleo vegetal. Aplique na testa com massagens com seu Massoterapeuta.
Fadiga mental: Indicações: misture de 3 a 5 gotas de essência de gerânio na água do banho ou pingue no difusor aromático.
Fadiga mental e indecisão: Indicações: pingue 3 gotas de essência de manjericão no difusor aromático e faça um relaxamento.
Fungo: Indicações: aplique de 4 a 6 gotas de essência de gerânio na região afetada.
Gripe, obstrução nasal, dor no peito e cansaço ao respirar: Indicações: misture 2 gotas de hortelã, 2 de alecrim e 2 de eucalipto ao óleo vegetal. Aplique com massagens com seu Massoterapeuta no peito.
Laringite e dor de garganta: Indicações: adicione 2 gotas de essência de cipreste em um copo d'água e faça gargarejos.
Nevralgias: Indicações: misture 2 gotas de essência de alfazema no óleo carreador. Friccione a mistura nas têmporas e na base do crânio com massagens com seu Massoterapeuta.
Pele oleosa: Indicações: faça uma máscara com 5 gotas de própolis, 2 gotas de essência de olíbano adicionadas em suco de laranja. Use-a por 15 minutos com seu Massoterapeuta.
Pele envelhecida por problemas hormonais e alimentares: Indicações: mMisture 2 gotas de sândalo nas loções faciais ou máscaras fitominerais em forma de massagens com seu Massoterapeuta.
Pele normal ou seca: Indicações: mistura 2 gotas de essência de sândalo e 2 de alfazema aos cremes de limpeza.
Pele oleosa e desvitalizada: Indicações: misture 5 gotas de essência de cipreste e 3 gotas de sândalo em loção de limpeza ou água destilada e aplique em forma de massagens com seu Massoterapeuta.
Pele oleosa e seborréica: Indicações: adicione 2 gotas de essência de sândalo e 2 gotas de limão ao creme ou loções neutras e aplique em forma de massagens com seu Massoterapeuta.
Queda de cabelo: Indicações: adicione 15 gotas de alfazema e 10 de alecrim para um frasco de xampu neutro de 110ml. Mantenha esta proporção para vidros maiores ou menores. Aplique durante o banho e deixe agir por no mínimo 5 minutos.
Rejuvenescimento da pele: Indicações: misture 2 gotas de essência de sândalo e 2 gotas de olíbano com cremes ou loções neutras e aplique em forma de massagens com seu Massoterapeuta.
Resfriado, enxaqueca ou dor de cabeça: Indicações: pingue 5 gotas de essência de manjerona no vaporizador.
Tensão nervosa: Indicações: misture 3 gotas de essência de alfazema e 2 gotas de gerânio. Utilize em banhos ou em forma de massagens com seu Massoterapeuta.
Tosse catarral: Indicações: pingue 2 gotas de essência de manjericão em um pouco de água quente. Faça compressas na área do tórax com massagens com seu Massoterapeuta.
Transpiração excessiva dos pés: Indicações: adicione 3 gotas de óleo essencial de cipreste e 2 gotas de sálvia em água suficiente para banhar os pés. Depois, receba Reflexologia 3 vezes por semana com seu Massoterapeuta.
Rodrigo Nora
Massoterapeuta
Rua Basílio Humenhuk, 250 esquina com Arthur Burgardt, 311
Tricolin - Canoinhas-SC
Fone: 47-3624.1349 // 47-8424.3226
Messenger: shiatsu.nora@hotmail.com
enviada por shiatsunora
SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!
Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;
Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.
Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.
Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577
CRMASSO 110577
Pesquisar Neste Blog
SEGUIDORES
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO