SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

segunda-feira, 21 de julho de 2008

LER-DORT e os trabalhadores no comércio

DEFINIÇÃO:
LER = (Lesão por Esforço Repetitivo) e,
DORT = (Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho).

Esse tipo de doença do trabalho tem afetado com frequência cada vez mais o número de trabalhadores no comércio e serviços.

CAUSAS:
A extensa jornada de trabalho é uma das causas, já com o quadro reduzido, os patrões impõem uma sobrecarga de trabalho aos funcionários. Esse empregado, muitas vezes, opera microcomputador, carrega e embala mercadorias, repõe estoques, entre outros.

O setor de supermercados e informática é o que apresenta maior incidência de LER-DORT. Na maioria dos casos os comerciários não procuram o médico em função da jornada de trabalho extensa e também porque têm medo de serem demitidos ou afastados do local de trabalho. A situação é preocupante já que a sub-notificação de acidentes de trabalho, principalmente doenças profissionais, é muito alta por falta de informação dos trabalhadores.

O que é LER?
É uma afecção que pode acometer tendões, sinovias, músculos, nervos, fáscias, ligamentos, isolada ou associadamente, com ou sem degenerações dos tecidos, atingindo principalmente os membros superiores, região escapular e pescoço, de origem ocupacional, decorrente de forma combinada ou não de:

1.uso repetido de grupos musculares;
2.uso forçado de grupos musculares e;
3.manutenção de postura inadequada (posturas anti-ergônomicas).

Há também fatores adicionais que contribuem também para o aparecimento de LER como: frio excessivo e estresse emocional.

Os estágios evolutivos da Lesão por Esforço Repetitivo passam pela sensação de desconforto no membro afetado, dor aguda durante a excecução do trabalho, podendo chegar até quadros de invalidez e incapacidade laborativa completa, tendo como fases intermediárias: dores progressivas; aparecimento de edema; hipertrofia muscular; distúrbios de sensibilidade; neuropatias por fenômenos fibro-estenosantes.

A lesão por esforço repetitivo (LER), ou Lesão por Trauma Cumulativo (LTC), é admitida como uma doença profissional, porém ainda pouco conhecida dos médicos em geral e até mesmo de especialistas das áreas afins à doença, como neurologistas, ortopedistas, reumatologistas, principalmente nos seus aspectos legais.

DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico da LER baseia-se na história clínico-laborativa, no exame físico detalhado e nos exames complemetares, quando justificado e na análise do trabalho responsável pelo aparecimento da lesão. A LER pode apresentar-se de diversas forma clínicas: cistos sinoviais; epicondilites; bursites; tendinites; fascites; síndromes compressivas; cervicobraquealgias.

Está síndorme é relatada desde 1700 quando Ramazzini - o pai da medicina do trabalho - a descreve como "doença dos escribas e notórios". Mais tarde aparece como "doença das tecelãs" (1920) ou "doença das lavadeiras" (1965). O problema se amplia a partir de 1980, quando a doença - que atinge várias profissões que envolvem movimentos repetitivos ou grande imobilização postural - torna-se um fenômeno mundial, devido a grande evolução do trabalho humano e o aumento do ritmo na vida diária.

Hoje, a síndrome que é mais associada ao trabalho informatizado, já representa quase 70% do conjunto das doenças profissionais registradas no Brasil. A prevenção foi e continua sendo a melhor forma de combate a este tipo de patologia. A adoção de posturas e ritmos de trabalho mais adequados (com a adoção de pausas ao longo da jornada de trabalho) para massagens são fundamentais. Quando existe uma suspeita de lesão, o acompanhamento de um profissional Massoterapeuta torna-se primordial para a correta avaliação e tratamento do funcionário.

Algumas das patologias são:

• TENDINITE - Inflamação aguda ou crônica dos tendões. Manifestam-se com mais freqüência nos músculos flexores dos dedos, e geralmente são provocados por dois fatores; movimentação freqüente, e período de repouso insuficiente. Manifesta-se principalmente através de dor na região que é agravada por movimentos voluntários. Associados à dor, manifestam-se também edema e crepitação na região.

• TENOSSINOVITE - Inflamação aguda ou crônica das bainhas dos tendões. Assim como a tendinite, os dois principais fatores causadores da lesão são; movimentação freqüente, e período de repouso insuficiente. Manifesta-se principalmente através de dor na região que é agravada por movimentos voluntários. Associados à dor, manifestam-se também edema e crepitação na região.

• SÍNDROME DE DEQUERVAIN - Constricção dolorosa da bainha comum dos tendões do longo abdutor do polegar e do extensor curto do polegar. Estes dois tendões têm uma característica anatômica interessante: correm dentro da mesmo bainha; quando friccionados, costumam se inflamar. O principal sintoma é a dor muito forte, no dorso do polegar. Um dos principais fatores causadores deste tipo de lesão está no ato de fazer força torcendo o punho.

• EPICONDILITE: Inflamação das estruturas do cotovelo;

• BURSITE: Inflamação das bursas (pequenas bolsas que se situam entre os ossos e tendões das articulações do ombro);

• MIOSITES: Inflamação dos músculos;

• SÍNDROME CERVICOBRAQUIAL: Compressão dos nervos em coluna cervical;

• SÍNDROME DO DESFILADEIRO TORÁCICO: Compressão do plexo (nervos e vasos);

• SÍNDROME DO OMBRO DOLOROSO: Compressão de nervos e vasos em região do ombro;

• SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: Compressão do nervo mediano no túnel do carpo. As causas mais comuns deste tipo de lesão é a exigência de flexão do punho, a extensão do punho e a tenossinovite a nível do tendão dos flexores - neste caso, os tendões inflamados levam a uma compressão crônica e intermitente da estrutura mais sensível do conjunto que compõe o túnel do carpo: o nervo mediano.

A LER podem surgir em qualquer ramo da atividade, desde que existam funções e postos de trabalho que exponham os trabalhadores a esforços repetitivos. As funções mais atingidas têm sido os digitadores, operadores de caixa, açougueiro, padeiros, repositores, recepcionistas, copeiras, telefonistas, remarcadores de mercadorias. Trabalhadores que fazem serviços de faxina, ascensoristas, porteiros, copeiras telefonistas, entre outros.

A LER-DORT (Lesão por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho), não é uma conseqüência natural do processo de trabalho mas sim, uma anomalia gerada por diversos fatores, destacando-se a política dos grandes grupos econômicos que fazem qualquer coisa para reduzir os custos do trabalho para conseguir lucros cada vez maiores. Esse tipo de atitude é conseqüência da globalização, que faz com que a competição entre as empresas fique cada vez mais acirrada.

Na prática, os trabalhadores percebem isso, porque as empresas submetem os funcionários a condições inadequadas de trabalho como jornadas excessivas de trabalho, ausência de pausas durante a jornada de trabalho, falta de equipamentos adequados ao tipo físico de quem o utiliza (cadeiras reguláveis na altura, por exemplo), exigência de rapidez e movimentos repetitivos por horas. Esses são apenas alguns exemplos. O resultado são trabalhadores doentes em função do serviço e que muitas vezes ficam com lesões irreverssíveis. Por isso, a rotina de trabalho para os funcionários de alguns setores tornou-se sinônimo de tortura. Muitos deles com um ou dois anos de trabalho já apresentam sintomas da LER-DORT.

O QUE SÃO DOENÇAS OSTEO-MUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO
São doenças geradas pelo exercício de determinada atividade ou profissão e tem relação direta com as condições de trabalho.

O que é acidente de trabalho?
É o acontecimento que ocorre pela realização do trabalho, provocando lesão corporal, ou distúrbio psicológico, e que cause a morte, a perda, ou redução temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.

Por que ocorrem?
O aparecimento das doenças dos trabalhadores está ligado ao modo como o trabalho está organizado em nossa sociedade. De olho nos lucros, as empresas querem diminuir os custos da produção, reduzir o emprego e aumentar a produtividade. Para isso introduzem novas formas de organização, novas tecnologias e equipamentos, sem levar
em conta as conseqüências para a saúde de quem trabalha. As Lesões por Esforços Repetitivos, as doenças mentais entre outras, são a conseqüência mais evidente de todo esse processo nos dias atuais.

QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO?
• Trabalho automatizado, onde o trabalhador não tem controle sobre suas atividades;

• Obrigatoriedade de manter o ritmo de trabalho acelerado para garantir a produção;

• Trabalho onde cada um exerce uma única tarefa de forma repetitiva;

• Trabalho sob pressão permanente das chefias;

• Quadro reduzido de funcionários, com jornada prolongada e com freqüente realização de horas extras;

• Ausências de pausas durante a jornada de trabalho;

• Trabalho realizado em ambientes frios, ruidosos e mal ventilados;

• Postos de trabalho e máquinas inadequadas, que obrigam a adoção de posturas incorretas do corpo durante a jornada de trabalho.

• Equipamentos com defeito;

• Tempo excessivo na mesma posição em pé.

INDICAÇÃO AOS EMPREGADORES:

• Sr. empresário: você sabe quanto custa por dia para a sua empresa um funcionário parado por doenças causadas por Lesões Repetitivas Relacionados ao Trabalho? Sem contar os processos trabalhistas com advogado e tempo perdido contratando outro funcionário para a mesma função... Coloque na ponta do lápis agora!

Indicamos uma pausa de 15 minutos durante o dia, necessárias para o relaxamento muscular, com atendimento de QUICK MASSAGE LABORAL (massagem durante o trabalho). O empregador oferece este serviço aos seus colaboradores, funcionários e clientes. Seus funcionários estarão trabalhando com mais disposição, valorizando sua saúde física e mental, aumentando assim suas vendas, pois o funcionário que é valorizado como pessoa, trabalha com mais vontade de cumprir metas. Seus clientes irão notar que sua empresa está preocupada na saúde dos seus colaboradores e funcionários e pode ser um fator elementar na venda de um produto. Oferecendo este serviço na sua empresa aos seus clientes, eles quando estão relaxados pensam com muito mais vontade de adquirir o produto ofertado!

Então? O que o que o senhor(a) está esperando para contratar o serviço do profissioal Massoterapeuta? Ligue agora e informe os dados da sua empresa. Quantos funcionários sua empresa tem?

Marque uma visita e invista já na saúde da sua empresa e clientes.

Rodrigo Nora
Massoterapeuta
Rua Basílio Humenhuk, 250 esquina com Arthur Burgardt, 311
Tricolin - Canoinhas-SC
Fone: 47-3624.1349 // 47-8424.3226

Messenger: shiatsu.nora@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO