SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Massoterapia desportiva (atendimento especial aos atletas)


Os treinadores sabem e advertem que para manterem seus atletas no topo da forma física exige-se um programa regular de prevenção e manutenção, assim como tratamento no local (academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros), onde os exercícios são realizados tanto antes como depois dos exercícios físicos.

Problemas físicos decorridos da prática de esportes:
Contusões, torções, escoriações, espasmos musculares, luxações e outras formas de acidentes, requerem tratamentos variados para acelerarem a recuperação e reduzirem o desconforto do atleta.

A massagem desportiva é sobretudo aconselhada às pessoas que fazem esforços físicos constantes. As técnicas são orientadas para aumentar a rentabilidade dos desportistas e melhorar o estado físico muscular.

Esportes praticados pelos atletas: atletismo, tênis, futebol, voleibol, basquetebol (masculino e feminino), golfe, natação, yôga, hipismo, hípico, mergulho, chute boxe, karatê, jodô, jiu-jitsu e outras artes marciais que utilizam o esforço físico durante o treino.

A Massoterapia desportiva, bem aplicada, antes e após da competição têm objetivos distintos, então vejamos:

Antes: A massagem antes de uma competição é usada como um suplemento ao atleta na hora do aquecimento pois, melhora a circulação e reduz o excesso de tensão, tanto mental como dos músculos. A massagem também melhora a flexibilidade dos tecidos, preparando o atleta para sua performance máxima durante o sua atividade escolhida.

Depois: A massagem depois de uma competição têm como principal objetivo a redução dos espasmos musculares, produtos liberados pelo metabolismo durante os exercícios vigorosos.

Diversas técnicas de massagem desportiva aceleram o processo de recuperação do corpo, melhorando o retorno dos atletas aos altos níveis de treinamento e competição, reduzindo assim o risco de contusões.

Programa de Manutenção:
O objetivo básico do programa de manutenção é ajudar o atleta a alcançar uma ótima performance através de um treinamento livre de contusões e outras formas de acidentes.

Existem técnicas de manutenção que diferem em antes e depois das atividades desportivas, o que, além de melhorar a performance, reduz os riscos de lesão ou o tempo de recuperação de voltar ao treino.

Massagem de compressão:
Compressão rítmica dos músculos, usado para criar uma hiperemia (acúmulo de sangue) profunda e um efeito de suavidade nos tecidos. É geralmente usada como aquecimento profundo quando se quer um trabalho de massagem bem específico.

Massagem nos Trigger Points:
Posicionamento e pressão combinados dos dedos e/ou polegar nos trigger e em músculos e tecidos conectivos para reduzir a hipersensibilidade, espasmo muscular e padrões de dor referidos que caracterizam o ponto. Deixados sem tratamento, tais trigger/points freqüentemente conduzem a movimentos restritos e dolorosos em regiões inteiras do corpo.

Dores Musuculares:
O esforço excessivo ou movimentações bruscas dos atletas podem provocar lesões musculares. As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões. Em geral, tais problemas acontecem durante a prática esportiva. A cãimbra é causada por contrações repentinas e involuntárias do músculo. Como as outras células, as fibras musculares produzem energia por meio de reações de combustão. Devido a intensa atividade para proporcionar movimento e calor ao corpo, as fibras musculares precisam gerar grande quantidade de energia (glicose, gorduras e oxigênio). Caso o oxigênio seja insufiente, o organismo produz uma substância denominada ácido lático. Dentro das fibras musculares, o ácido lático impede a renovação da energia necessária para a contração do músculo (cansaço muscular). A cãimbra é uma contração brusca, espasmódica da musculatura acompanhada de dor intensa. Importante salientar que não é apenas a contração prolongada dos músculos que pode provocar dor.

Mesmo os desportistas não profissionais recorrem a este tipo de massagem, pois sabem que reduz a tensão causada pelo esforço físico.

Contratação do Profissional Massoterapeuta especializado:
Pense agora no profissional Massoterapeuta lhe acompanhando diariamente em seus treinos; terá a garantia de uma terapia com mais diposisção física e performance em suas atividades. A qualidade de vida que irá lhe proporcionar oferecendo uma atendimento personalizado em suas atividades físicas. A certeza de que estará contratando os serviços de um Massoterapeuta especialista em terapias desportivas lhe trará um benefício inigualável.

Prática da terapia:
Existem várias técnicas que podem ser utilizadas pelo terapeuta, podendo ser na maca ou na cadeira de curta e longa duração, antes dos jogos e atividades do atleta, bem como, depois e durante a atividade física em alguma contusão, em um colchonete para atendimento no local.

O uso da cadeira de quick massagem (massagem rápida na cadeira) é muito utilizado para as terapias antes e depois dos treinos. O mais recomendado antes e depois dos treinos é uma sessão de Shiatsu e Equilíbrio Energético; equilibrando os meridianos do organismo, preparando o atleta para as atividades anteriormente e posteriormente aos treinos.

Rodrigo Nora
Massoterapeuta
Rua Basílio Humenhuk, 250 esquina com Arthur Burgardt, 311
Tricolin - Canoinhas-SC
Fone: 47-3624.1349 // 47-8424.3226

Messenger: shiatsu.nora@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO