SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

segunda-feira, 21 de julho de 2008

O Nervo Ciático te incomoda?


Você já ouviu falar sobre Citalgia e Nervo Ciático?

Definição: Citalgia é a dor que ocorre no trajeto do Nervo Ciático.

Doença causa perda da sensibilidade e ausência de força nas pernas.

Saiba mais sobre Citalgia, Nervo Ciático, Músculo Piriforme e o seu tratamento:


O Nervo Ciático ou (Isquiático como também é conhecido) é o mais longo do corpo humano – liga o dedão do pé à região lombar – mas, a fama não vem de seu comprimento, e sim da dor causada por ele. A Citalgia, atinge cerca de 15 % da população e pode causar muito desconforto. Essa dor pode surgir também quando se está em pé, parando em uma só perna ou caminhando e ocorre uma contração muscular que comprime o nervo. A melhor idade e mulheres que usam salto alto com freqüência e praticam esporte também estão mais propensos a apresentar a inflamação nervosa.

As pessoas conhecem muito bem este nervo. Quem não conhece, certamente já sentiu aquela dorzinha que irradia da coluna lombar, passa por trás do glúteo e desce pela coxa, às vezes até o pé. Isto pode ser chamado de Citalgia. Esta dor pode ser causada por uma compressão do nervo (como a síndrome do músculo Piriforme ou compressão do Nervo Ciático ao passar por este músculo) ou por uma inflamação do mesmo, além de fraturas da coluna e tumores intravertebrais. Pessoas que ficam sentadas durante muito tempo, são alvos preferenciais na dor do Nervo Ciático. Isso acontece porque o fêmur (osso da coxa) e espasmos do músculo piriforme podem comprimir o Nervo Ciático e provocar dores. Na Síndrome do Piriforme a dor pode chegar ao joelho ou parte posterior da panturrilha se estende desde a superfície pélvica do osso sacro (coluna) até a borda superior do trocânter maior (fêmur), já que o Nervo Ciático se divide em Tibial que atravessa a panturrilha e vai até a sola do pé ou na parte lateral do joelho provocado pelo nervo Fibular Comum. As variações anatômicas e as alterações biomecânicas, tais como a rotação externa da perna e má postura, geram o encurtamento do músculo Piriforme. As dores dos nervos ou Citalgias podem parecer como choques, agulhadas ou formigamentos e ocorrem no local da lesão ou em uma região que esse nervo percorre.

Muitos ciclistas, triatletas e corredores apresentam esse tipo de patologia porque o Músculo Piriforme encontra-se encurtado levando a uma compressão do nervo. A posição na bicicleta e o tipo de corrida ( ex.: treinos de subida ) são alguns dos fatores.

O Nervo Ciático é responsável pela inervação dos membros inferiores, a dor pode ocorrer em vários lugares, porém os mais comuns são: a região glútea posterior, o dedão do pé e a face lateral da coxa e da perna. Conforme o local dolorido é possível determinar qual nervo está sendo prensado.

São duas as principais causas do incômodo:
A lombalgia e a hérnia de disco. A hérnia aparece quando uma parte da cartilagem que protege a coluna sai do lugar e pressiona os nervos que passam pelas vértebras. (É o deslocamento da substância gelatinosa que age como uma “almofada” entre diferentes vértebras que integram a coluna). Já a lombalgia (dor localizada na região lombar) pode vir de vários fatores: postura incorreta, obesidade, sedentarismo, osteoporose, artrose, esforços físicos inadequados e escoliose (desvios na coluna). Em casos mais raros, contraturas musculares, tumores e fraturas também podem ocasionar a dor.

O primeiro sintoma é uma dor intensa ao longo de toda a extensão do Nervo Ciático, que, em geral, só desaparece quando a pessoa deita. Quando o ataque é forte, tende-se a contrair a região lombar e a dobrar a perna dolorida.

A causa mais comum no adulto é a compressão de uma das 5 raízes do Nervo Ciático por uma hérnia de disco intervertebral lombar. A dor ocorre numa das pernas, ao longo do dermátomo que esta raiz corresponde (que está comprimida), podendo ocorrer também, alterações de sensibilidade (dormências, agulhadas), alteração da força da musculatura que esta raiz inerva (miótomo) e alteração do reflexo. Por exemplo, se a raiz comprometida for L4, haverá diminuição do reflexo do tendão patelar (aquela marteladinha) que dá dor no joelho do paciente. Algumas pessoas, contudo podem apresentar crises mais graves de dor, que limitam as suas atividades e sua capacidade de trabalho. A Ciática indica que houve algum dano do nervo e que a recuperação provavelmente será lenta.

Ocasionalmente, o indivíduo pode desenvolver sintomas mais graves de um problema nas costas, o que significa que eles precisam ser rapidamente avaliados por um especialista. Isto é necessário a todos os indivíduos que apresentem dificuldades ou formigamento na virilha, ou fraqueza grave nas pernas, já que estes sintomas podem indicar danos mais graves aos nervos.

Tratamento do Nervo Ciático:
O tratamento depende de caso para caso, recomendado sessões de Massoterapia para a descompressão do Nervo Ciático e alongamentos seguido de repouso. O Massoterapeuta pode pedir exame complementar de raio-X para verificar se há alguma hérnia de disco pré-existente. Cada raio-X expõe você à radiação e é por isso que eles devem ser reservados para indivíduos com dor nas costas grave, que não responderam aos tratamentos mais simples, e para aqueles que apresentam problemas mais complicados como suspeita de hérnia de disco e tumores. Você provavelmente não necessitará de exames por imagens mais detalhados, como a Imagem por Ressonância Magnética (IRM) ou Tomografia Computadorizada (TC).

Uma vez que várias condições podem comprimir as raízes do Nervo Ciático e causar citalgia, as opções de tratamento geralmente diferem. O tratamento da causa por trás da compressão é geralmente a prática mais eficiente quando a causa é devida ao disco intravertebral lombar prolapsado ou com hérnia. Pesquisas têm mostrado que, com o tratamento de suporte para aliviar a dor, em 90% dos casos há recuperação sem intervenção específica. Na maioria dos casos de Ciática, podem ser tratadas eficientemente com sessões de Massoterapia, (especificamente Terapia Neuromuscular de Compressão).

Este tratamento tem que ocorrer no mínimo por 3 a 6 sessões seguidas com intervalos de 24 horas, podendo manter uma terapia semanal após o término do tratamento, posteriormente uma terapia mensal para manutenção.

Segue abaixo algumas dicas para o seu tratamento com Ciática:

• Um período curto de repouso após as sessões de Massoterapia pode ajudar, mas quando prolongado pode piorar o problema. Se você sente dor intensa, deve deitar-se de costas na cama por alguns dias. Evitar posições fetais e deitar-se de lado na cama, pois pode comprimir o nervo. Depois disso, você pode começar a se movimentar novamente, com cuidado para proteger as suas costas, mas com o objetivo de retomar as suas atividades físicas normais.

• Pessoas com mais de 50 anos, especialmente aquelas com problemas nas costas, devem evitar movimentos bruscos e não carregar peso. Os que pertencem a este grupo de risco podem fortalecer a musculatura das costas com exercícios suaves e controlados. Também é recomendável o uso de sapatos confortáveis. O salto alto do calçado feminino tende a acentuar a carga do peso do corpo na região inferior das costas, e, por isso, o seu uso deve ser limitado.

• Sessões de compressão do Nervo Ciático seguidas de Reflexologia (massagens nos pés) podem amenizar as dores na planta dos pés e aliviar o incômodo relacionado ao Nervo Ciático.

• Mudanças de hábitos e ambientes, por exemplo: altura própria de cadeira e mesa, exercícios, alongamentos e colchão apropriado para dormir. Pode ser necessário até trocar o colchão, mas não há uma indicação geral para todos. Quem já sofreu com a dor deve ficar alerta para impedir seu reaparecimento.

Muitos pacientes com lombalgia e que apresentam a hérnia são operados. A cirurgia é feita somente em casos que não houve melhora com o tratamento, quando o paciente tem dor muito forte acompanhada das alterações neurológicas citadas acima.

Rodrigo Nora
Massoterapeuta
Rua Basílio Humenhuk, 250 esquina com Arthur Burgardt, 311
Tricolin - Canoinhas-SC
Fone: 47-3624.1349 // 47-8424.3226

Messenger: shiatsu.nora@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO