SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

segunda-feira, 21 de julho de 2008

TORCICOLO


O que é o torcicolo?
É um distúrbio do pescoço caracterizado pelo enrijecimento dos músculos dessa região, (colo) “torto” fazendo com que os movimentos da cabeça se tornem muito dolorosos e limitados. Daí, também, o uso de Posição Viciosa de Cabeça (PVC) para nomear esse achado clínico.

“O termo torcicolo refere-se a várias situações de distonia da cabeça e do pescoço. Condição de um desvio cefálico relativamente ao tronco. Os casos pós-traumáticos respondem por 10-20% dos episódios, com predomínio das manifestações espasmódicas com grau de rotação da cabeça. Isso pode ser devido a uma causa ortopédica (defeitos das vértebras cervicais, contraturas musculares) ou a uma ocular, representando ajustamentos para compensação de desequilíbrios oculomotores (estrabismos ou heteroforias incomitantes, bloqueio de nistagmos, fixação com um olho mal posicionado na órbita, blefaroptoses e outras menos freqüentes). Não existe predomínio por raça, mas os torcicolos são duas vezes mais comuns entre as mulheres em relação aos homens, especialmente na faixa etária entre os 30 e 50 anos”.

A coluna cervical é formada por sete vértebras. As duas primeiras são chamadas de atlas e axis e tem como função principal dar sustentação para a cabeça. As outras cinco são as responsáveis pelos diversos movimentos para que possamos manter nossa cabeça alinhada e virá-la de diversas maneiras.

Grupos musculares fortes agem nestas vértebras atuando posturalmente para mantê-las posicionadas ou realizando trabalho e produzindo movimentos no pescoço e na cabeça.

TIPOS DE TORCICOLO:

1) Repentino: decorrente de uma contratura muscular, que pode ser resultado de uma má postura do pescoço, um movimento brusco, tensão, exposição ao frio ou má posição ao dormir.

2) Congênito: existem bebês que nascem com o problema, geralmente causado pela contratura do músculo esternocleidomastóideo durante o parto. Caso não ocorra um tratamento adequado (Massoterapia ou Fisioterapia), a criança pode crescer com inclinação homolateral e rotação contralateral da cabeça. Algumas causas de torcicolo em crianças podem ser o desequilíbrio dos músculos oculares e as deformidades musculares ou ósseas da porção superior da coluna vertebral.

3) Espasmódico: espasmos neurológicos irreversíveis, de causa desconhecida, desviam freqüentemente a cabeça para um lado.

- Finalmente, a forma mais conhecida de torcicolo é por contratura muscular, que pode ser causado por má postura, má posição ao dormir, travesseiros muito altos, tensão ou até por um movimento brusco. Neste caso outros músculos podem estar envolvidos como o trapézio atrás do pescoço ou então os escalenos na lateral do pescoço. Em formas mais intensas pode haver comprometimento dos nervos que saem da coluna cervical e vão para os braços causando alterações de sensibilidade ou até motora nos braços. Normalmente estas alterações são reversíveis. Existe uma artéria que leva sangue para a cabeça que passa por dentro da coluna cervical, dependendo do grau de tensão na região, pode haver diminuição do fluxo de sangue nesta artéria, causando sintomas como dor de cabeça, zumbido no ouvido ou então tontura.

CAUSAS DO TORCICOLO:

As causas desta situação não são exatamente conhecidas, mas sabe-se que é frequente após um traumatismo, nem sempre valorizado, ou após um parto difícil (torcicolo congênito do recém-nascido), e podem associar-se a algumas doenças, como as disquinésias tardias, os tumores do pescoço, as infecções do sistema nervoso e o hipertiroidismo.

O torcicolo atinge qualquer idade, mas é mais frequente entre os 30 e 60 anos, particularmente nas mulheres.

Geralmente, somente um lado do pescoço é afetado. A direção da inclinação e da rotação da cabeça depende do músculo do pescoço afetado. Um terço dos indivíduos que apresentam este distúrbio também apresentam espasmos em outras áreas, comummente nas pálpebras, na face na mandíbula ou nos dedos das mãos. Os espasmos ocorrem sem aviso e raramente durante o sono. O torcicolo varia de leve a grave e permanente.

EVOLUÇÃO E TRATAMENTO DO TORCICOLO:

Em certos indivíduos o torcicolo reaparece com alguma freqüência durante alguns anos, e, mais raramente, pode persistir originando dores cervicais e restrição da mobilidade.

Atualmente 100% dos indivíduos com torcicolo – geralmente indivíduos jovens com quadro leve – recuperam-se com tratamento aliado a Massoterapia.

A Massoterapia tem a função de relaxar os músculos aliviando a tensão na região, além de trabalhar para melhorar a postura produzindo descompressão e melhora na qualidade de movimento de todo o pescoço e da cabeça.

Procure seu profissional Massoterapeuta para aliviar dores e tensões causadas pelo torcicolo e dores corporais relacionadas a músculos e tendões.

Rodrigo Nora
Massoterapeuta
Fone: 47-3624.1349 // 47-8424.3226

Messenger: shiatsu.nora@hotmail.com

Matéria Saúde Torcicolo Jornal Diário do Planalto 29-04-08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO