SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

domingo, 11 de janeiro de 2009

Lesões no esporte


Saiba a diferença entre: contratura muscular, distensão muscular e a cãibra.

Grande parte das lesões provocadas por exercícios físicos acontecem com os praticantes eventuais. Futebol é um exemplo clássico. Depois de três meses sem passar perto de uma bola, o indivíduo é convidado para um churrasco no sítio de um amigo, entra numa partida entre solteiros e casados e sai do campo mancando ou carregado. Se o indivíduo não está habituado a fazer exercício, é melhor que vá ao sítio, coma o churrasco, confraternize com amigos e volte para casa. Claro que não estará ajudando em nada seu condicionamento físico, muito menos cardiorrespiratório, mas estará diminuindo a possibilidade de ter um problema sério durante o exercício.

A dor que passa durante a atividade física, em geral, é adaptação metabólica do músculo ao exercício. Ou seja, no início do exercício, a atividade metabólica intensa faz o músculo incomodar. Normalmente não se trata de uma dor pontual, bem definida. O exercício progride e os sintomas melhoram. A dor é decorrente de problemas mecânicos, a que mais assusta, é progressiva. Nesse momento, é preciso suspender a atividade porque a dor é indício de que, mecanicamente, determinada estrutura não está suportando o esforço.

Muitas vezes nos confundimos com alguns termos utilizados no meio esportivo, relacionados a lesões.

Vamos apresentar alguns conceitos básicos e dicas para reconhecê-las e socorrer vítimas.

Contratura muscular: é uma dor que ocorre quando um pequeno grupo de fibras se contrai de forma não controlada (espasmo), localizada em um músculo longo, sem sinais de ruptura. Surge em um músculo que não foi alongado antes de exercícios ou por esforços exercendo peso, mas não o suficiente para romper as fibras. Não impede as atividades rotineiras, mas dificulta algumas atividades esportivas. Muitas vezes, ao tocar a região, é possível identificar o endurecimento muscular bem delimitado. Sugestão de tratamento: Massagem no local com gel canforado. Aplicações locais de gelo por 30 minutos, diminuir a atividade física do músculo atingido, fazer alongamentos não intensos e consultar seu Massoterapeuta.

Distensão muscular: é uma ruptura parcial do músculo. É caracterizado pelo "sinal do rompimento" em grande esforço ou velocidade, o paciente tem a sensação nítida de que recebeu uma pedrada. A dor e a incapacidade de usar o músculo são imediatas. Pode até haver sangramento (hematoma). Sugestão de tratamento: Aplicar gelo por 30 minutos, elevar o membro lesado, suspender a atividade física imediatamente. Procure seu Massoterapeuta.

Existem três tipos de distensão muscular:
1) As distensões de primeiro grau são chamadas de estiramento, acontecem quando a quantidade de fibras que se rompem é muito pequena.
2) As distensões de segundo grau são mais comuns em que apenas algumas fibras se rompem.
3) Já as distensões de terceiro grau acontecem quando todas as fibras musculares se rompem. A mais grave é a de terceiro grau (o músculo se parte ao meio). Comum nos músculos dos membros superiores do braço (bíceps e tríceps), dos membros inferiores da “batata da perna” (gastrocnêmio), da coxa (quadríceps, bíceps femural e adutores da coxa).

Cãibra: é uma contração muscular involuntária e dolorosa, de um músculo ou de um grupo muscular. O ataque dura, em geral, alguns segundos e desaparece subitamente. Observa-se o endurecimento no grupo muscular afetado. Sugestão de tratamento: Massagem. Alongamento do músculo que está em contratura. Normalmente, elas podem ser prevenidas evitando a realização de exercícios após uma refeição e realizando alongamento antes do exercício e antes de dormir e ingerindo alimentos ricos em potássio como a banana e pelo desequilíbrio do sódio como bebidas isotônicas por exemplo. Consulte com seu Massoterapeuta.

Rodrigo Muzulão Nora
Massoterapeuta Desportista e Quiropraxista
Rua Basílio Humenhuk, 250 esquina com Arthur Burgardt, 311
Tricolin - Canoinhas-SC Fone: 47-3624.1349 // 47-8424.3226
Messenger: shiatsu.nora@hotmail.com
Orkut: Rodrigo Shiatsu Nora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO