SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Conheça sobre mais sobre a síndrome da fibromialgia



A fibromialgia é uma síndrome clínica que migra com dor para todo o corpo, principalmente na musculatura. Comumente a fibromialgia apresenta sintomas de fadiga, intolerância ao exercício e sono não repousante (isto é, a pessoa acorda cansada). A fibromialgia é chamada de uma síndrome, pois ela é caracterizada por um grupo de sintomas sem que seja identificada uma causa única para elas.

Na infância a fibromialgia tem sido descrita desde 1985 por Yunus & Masi, sendo que, desde então, diversos autores têm se interessado pelo tema. A fibromialgia que manifesta-se com dor musculoesquelética difusa crônica sem acometimento inflamatório ou envolvimento articular. As queixas musculoesqueléticas são muito comuns na infância e adolescência. Em escolares a prevalência de dores musculoesqueléticas é de 1,2 a 7%, com idade média de 10 anos. Esse diagnóstico torna-se progressivamente mais freqüente com o aumento na faixa etária de 8 a 21 anos. A presença de dores em alguma parte do corpo nos últimos três meses ocorre em 70% das crianças, ao menos uma vez por mês, em 32%, ao menos uma vez por semana, sendo mais rara a queixa de dor diária. Um levantamento mexicano observou que 1/3 de crianças pré-escolares apresenta queixas dolorosas musculoesqueléticas e 1,3% preenchem critérios para fibromialgia.

Quando ela pode aparecer? O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo. Depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem fibromialgia e outras ainda são desconhecidos.

O que causa a fibromialgia? Não existe ainda uma causa única conhecida para a fibromialgia, mas já temos algumas pistas porque as pessoas têm esta síndrome. Os estudos mais recentes mostram que os pacientes com fibromialgia apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem fibromialgia. Isto não é relacionado com o fato de se ser "forte" ou "fraco" para dor. Na verdade, seria como se o cérebro das pessoas com fibromialgia estivesse com um "termostato" desregulado, que ativasse todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor. Desta maneira, nervos, medula e cérebro estariam fazendo que qualquer estímulo doloroso seja aumentado de intensidade. Uma parte do corpo que estamos sempre machucando no nosso dia-a-dia é a musculatura. Em pessoas sem fibromialgia, estes pequenos traumas, distensões e tensões passam desapercebidos. Na pessoa com fibromialgia as dores vindas destas lesões são amplificadas, dentro do músculo: a musculatura fica dolorida e contrai tensionando esta dor, que prende mais o músculo. A pessoa começa a não dormir bem e não se exercitar, o que piora a dor muscular, mantendo o ciclo. Sintomas de depressão e ansiedade também podem piorar o quadro.

Porque a fibromialgia afeta mais mulheres do que homens? Sim. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. De cada 10 pacientes com fibromialgia, 9 são mulheres. A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais idosas, crianças e adolescentesem geral.

Como a fibromialgia é tratada? O tratamento exige cuidados multidisciplinares. Este é ponto mais importante do tratamento. O paciente com fibromialgia não se pode dar o luxo de não se exercitar. A atividade física regular é o tratamento capaz de restaurar a pessoa para uma vida normal. Todos os outros passos do tratamento devem ter somente um objetivo: deixar a pessoa mais disposta para fazer atividade física. A atividade física deve ser realizada todos os dias, de duas maneiras: um exercício que mexa todo o corpo (aeróbico), como caminhar, nadar, correr ou praticar hidroginástica e exercícios que promovam o alongamento muscular com seu educador físico. Os exercícios devem ser iniciados lentamente, e só depois de algum tempo é que se deve chegar ao tempo total: trinta minutos por dia. A Massagem relaxante é iniciada com seu Massoterapeuta de confiança e acupuntura auricular são sugestões para aumentar a auto-estima liberando o ácido lático do organismo grande causador de cãimbras em nosso corpo.

Matéria saúde Fibromialgia Jornal Diário de RioMafra 29-01-09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO