SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Yin Yang e a Medicina Tradicional Chinesa



Uma das mais marcantes características dos povos orientais antigos era a consciência que tinham de suas potencialidades e habilidades para curar a si mesmos, baseada no respeito à relação harmônica entre o homem e a natureza.

Tudo muda na natureza, essa observação, permitiu aos chineses conceberem o princípio da mudança como complemento da lei da polaridade (Yang/Yin).

A doença é produzida por excesso ou falta das energias (Yin e Yang), sendo o (Yin) o princípio negativo oposto que se expressa pela expansão, e o (Yang) o princípio positivo que se contrai, causando obstáculos à adequada circulação de (Ki) que os chineses chamam de energia vital que flui por canais específicos chamados meridianos. No corpo humano a direção do fluxo de energia (Yin) é para cima (centrífugo), a partir dos pés, passando pelo interior das pernas e do tórax, projetando-se para fora da superfície anterior dos braços em direção ao céu. A energia (Yang) flui centripetamente para baixo, a partir das mãos, passando pela face posterior dos braços, por baixo do tórax ou das costas, dependendo do meridiano para o lado de fora das pernas, em direção a terra. Quando as energias (Yin e Yang estão em equilíbrio, o organismo encontra-se em harmonia. Se este equilíbrio se altera, pela complexidade das nossas atividades ou pelo afastamento do habitat natural, dá-se um congestionamento ao longo dos canais que conduzem a energia Ki e a harmonia interna do organismo se desfaz, debilitando-o e permitindo que surja a doença. A circulação da energia (Ki) ou energia vital flui ininterruptamente sempre na direção vertical, através do organismo em cinco níveis. O mais profundo localiza-se nos ossos; o segundo, nos músculos; o terceiro, nos vasos sanguíneos e linfáticos; o quarto, na região subcutânea; e o quinto na superfície da pele.

A Medicina Natural tem seus princípios básicos fundamentados na medicina dos antigos povos orientais, particularmente o chinês, cujo conhecimento científico é comparado ao que há de mais desenvolvido no campo da medicina alopática praticada atualmente no Ocidente. Os dados arqueológicos somente permitem traçar a pré-história chinesa a partir do ano 3000 a.C., registrando-se que os chineses se desenvolveram na medicina. Já no ano 2600 a.C., eles conheciam a teoria da circulação sanguínea, semelhante à que Harvey difundiu no mundo ocidental, no século XVII.

Receba shiatsu e no Espaço de Massoterapia e Quiropraxia Shiatsu Nora e equilibre seu organismo, harmonizando os meridianos recebendo vitalidade e saúde. Dispomos também de tratamento a base de argila medicinal.

Rodrigo Muzulão Nora
Massoterapeuta Desportista e Quiropraxista

Matéria Saúde Yin Yang 5 Elementos e MTC Jornal Diário RioMafra 19-02-09
Matéria Saúde Yin Yang Jornal Diário do Planalto 16 e 17-02-09


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO