SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

quarta-feira, 13 de maio de 2009

CERVICALGIA: A DOR DE CABEÇA E PROBLEMAS DE COLUNA

A cervicalgia é caracterizada por dores na região da coluna cervical, nuca e pescoço são decorrentes de espondilopatia ou discopatia, por exemplo, anomalias disco vertebrais.

Essas anomalias, entretanto, não são as causas da cervicalgia, como também não são necessárias injeções de anestésico para curar crises de cervicalgia, uma vez que pacientes acometidos desse mal e de suas consequências, incluindo-se o torcicolo, submetidos da técnica terapêutica quiroprática, que não inclui medicamentos.

A técnica da Quiropraxia consiste simplesmente na reposição do esqueleto à sua natural simetria em pouquíssimas sessões. Confira alguns casos relatados pelo Massoterapeuta e Quiropraxista Rodrigo Muzulão Nora.

Hoje, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo inteiro — mais de 30 milhões só no Brasil sofrem desse mal. A SBC Sociedade Brasileira de Cefaléia, fundada em 1978, cujos sócios são médicos neurologistas, ginecologistas, otorrinolaringologistas e ortopedistas estão preocupados com o grande problema da dor de cabeça.

Há centenas de pacientes recuperados em meu consultório no alto do Tricolin, Espaço de Shiatsu Massoterapia Quiropraxia e Estética mas, tenho a honra em destacar 3 casos, os quais, ficaram plenamente recuperados:

1) A paciente Aline Solosinski, 13 anos, estudante, residente na cidade de Canoinhas-SC. “Ela estava sofrendo com de cefaléia e febres altas, havia 2 semanas e já não tinha mais esperança de cura. Chegando a tomar vários medicamentos, sem perspectiva de melhora, submeteu-se ao tratamento quiroprático em meu consultório e ficou plenamente recuperada com apenas 3 sessões para ajuste das subluxações com tração cervical e também na coluna vertebral. Hoje curada deste problema, reposicionei as vértebras que atormentava sua vida; pratica esportes normalmente em seu colégio. Uma vez por mês, Aline retorna ao consultório para manutenção quiroprática e verificar se alguma vértebra cervical e torácica encontra-se ainda naquela posição anormal.

2) O segundo caso que posso relatar é do paciente Antônio Cezar Damaso, 42 anos, terapeuta espiritual, residente da cidade de Três Barras, e que, nos fins de semana, pratica a arte de laçar em rodeios. Seu problema era delimitado no ombro direito e quadril, impedindo seu treino habitual, e com apenas 6 sessões de quiropraxia no meu consultório, tem ganho em primeiro lugar alguns campeonatos de laço na região, feliz e contente com o atendimento esportivo, indica também em seu consultório.

3) O terceiro caso é do paciente Marcos Paulo Wagner, 31 anos, motorista, residente em Canoinhas-SC, e que me procurou também por não ter mais alternativa de cura, há alguns anos sentindo dores com uma forte escoliose (desvio na coluna) devido a má postura e ficar muito tempo sentado dirigindo, prejudicando as subluxações em vértebras cervicais, torácicas e lombares, o diagnóstico que chegou do médico era hérnia de disco (identificado em radiografia), ombro esquerdo caído e quadril fora do lugar e fortes dores em perna direita (nervo ciático) a ponto de não saber mais o que fazer, depois de ingerir remédios fortes, o qual prejudicaram seu estômago, injeções e viagens a Rio Negro-Pr procurando outra forma de tratamento, como última alternativa, submeteu-se a tratamento quiroprático em meu consultório e com apenas 3 sessões de ajustamento das subluxações está em plena forma física, os quais, autorizaram esta publicação nesta coluna semanal.

“Quase todos os meus pacientes com “problemas de coluna” em geral e praticamente todos os que são acometidos de cervicalgia em particular, sofrem de algum tipo de enxaqueca ou de cefaléia. Na verdade, é quase impossível encontrar alguém com “sintomas de coluna” que não reclame também de alguma dor de cabeça”. Complementa o Quiropraxista.

Cada caso é um caso, e na verdade os mais conhecidos tipos de dor de cabeça são: enxaqueca — dor lateral; cefaléia tensional — dor fraca em aperto; sinusite — dor aguda nos seios da face; cervicalgia — dores na nuca e atrás da cabeça; cefaléia tóxico metabólica — “ressaca”; cefaléia psicogênica — psíquica; cefaléia hipertensional — dor de cabeça em geral da face; cefaléia tumoral ou acidente vascular cerebral; encefalite meningocócica — meningite; e cefaléia artrítica temporomandibular.

Felizmente, a “terapia de coluna”, que consiste no realinhamento músculo esquelético, tem produzido também ótimos resultados nos casos de enxaquecas e de cefaléias decorrentes das tensões cervicais. Muitos pacientes acometidos de enxaquecas e cefaléias e problemas de coluna foram recuperados.

Resta-nos acreditar que a causa real desses sintomas é o desalinhamento músculo esquelético, que, retesando os nervos cervicais, contrai a musculatura dos braços, causando não só espasmos musculares nessa região, como também, nevralgia em toda a região do pescoço, (torcicolo) ombros, (bursites) e nervos braquiais, (nos braços) causando formigamento dos dedos das mãos, podendo chegar rapidamente ao quadril (ilíaco) “osso da pelve” em desalinhamento, causando dores nas pernas “pinçando” (prendendo) o nervo ciático.

O fato é que cerca de 80% dos casos de enxaqueca e cefaléia, à exceção das dores de cabeça infecciosas, estão direta ou indiretamente relacionados aos “sintomas de coluna”, decorrentes da referida desarmonia esquelética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO