SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

terça-feira, 26 de maio de 2009

Desmistificando a massagem: a arte de curar

Há alguma contra indicação para a massagem? Sim, há contra-indicações. Não se devem massagear áreas que apresentam os seguintes sintomas:

Bolhas na pele,
Feridas e escabiose (vulgarmente conhecida com sarna),
Contusões,
Varizes,
Febre,
Tumores e inchaços não diagnosticados,
Problemas cardiovasculares como trombose ou outros problemas circulatórios,
O shiatsu sobre o abdômen deve ser evitado durante a gravidez e mesmo nos estágios mais avançados da gravidez deve-se evitar pressões intensas nas pernas. (região da panturrilha) por aumentar a circulação sanguínea.

Em que situações devem se evitar a massagem?
Geralmente a massagem não é indicada para pessoas com doenças de pele infecciosa, bolhas ou ferimentos que não estão curados. Também é contra indicado que não seja realizada imediatamente em períodos pós cirúrgicos. A não ser a drenagem linfática pós operatória.

Dores circulatórias tais como feblites ou veias varicoses impossibilitam o uso da massagem; além disso, a massagem nunca deve ser realizada diretamente sobre contusões ou escoreações, feridas inflamadas ou infectadas, áreas de sangramento ou tecidos rompidos, ou em áreas de fratura ou torção recente.

No caso de pacientes com câncer, a massagem não é recomendada imediatamente após seções de quimioterapia ou radioterapia; isto se deve ao fato de que teoricamente há possibilidade de metástase, mas ainda não há evidências de que realmente possa ocorrer para outras partes do corpo. Evite massagem sobre qualquer tumor desconhecido.

Proceder à massagem sob o abdômen após pelo menos 2 horas depois das refeições.

Na gestação: Massagem abdominal deve ser estritamente evitada durante os primeiros três meses, pois durante este período, a massagem nas pernas e pés não é recomendada. Na realidade, o mais correto no período da gravidez é consultar seu obstetra antes de iniciar qualquer tipo de massagem, ele indicará um Massoterapeuta formado no curso de Massoterapia. Cuidado, pois alguns aromas induzem contrações, principalmente àquelas pessoas que têm histórico de aborto espontâneo.

Finalmente, se você sofre de ataque do pânico ou tem alguma história de abuso sexual, poderá achar que as terapias com as mãos tais como massagem, não são o melhor para você.

Pessoas com alergia sempre devem informar a quais substâncias são alérgicas e evitar óleos como essências já que isto pode lhes causar alguma alergia ou irritação.

Como a massagem pode me ajudar?
Algumas pessoas pensam que a massagem é uma luxúria e apenas buscam esta forma de contato em ocasiões de extrema necessidade. Mas em decorrência das pressões da moderna sociedade e em particular, do aumento das enfermidades ligadas ao estresse, às terapias de contato devem tornar-se parte integrante do cotidiano das pessoas e ser reconhecida como um ingrediente valioso da saúde preventiva tanto para o Massoterapeuta como para (o receptor) “quem recebe a massagem”. São muitos os benefícios da massagem para conhecer alguns deles.

Eu gostaria de tirar o máximo de minhas sessões de massagem. Há alguma coisa que eu possa fazer como paciente?
Sim, há algumas dicas para melhorar seu desempenho no relaxamento e na auto cura do seu corpo. Você como receptor da massagem deve procurar ficar relaxado, porém alerta, concentrando-se no contato do Massoterapeuta enquanto você deve ficar concentrado em seus movimentos de respiração. A respiração é de suma importância para que haja relaxamento e que através da inspiração o cérebro possa fazer a oxigenação cerebral onde o terapeuta irá apertar com sessões de shiatsu, levando “aquele ponto dolorido” energia vital que, nada mais é do que, oxigênio e nutrientes do sangue causando hiperemia (vermelhidão) fazendo com que surja uma atividade de verdadeira preocupação com a massagem. Com isto cria-se um "link" entre o paciente e o Massoterapeuta, o que melhora e muito os resultados da massagem.

Durante as sessões tente ao máximo livrar-se de toda preocupação ou problemas que estejam em sua mente.

Deixe a pessoa que está lhe fazendo a massagem saber se você está apreciando em particular certo movimento ou se a pressão de contato está demasiadamente intensa ou fraca. Fora isto evite conversar, contando toda a sua vida durante a massagem, pois isto tira sua concentração e a do Massoterapeuta.

A massagem pode doer?
A massagem não deve provocar dor, muito embora você possa vir a sentir algum desconforto nas regiões onde as lesões estão instaladas, mas este desconforto deve diminuir após alguns minutos. Cabe a você dizer ao Massoterapeuta se está desconfortável ou se prefere uma massagem com mais ou menos pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO