SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

terça-feira, 26 de maio de 2009

MASSOTERAPIA DESPORTIVA PERGUNTAS E RESPOSTAS.

DICAS DO MASSOTERAPEUTA E QUIROPRAXISTA ESPORTIVO PROF. RODRIGO NORA

1- QUAL É A IDADE MÍNIMA PARA SE COMPETIR?

Respeitando-se a maturação biológica, as crianças não deveriam competir antes dos doze anos de idade, nem treinarem uma única modalidade esportiva antes disso. Até os doze, a criança deve ter contato com esportes variados para melhor harmonização do crescimento ósseo e muscular. Competições escolares e sociais antes dessa idade devem ter caráter estritamente lúdico sem qualquer sobrecarga física ou emocional. Infelizmente, alguns esportes como a natação e a ginástica olímpica, por exemplo, obrigam a se fugir desta regra fisiológica porque seus grandes campeões estão sendo "fabricados" com idade cada vez menor.


2- DE QUANTAS HORAS DE SONO O ATLETA PRECISA?

Uma pessoa não atleta estará refeita de seu trabalho diário com a media de 8 horas de sono. Entretanto, as pesquisas indicam que os atletas precisam de um tempo maior, com média de 8,35 horas. Estudos com eletroencefalograma também mostram que a parcela de sono profundo nos atletas é 20% maior que no sono dos sedentários.


3- ESPORTE MELHORA A INTELIGÊNCIA DO IDOSO?

Não é tão fácil acreditar nisso. Mas, pelas pesquisas atuais, pode-se dizer que a resposta é sim! Trabalhos científicos americanos envolvendo grande número de idosos divididos em dois grupos, sedentários e esportistas, mostraram um QI (Quociente de Inteligência) maior nos idosos que fazem programas regulares de atividade física. A explicação pode estar na maior irrigação sanguínea de todo o corpo, que evidentemente também atinge o cérebro. Outra explicação seria pela liberação de adrenalina pelas glândulas supra renais, que é responsável por sensações de alerta no cérebro.


4- QUAL O MÚSCULO MAIS FORTE DA MULHER?

Os músculos representam 33% do peso das mulheres e 40% do peso dos homens. Além disso, a força muscular da mulher é menor 65% que da força dos homens, considerando-se o contexto muscular global e quando se comparam homens e mulheres de mesma idade e mesmo biotipo. Evidentemente, esses valores representam médias populacionais. Mas é na coxa que as mulheres têm menor desvantagem de força muscular em relação aos homens. O mais forte é o quadríceps que, nas mulheres, tem a força de 74 a 78% da força dele no homem. Os abdutores da coxa e os isquiotibiais têm força um pouco menor que o quadríceps de resto, os outros músculos femininos caem para 65% o percentual.


5- QUAL O MAIOR MÚSCULO DO CORPO HUMANO?

O Reto femoral. Junto com os vastos: intermédio, lateral, e medial, formam o quadríceps. (músculos da região anterior da coxa) Responsáveis pela extensão (esticamento) da perna e travamento do membro inferior na marcha. Insere-se (prende) no ilíaco (osso da bacia) atravessando por cima do quadril, aonde uma porção refletida também se insere na cápsula articular, (membrana fibrosa que reveste a articulação) toda a coxa na sua porção superficial e anterior e o joelho, se inserindo novamente na tuberosidade tibial anterior. (saliência na parte de cima da tíbia, principal osso da perna, uns 5 cm. abaixo da rótula).


6- O QUE É "FARTLEK"?

É um tipo excelente de treinamento descoberto empiricamente pelo corredor tcheco Emil Zatopek. A palavra é sueca e significa "brincar de velocidade". Necessita de terreno próprio: parques, matas, onde se têm terrenos planos, subidas descidas, curvas etc. Numa mesma sessão de treinamento, corre-se lento, corre-se rápido, sobe-se vagarosamente, caminha-se etc. É uma atividade completa que desenvolve igualmente os sistemas aeróbico e anaeróbico.


7- É VANTAGEM TREINAR DUAS VEZES AO DIA?

Não. Mesmo para os atletas não há qualquer vantagem em treinar mais que um período durante o dia. O importante mesmo é que, no treinamento diário, a carga de trabalho, a intensidade e o tempo de duração sejam bem dosados. Nenhum estudo até agora conseguiu provar melhores rendimentos com mais de um treino por dia. Esse segundo período deveria ser aproveitado para descanso, relaxamento, massagens, enfim tudo o que for possível para reabilitar a musculatura para os treinos do dia seguinte.


8- QUANDO USAR GELO NAS CONTUSÕES?

Sempre. Seja uma lesão muscular, nos tendões ou ligamentos, nas articulações ou após qualquer trauma, o uso imediato de gelo (bolsas, sacos plásticos, cubos etc.) é muito importante para reduzir o edema e a dor e evitar inflamação. De preferência, ele deve ser aplicado logo em seguida, decorridos cinco minutos do traumatismo. Em regiões grandes, a aplicação deve durar meia hora. Em regiões pequenas, como os dedos, por exemplo, não se deve passar de cinco a dez minutos.


9- OS ANTIINFLAMATÓRIOS TÓPICOS FUNCIONAM?

Está absolutamente comprovado que o uso na pele de substâncias sob a forma de gel permite intensa penetração do agente ativo pelos poros provocando ação antiinflamatória, importante nos tecidos no local da aplicação, chegando até a camada muscular. Vários trabalhos científicos, usando substâncias radioativas, dosagens tissulares e sanguíneas, logo após essas aplicações demonstram a segurança dessa forma de aplicação terapêutica.


10- ESPORTE UMA VEZ POR SEMANA É CERTO?

Não há qualquer base fisiológica para respaldar que praticar esporte uma vez por semana seja suficiente para se ganhar condicionamento físico. Um dos princípios básicos do treinamento é a frequência semanal das sessões e, uma vez por semana, não representa absolutamente nada. O que teoricamente pode-se ganhar de preparo nesse dia, estará totalmente a zero depois de sete dias. Mas, infelizmente, é só essa atividade, que muitas pessoas podem fazer. Mesmo assim, essa prática não deve ser condenada e precisa até ser estimulada. Nesse exercício semanal, ocorre pelo menos uma descarga importante das tensões e do estresse.


CURSO MODULADO PROFISSIONALIZANTE BÁSICO EM MASSOTERAPIA 144h/aula.

Duração: Um ano. Inscrições R$50,00 e R$180,00 por módulo de 12hs. Finais de semana.

Início 1º módulo: Anatomia e Fisiologia, 11 e 12 julho/09. Vagas limitadas.

Inscrição no Diário de Rio Mafra F: 3642-6633 Local: Hotel Emacite Flex em Mafra. Prox. Praça Hercílio Luz. Declaração p/ cursos extras da faculdade. Certificado no final do curso.

Realização: Shiatsu Nora Cursos de Massoterapia: Apoio: Diário de Rio Mafra e Hotel Emacite Flex MSN: shiatsu.nora@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO