SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

terça-feira, 26 de maio de 2009

Massoterapia desportiva e seus benefícios no treino esportivo.

Para a medicina tradicional o atleta precisa adquirir capacidade física, cardiológica e respiratória para que possa ter condição plena de corrida, velocidade, agilidade, coordenação muscular e resistência. É imprescindível, portanto, que ele não tenha nenhum problema de tronco, quadril, pernas, joelhos, pés e músculos, seja de ordem física, seja de ordem clínica. A dica do Massoterapeuta Rodrigo Nora é: "-antes de qualquer esforço físico consulte seu médico de confiança. Faça uma avaliação cardiológica pra não sofrer durante um treino pesado."

Bons hábitos saudáveis atléticos, tais como: descanso, sono suficiente, boa circulação sangüínea e células sadias para que tenha músculos e nervos fortes. São imprescindíveis aplicando as técnicas de educação física e adotando a ciência da terapêutica atlética.

Na verdade, muitos desportistas, principalmente os praticantes de esportes mais vigorosos, como futebol, vôlei, basquete, basebol e lutas marciais, costumam apresentar problemas de ordem clínica. Mas isso não aconteceria com tanta frequência se não houvesse tantos atletas com o corpo desalinhado.

Centenas de atletas profissionais foram avaliados e entre eles nem um sequer com disposição corporal devidamente simétrica. Mais que qualquer outra pessoa, por causa das contusões, batidas e esforços nos treinos técnicos do esporte, os atletas estão sujeitos ao desalinhamento musculoesquelético. Estes atletas precisam de tratamentos especiais onde podemos encontrar na quiropraxia e na massoterapia com a massagem terapêutica produzindo melhores resultados nas quadras e fora delas.

Esse desalinhamento ocorre em resposta ao estímulo de alguma agressão sofrida durante a prática esportiva. Nesse caso, para defender a coluna, o corpo instintivamente promove contrações musculares, conhecidas como ato reflexo, que podem resultar no desalinhamento do corpo. O esqueleto fica assimétrico, a malha nervosa é alterada e os nervos ficam retesados. Essa desarmonia acaba por agredir a massa muscular, provocando dores, e, eventualmente lesões musculares que podem durar algumas semanas ou alguns meses para sua reabilitação dependendo do grau da lesão sofrida.

As queixas mais comuns para os atletas em geral são dores lombares; para os nadadores e corredores, cãibras; para os jogadores de futebol, ciáticas, distensões musculares e cãibras; para os jogadores de vôlei, ciáticas; para os tenistas, dores no pescoço, ombro e braços e dores lombares; para os lutadores, dores lombares e ciáticas a câimbra é falta de potássio no organismo e falta de alongamento, mas a massagem é de suma importância no tratamento atlético.

Em alguns casos essas dores podem ser discretas, mas se o atleta vier a se contundir, o problema poderá se agravar com dores reflexas por causa do retesamento dos nervos, decorrente do referido desalinhamento.

O retesamento dos nervos, causado por esse desalinhamento, é um fator fundamental nas distensões musculares e no agravamento das contusões O estiramento dos nervos pode produzir lesões e também agravá-las.

Uma sobrecarga muscular comum ou uma contração mais violenta não iria causar distensão muscular, porque o próprio músculo tem o seu mecanismo de defesa. Quando a força da contração não é suficiente para realizar o trabalho que o corpo exige dela, esse mecanismo de defesa entra logo em ação e ordena imediatamente o relaxamento dos músculos exigidos.

No encadeamento dores: contraturas, estiramentos, distensões, rupturas, que predispõe a lesão muscular, a massoterapia alternativa aponta vários fatores, por exemplo: baixa resistência física, fadiga muscular, falta de aquecimento, inatividade prolongada, hiperalongamento muscular e vários outros.

Segundo o Massoterapeuta e Quiropraxista Rodrigo Muzulão Nora que atende no seu consultório em Canoinhas-SC, "-Se esses atletas se submetessem à terapia do realinhamento corporal, eles não teriam, distensões musculares nem contusões mais graves. Mesmo que tivessem, iriam sarar muito mais rápido porque estão em atendimento especial e seriam mais produtivos em sua modalidade esportiva."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO