SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Você sofre de Insônia?


A insônia é sintoma, e não doença.

Há mais de 2 mil anos a medicina chinesa já afirmava uma verdade que só recentemente os pesquisadores do Ocidente reconheceram: esquentar demais a cabeça causa desarmonia no corpo e insônia. Então, a atitude mais saudável é preocupar-se apenas com o necessário, estipular pausas para o lazer e a vida social e respeitar muito os próprios limites, necessidades e vontades. Esses são os melhores remédios para uma noite (e uma vida) de qualidade.

Se você não consegue pegar no sono, aqui vai uma ótima notícia: a insônia é sintoma, e não doença. A descoberta recente abriu perspectivas para os estudos sobre o sono e novas possibilidades para os tratamentos alternativos como a Massoterapia relaxante e bio energética.

Sintomas:

Angústia, pressa, pensamentos que causam raiva, medo, angústia, dúvida, desconforto, dor, insatisfação e tensões do cotidiano são fatores que nos fazem perder o sono. Então, tudo que for feito para aliviá-los tornará possível ter de volta noites bem-dormidas. “Quando é o caso, aconselho meus pacientes a receber massagem semanalmente, como terapia, aliando a prática de meditação em casa ou qualquer outra terapia que favoreça o bem-estar físico e mental” explica o terapeuta Rodrigo Nora da Clinica Shiatsu Nora em Canoinhas-SC e diretor da Escola Interage Ensino e Cursos na Área da Saúde.

Uma das práticas mais simples da medicina chinesa com ótimos resultados contra a insônia é pressionar alguns pontos do tui-ná, uma prática de massagem que ajuda a relaxar e restabelece o fluxo da energia vital em todo o corpo.

Alguns mantras podem ser valiosos aliados no combate à insônia, influindo positivamente na qualidade do sono. “Quem sofre de insônia tem tendência a querer controlar demais sua vida, e os mantras ajudam na entrega necessária à chegada do sono”, complementa o terapeuta Rodrigo.

Eis alguns mantras para ajudar os insones a cair sem resistência nos braços de Morfeu, deus grego do sono. Eles devem ser repetidos muitas vezes, no mesmo ritmo, de preferência em voz baixa, como se fossem uma cantiga de ninar. Você pode escolher um por noite e entoá-lo quando já estiver deitado ou mesmo sentado. Todos apaziguam a mente.

OM: é o som primordial, o mais tradicional e conhecido de todos os mantras. Pronuncia-se “ommm”, “aummm” ou “ao mmm” (o som inicia-se mais aberto e termina anasalado, ressoando em toda a cabeça).

No antigo idioma da Índia, o sânscrito, a palavra mantra significa “liberação da mente”. Na prática, são sons, frases ou versos sagrados repetidos muitas vezes, o que tem um efeito relaxante. Criados há séculos por mestres espirituais que conheciam o efeito de cada vibração sonora no corpo, os mantras servem para dissolver pensamentos.

Exercícios:

Primeiro, sem pressa, saboreie um chá de melissa, valeriana, camomila ou cidreira;
Tome um banho morno à meia-luz, ao som de música suave;
Inspirar pelo nariz e expire todo o ar pela boca.
Sentado ou deitado, inspire trazendo o ar até o abdômen. Ao mesmo tempo, mentalize que está absorvendo a energia positiva do Universo e as qualidades de um sono tranquilo; Depois, expire, abaixando o abdômen, e imagine as preocupações e a insônia sendo eliminadas;
Deite-se na cama de costas, região lombar apoiada no colchão, olhos fechados, respiração natural;
Visualize seus pés e imagineo-os totalmente relaxados.
Repita a visualização e a ordem de relaxamento com a musculatura das panturrilhas, suba até os joelhos e continue, relaxando todo o corpo, músculo por músculo, até chegar a face e ao couro cabeludo. Se não dormir antes do final do exercício, pode ter certeza de que o sono virá logo, logo.

Rodrigo Nora
Diretor Interage Ensino e Cursos Profissionalizantes na Área da Saúde
Canoinhas - Mafra e Porto União-SC
47-3624.1349
47-8424.3226
Matéria Saúde Insônia Jornal Diário Planalto 20-10-09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO