SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Memória dos músculos nervos e tendões


O início da formação das memórias se dá na fase conhecida por aquisição e que consiste na chegada das informações aos sistemas sensoriais dos 5 sentidos: (visual, tátil, auditivo, olfativo e gustativo) na forma de estímulos. Os dados que chegam ao cérebro são, então, processados em diferentes regiões e resultam em memórias que podem ser, de acordo com a duração. As operacionais ou de trabalho. Permanecendo alguns segundos ou minutos em mente, antes de desaparecerem por completo. Os outros tipos de memória como memórias de curto ou longo prazo deixam vestígios e seguem em um processo de consolidação.


Os estímulos que o cérebro recebe através dos sentidos promovem uma seleção de combinações neurais, que foram desenvolvidas de modo variável na fase de embrião do organismo, conectadas em 'mapas'. A estrutura do cérebro e seu funcionamento são, portanto, determinados pelo contexto e pela história do desenvolvimento celular.


A memória depende de nossa capacidade de (re) categorizar os traços de informações, que ocorre na forma de ligações entre grupos neuronais de mapas diferentes, e que são temporariamente fortalecidas e constantemente afetadas pelas condições emocionais presentes e motivacionais, que podem facilitar ou dificultar seu resgate. Quando ocorrem lesões que impedem o fluxo de informações por um determinado caminho, os neurônios são capazes de fazer novas conexões que permitirão a melhora das capacidades sinápticas, resultando até na recuperação de informações ou performance. A capacidade dos neurônios de se transformar, adaptando sua estrutura ao contexto (plasticidade neural), seria o suporte desse funcionamento da memória.


Memória muscular:

Ela está relacionada com a memória procedimental, ou seja, é a memória dos atos motores, do saber fazer alguma coisa. É a memória para hábitos ou habilidades, ela esta ligada a aquisições de vivências (experiências) que fornecem ao indivíduo a capacidade de evocar as experiências passadas, ou seja, resgata as informações do comportamento motor para dar conta, da melhor maneira possível, de uma necessidade imposta ao indivíduo, para realizar um evento no tempo presente.

Ela esta relacionada ao condicionamento clássico, ou seja, aqueles exercícios esteriotipados que você aprende a fazer por repeti-lo várias vezes. É uma memória ativa por determinados estímulos que quando ocorrem te faz agir mecanicamente.

Você usa a memória muscular, em praticamente todos os momentos da sua vida, tanto de forma consciente quanto inconsciente, tudo vai depender de quanto de atenção você necessita para realizar uma determinada ação.


Processos da memória:

As memórias referentes a hábitos como andar de bicicleta, saltar e soletrar, são chamados de memórias procedurais ou de procedimento. Estas podem ser explícitas, adquiridas com plena consciência; ou implícitas, como a maioria das memórias procedurais, adquiridas de maneira involuntária. A memória de procedimentos é a capacidade de reter e processar informações que não podem ser verbalizadas. Ela é mais estável, mais difícil de ser perdida.


A memória dos músculos nervos e tendões estão contidos na memória procedural ou de procedimentos, este tipo de memória é difícil de ser perdida, como é o caso que acontece com a digitação no teclado a medida que vai treinando a velocidade vai eumentando e nos esportes gestos motores, que mesmo ficando um longo tempo sem realizar determinados gestos ou movimentos, conseguimos fazê-los com facilidade se estes foram uma vez aprendidos, pois eles ficam armazenados em nossa memória procedimental, e ao tentarmos realizá-los novamente, assim como andar de bicicleta, evocando esta informação, acabamos por lembrar da informação e recomeçamos a realizar os determinados movimentos de forma meio descordenada, precisando apenas de prática para aperfeiçoá-los.


Vantagens da memória muscular:

Dentro das academias, na área da musculação. Quando os professores comparam os processos evolutivos de dois indivíduos que estão iniciando um programa de treinamento, com a mesma rotina de treino e a mesmas cargas, sendo que um indivíduo esta treinando pela primeira vez, enquanto o outro já treinou no passado e está há um bom tempo afastado. Inicialmente podemos até não perceber nenhuma diferença entre estes dois indivíduos quando eles começam a rotina de treino, porém logo após o início, o indivíduo que já possui uma base na musculação, começa a lembrar das informações contidas na sua memória procedural e começa a realizar os exercícios com maior perfeição, conseguindo assim aumentar as cargas com maior facilidade, e consequentemente, tem um feedback muscular antecipado em relação ao indivíduo que nunca praticou musculação. Este talvez seja o motivo pelo qual desenvolvemos rapidamente quando voltamos ao treino.


Gerando processos negativos no cérebro:

Existe uma situação em que a memória muscular não é benéfica pra nós, isto acontece principalmente quando a relacionamos com acidentes, traumas e lesões. Nas lesões, a memória muscular muitas vezes acaba indo contra nós mesmos, ou seja, as pessoas ficam tensas ou mostram outros sinais psicológicos quando simplesmente perguntadas sobre as suas lesões, ou quando tentamos tocar o local lesionado, isto é conhecido como memória emocional.


Revertendo os processos negativos de memória:

Porém existe um processo para reverter esse mecanismo. Rodrigo Nora Massoterapeuta e Quiropraxista da Shiatsu Nora Massoterapia e Quiropraxia e Diretor da Escola Interage Ensino e Cursos na Área da Saúde avalia os processos de lesão nos esportes permindo o tratamento manual com ajustes quiropraticos e com massagem localizada substituindo a memória muscular da lesão por outra memória que não envolva trauma, corrigindo vértebras de coluna, alinhando nervos e fibras musculares. "O efeito disso é que a dor e os sintomas psicológicos reduzem gradativamente desaparecendo as dores localizadas, permitindo uma recuperação mais rápida da lesão referida" complementa Rodrigo.

Os atletas desenvolvem uma boa memória muscular e aumentam a sua coleção de informações com práticas constantes e treinamentos. Algumas vezes, eles conservam uma memória muscular que não é aproveitável, ficando inconscientes de que isso pode impedir uma melhora no desempenho.

Muitas vezes os atletas têm uma memória precisa das vezes em que algo saiu errado, bem como de quando atingiram um resultado conveniente. Esse desenvolvimento utiliza as suas estratégias existentes a fim de mudar o comportamento indesejado para algo aproveitável e valioso. Para os atletas, é desejável manter a sua disposição e a sequência do processo, pois isso resulta numa mudança mais rápida e eficiente do processo de tratamento pela Quiropraxia e Massoterapia.

Ligue agora e agende sua avaliação no fone 47-3624.1349

CURSO DE MASSOTERAPIA INTERAGE ENSINO E CURSOS MÓDULO DRENAGEM LINFÁTICA DIAS 7 E 8 DE NOVEMBRO E 5 E 6 DE DEZEMBRO EM MAFRA, PROFESSOR CLEMENTE BATISTA SILVA R$ 50,00 INCRIÇÃO E R$ 244,50 POR MÓDULO DE FINAL DE SEMANA. INSCRIÇÕES NO DIÁRIO DE RIO MAFRA 47-3642.6633 COM CAMILA OU 47-8424.3226 COM RODRIGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO