SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O que vem a ser o torcicolo espasmódico?



O torcicolo espasmódico é o espasmo doloroso, intermitente ou contínuo, dos músculos do pescoço, o qual força a cabeça a girar e a inclinar para frente, para trás ou lateralmente. Mais comum lateralmente. O torcicolo ocorre em 1:10.000 indivíduos, sendo cerca de uma vez e meia mais comum em mulheres que em homens.

Há cerca de 36 articulações na coluna, bem na região do pescoço, a maior parte delas com a função de facilitar o giro e dar flexibilidade. Um movimento abrupto da cabeça ou mesmo um mau jeito durante o sono pode provocar um leve ferimento em uma dessas articulações.

O ferimento imobiliza a articulação e dispara um espasmo, ou seja, uma contração súbita e involuntária no músculo chamado esternocleidomastóideo. Há um em cada lado do pescoço, mas apenas um deles, o vizinho à lesão, é afetado. Os nervos dentro do músculo e ao seu redor se comprimem progressivamente e se inflamam.

O espasmo pode progredir para outros músculos, como o omo-hióideo, o que impede a movimentação para um dos lados. Por mais incômodo que seja, o torcicolo serve para proteger o pescoço evitando que o ferimento inicial se transforme em algo mais grave.

O distúrbio ocorre em qualquer idade, mais frequentemente entre os 30 e os 60 anos. Mas ocorre também em crianças como foi o caso do meu paciente Lucas de 10 anos de idade, semana passada, em meu consultório em Canoinhas. A dor iniciou no pé e foi prejudicando a maneira correta de andar, sentindo dor intermitente nos nervos da perna inclusive o ciático, inflamando-o. Em menos de uma semana travou a cervical lateralmente desta criança, vindo aos meus cuidados para ajustes quiropráticos de coluna, cervical, torácica e lombar e a terrível dor do torcicolo, a qual, o trouxe para os ajustes. Em apenas duas sessões em meu consultório já estava soltinho, voltando as suas atividades normais na escola. Importante retornar de 15 dias e postergar para 30 dias nas próximas sessões para manutenção da coluna cervical e manter os músculos soltos e sem contraturas.

Cuidados aos pais

Muito importante os pais se atentarem com suas crianças, pois, elas exercem posições inadequadas carregando mochilas pesadas em um só ombro, indo e vindo da escola. A maneira correta é usar uma mochila é com regulagem para os dois ombros ou com rodinhas.

Em outros países, mais desenvolvidos, o material escolar fica na escola em armários, evitando que o material pesado da aula do dia seguinte fosse carregado pelos alunos. Bom seria se em nossas escolas seguissem este modelo.

Geralmente a causa do torcicolo espasmódico é desconhecida. Ocasionalmente, condições como o hipertireoidismo, infecções do sistema nervoso, a discinesia tardia (movimentos faciais anormais, resultantes do uso de drogas antipsicóticas) causam torcicolo. Raramente, os recém-nascidos apresentam torcicolo (torcicolo congênito) devido à lesão dos músculos do pescoço durante um parto complicado. O desequilíbrio dos músculos oculares e as deformidades musculares ou ósseas da porção superior da coluna vertebral podem causar torcicolo em crianças.

Sintomas

Espasmos agudos e dolorosos dos músculos do pescoço podem iniciar de modo súbito e podem ocorrer de forma intermitente ou contínua. Geralmente, somente um lado do pescoço. A direção da inclinação e da rotação da cabeça depende de qual músculo do pescoço é afetado. Um terço dos indivíduos que apresentam esse distúrbio também apresentam espasmos em outras áreas, comumente nas pálpebras, na face, na mandíbula ou na mão devido ao stress. Os espasmos ocorrem sem aviso e raramente durante o sono. O torcicolo varia de leve a grave e permanente.

Entretanto, na maioria dos casos, o distúrbio piora de forma gradual em um a cinco anos e, em seguida, estabiliza. O torcicolo pode persistir durante toda vida, causando dores contínuas, restrição dos movimentos do pescoço e deformidades posturais.

Diagnóstico e Tratamento

Durante o exame físico de pode-se detectar uma lesão de um músculo do pescoço que pode causar torcicolo. Para diagnosticar o distúrbio em crianças e adultos, o Massoterapeuta ou o Quiropraxista investiga detalhadamente lesões anteriores e outros problemas cervicais.

Algumas vezes, são realizados vários exames de diagnóstico por imagem como radiografias, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM), para se pesquisar causas específicas de espasmos dos músculos do pescoço, embora elas raramente sejam descobertas. Quando uma causa, como o crescimento ósseo anormal, é identificado, o torcicolo geralmente pode ser tratado com sucesso.

No entanto, quando a causa for um distúrbio do sistema nervoso ou quando ela for desconhecida, a probabilidade do tratamento controlar o espasmo é menor. Algumas vezes, o espasmo pode ser temporariamente aliviado através da massagem. Em um tipo de massagem, uma pressão leve é aplicada sobre a mandíbula do mesmo lado da rotação da cabeça.

No caso do torcicolo congênito, é instituída massagem intensiva e alongamento do músculo lesado, durante os primeiros meses de vida.

A dica do Massoterapeuta e Quiropraxista Rodrigo Muzulão Nora que atende em sua clínica em Canoinhas é inserir uma banana no cardápio do dia ou uma vitamina com leite. A banana tem potássio e evita contraturas musculares advindas de câimbras e contraturas espasmódicas.

Ligue agora e agende sua consulta no fone: 36241349 ou emergências cadastre no seu celular agora 47-84243226 um dia você pode necessitar ou até mesmo indicar para alguém o tratamento.

Atenciosamente,

CURSO DE DRENAGEM LINFÁTICA MÉTODO VODDER DIAS E 5 E 6 DE DEZEMBRO 24HS/AULA PROF. CLEMENTE BATISTA SILVA DE CAÇADOR-SC NO HOTEL EMACITE MAFRA-SC PRAÇA HERCÍLIO LUZ INVESTIMENTO: 50,00 INSCRIÇÃO E R$ 244.50 POR MÓDULO DE 12HS/AULA FINAL DE SEMANA.CURSO RECONHECIDO EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL COM CERTIFICADO PELA ESCOLA INTERAGE CANOINHAS-SC

Rodrigo Nora
Diretor Interage Ensino e Cursos Profissionalizantes na Área da Saúde
Canoinhas - Mafra e Porto União-SC

Matéria Saúde Torcicolo Espasmódico Jornal Diário Rio Mafra dia 12-11-09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO