SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Massagem Terapêutica desportiva



A Massagem Terapêutica cada vez mais vem sendo prescrita por médicos trabalhando em equipe multidisciplinar junto a Massoterapeutas e Quiropraxistas para complementar aos tratamentos tradicionais nos casos de contusões e dores visto que um número cada vez maior de pesquisas documenta sua eficiência.

Os treinadores sabem que para manterem seus atletas no topo da forma física exige um programa regular de prevenção e manutenção assim como tratamento no local onde os exercícios são realizados antes e depois dos treinos. Sorte é o time que tem um Massoterapeuta eficiente por perto, o Havai do Rio dos Pardos pode garantir pois, foi campeão da copa integração de 2009 com o Ditão completamente lotado na categoria titular em Canoinhas, o Ilustre e a Dona Sônia podem confirmar os fatos. Parabéns aos campeões!



A massagem não apenas faz o atleta se sentir melhor. Ela reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, aumenta a circulação do sangue e o fluxo linfático, reduz as tensões e espasmos musculares, aumenta a amplitude dos movimentos e ajuda a aliviar a dor, melhorando assim o tratamento médico.

A massagem terapêutica envolve a manipulação das estruturas dos tecidos moles. E a Quiropraxia faz os ajustes em articulações A massagem suaviza e acalma, ajuda na redução do estresse, e pode ajudar na taxa de recuperação do corpo contra contusões, torções e doenças.

Uma pesquisa feita pela Universidade Duke, pesquisadores do Touch Research Institute of the University of Miami School of Medicine mediram os níveis bioquímicos do corpo após a terapia da massagem e encontraram uma dramática redução dos níveis de cortisol, norepinefrina e dopamina, registraram mudanças no nível de endorfina e seratonina depois da massagem esportiva. Estas alterações nos níveis de endorfina e seratonina podem reduzir a dor e também contribuir para a redução nas dores musculares pós-treinamento ou competição.

Massagem de compressão:

Compressão rítmica dos músculos, usado para criar uma hiperemia (acúmulo de sangue) profunda e um efeito de suavidade nos tecidos. É geralmente usada como aquecimento profundo quando se quer um trabalho de massagem bem específico.

Massagem nos Trigger Points:

A técnica dos trigger points (ou pontos de gatilho) reduz os espasmos musculares e a dor que ocorrem nos músculos machucados. Quando a técnica de fricção das fibras cruzadas é aplicada na fase subaguda e de maturação além de deixá-los mais fortes, o que é vital para manter a região livre de dores permitindo assim movimentos de maior amplitude durante a fase de reabilitação. Deixados sem tratamento, tais pontos frequentemente conduzem a movimentos restritos e dolorosos em regiões inteiras do corpo.

A Massagem no esporte, quando realizada regularmente, pode trazer os seguintes benefícios:

Reduz as chances de contusões por meio de alongamentos apropriados e também através da massagem nos tecidos profundos;
Melhora a amplitude dos movimentos e flexibilidade dos músculos, resultando numa melhora de força e desempenho;
Reduz os tempos de recuperação entre os exercícios de treinamento, isto quer dizer que você se sente mais disposto a treinar mais.
Melhora a eliminação dos produtos metabólicos produzidos durante os exercícios.
Massagem de Manutenção:

Um programa de manutenção 3 vezes por semana inicialmente e, uma vez ao mês, como manutenção ajuda assim o atleta a manter ou melhorar a amplitude de seus movimentos bem como a flexibilidade dos músculos. O objetivo básico do programa de manutenção é ajudar o atleta a alcançar um ótimo desempenho através de um treinamento livre de contusões.

Massagem na Competição:

Massagem Antes: A massagem antes de uma competição é usada como um suplemento ao atleta na hora do aquecimento, pois melhora a circulação e reduz o excesso de tensão tanto mental como dos músculos. A massagem também melhorar a flexibilidade dos tecidos, preparando o atleta para seu desempenho máximo.

Massagem Depois: A massagem depois de uma competição tem como principal objetivo a redução dos espasmos musculares e produtos liberados pelo metabolismo durante exercícios vigorosos. Diversas técnicas de massagem desportiva aceleram o processo de recuperação do corpo, melhorando o retorno dos atletas aos altos níveis de treinamento e competição, reduzindo assim o risco de contusões.

Massagem de Reabilitação:

Mesmo com manutenções preventivas, cãibras, contusões, rompimentos e dores musculares podem ocorrer, mas a massagem desportiva pode acelerar o processo de recuperação e reduzir o desconforto durante o processo de reabilitação.

Técnicas de manipulação dos tecidos moles empregadas pelo Massoterapeuta são eficazes nos tratamentos de dores agudas e crônicas. Por exemplo, acrescentando a massagem linfática aos procedimentos padrões num estágio agudo de uma contusão poderá melhorar o estágio seguinte que é a hipoxi (falta de oxigênio no local da contusão ou ferimento) e ajuda no processo de escoamento da linfa através do sistema linfático, acelerando assim o processo de recuperação.

Contusões, torções, escoriações e outras formas de acidentes requerem tratamentos variados para acelerarem a recuperação e reduzirem o desconforto. O Massoterapeuta pode ajudar nestas situações.

Atenciosamente,

CURSO DE MASSAGEM TERAPÊUTICA DIAS 06 E 07 DE MARÇO INICIA CURSO DE MASSAGEM (NOÇÕES DE QUIROPRAXIA) COM PROFESSOR RODRIGO NORA 12 HS/AULA E PALESTRA COM DRA. MÁRCIA DA ANQ ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE QUIROPRAXIA NO HOTEL EMACITE MAFRA-SC PRAÇA HERCÍLIO LUZ INVESTIMENTO: 50,00 INSCRIÇÃO E R$ 244.50 POR MÓDULO DE 12HS/AULA FINAL DE SEMANA. CERTIFICADO NO FINAL DO CURSO DE MASSOTERAPIA PELA ESCOLA INTERAGE CANOINHAS-SC



Rodrigo Nora
Diretor Interage Ensino e Cursos Profissionalizantes na Área da Saúde
Canoinhas - Mafra e Porto União-SC
47-3624.1349
47-8424.3226

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO