SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Como controlar os Triglicerídeos

A pergunta é sempre a mesma - Isso é algo grave?


Todo mundo já fez um check-up pelo menos uma vez na vida. Algumas pessoas exageram e procuram seu médico de 6 em 6 meses para realizar seus exames. Quem é que nunca recebeu suas análises de sangue cheia de números, termos técnicos e palavras desconhecidas ? E quando surge um resultado fora do valor de referência? Aquele número em negrito logo se transforma em uma ameaça de doença oculta. Já perdi a conta de quantos amigos e familiares já não me ligaram por causa desse temido valor fora da referência.
Triglicerídeos são uma forma de gordura que circula na corrente sanguínea e é armazenada no tecido adiposo do corpo. O nível alto de triglicerídeos está associado a um aumento no risco de doenças do coração, especialmente quando está associado a colesterol alto e outros fatores de risco.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, não é só uma dieta com excesso de gordura que causa um aumento no nível de triglicerídeos. O excesso de carboidratos (especialmente açúcares) e calorias em geral faz a concentração de triglicerídeos no corpo aumentar.

Um nível elevado de triglicerídeos pode ser consequência de outras desordens, como diabetes não controlada, por exemplo. O nível de triglicerídeos, assim como o nível de colesterol, pode ser detectado em um exame de sangue. Este deve ser feito em jejum. Além de aumentar os riscos de doenças do coração, níveis muito altos de triglicerídeos podem causar pancreatite e hepatoesplenomegalia (aumento de fígado e baço) e depósitos de gordura na pele chamados xantomas.

Níveis de Triglicerídeos:

NormalMenor que 150 mg/dL
Um pouco elevado150 a 199 mg/dL
Alto200 a 499 mg/dL
Muito alto500 mg/dL ou maior

Quando o nível alto de triglicerídeos não é causado por uma outra desordem, ele geralmente é visto em conjunto com o tratamento para diminuição dos níveis de colesterol.

Como as gorduras circulam no sangue?
As gorduras circulam no sangue na forma de partículas esféricas, compostas por algumas proteínas na superfície e contendo lipídios (gorduras) no seu interior. Essas partículas são chamadas lipoproteínas.
Existem vários tipos de lipoproteínas. As mais importantes são:

a) LDL (low-density lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade) - Também é chamada de “mau colesterol”, pois vários estudos grandes mostraram que os níveis aumentados de LDL estão fortemente associados com o risco de doença cardiovascular. Transportam o colesterol do fígado e do intestino para os tecidos periféricos. O colesterol ligado às partículas de HDL pode ser medido por exames de laboratório, e é chamado de LDL-colesterol.

b) HDL (high-density lipoprotein, ou lipoproteína de alta densidade) - É conhecida como “bom colesterol”, pois, ao contrário da LDL, quanto maiores os níveis de HDL no sangue de uma pessoa, menores são suas chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Também transportam colesterol, mas no sentido inverso do LDL: retiram a gordura dos tecidos periféricos e dos vasos e a transportam para o fígado, onde vai ser metabolizada. O colesterol ligado às partículas de HDL pode ser dosado em laboratório, e é chamado HDL-colesterol.

c) VLDL (very-low-density lipoprotein, ou lipoproteína de muito baixa densidade) - transporta colesterol e triglicérides. O aumento das VLDL (que pode ser constatado pelo aumento dos triglicérides no sangue) também aumenta o risco de problemas cardíacos.

d) Quilomícrons - transportam basicamente triglicérides.

Que tipos de gordura podem ser dosados no sangue?
A maioria dos laboratórios consegue dosar os seguintes tipos de gordura:
- Colesterol total;
- HDL-colesterol;
- LDL-colesterol;
- Triglicerídeos.

Geralmente os médicos solicitam um exame chamado “perfil lipídico”, ou “lipidograma”, que é a dosagem dos 4 tipos principais de gorduras: colesterol total, HDL-colesterol, LDL-colesterol e triglicerídeos.

Um cuidado importante quando se vai colher uma amostra de sangue para dosagem do perfil lipídico é que o paciente deve fazer pelo menos 12 horas de jejum antes da coleta, para não haver interferência nos resultados do exame.

Dieta e Estilo de Vida:

  • Se você está acima do peso, diminua as calorias ingeridas até chegar ao seu peso ideal. Isso inclui todos os tipos de calorias e não só de gorduras;
  • Reduza o consumo de alimentos ricos em colesterol;
  • Reduza o consumo de álcool. O consumo de álcool pode levar a um grande aumento no nível de triglicerídeos.
  • Faça exercícios físicos na maioria dos dias da semana (pelo menos 30 minutos). Exercícios ajudam a baixar os níveis de triglicerídeos e colesterol;
  • Substitua carnes com muita gordura saturadas por peixes;
  • Reduza o consumo de açúcar refinado;
  • Pare de fumar. O fumo aumenta muito o risco de doenças do coração, ainda mais quando associado a um nível de triglicerídeos alto;
  • Controle a pressão sanguínea. A pressão alta aumenta os riscos de doenças do coração e derrame, ainda mais quando associada a um nível de triglicerídeos alto.

Substâncias que podem ajudar:

Óleo de Peixe - Ômega-3: O óleo de peixe ômega-3 tem se mostrado um grande aliado do coração. A ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária comprovou que "o consumo de ácidos graxos ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”. Existem determinados alimentos ricos em ômega-3.

Quitosana: A quitosana, que é um fibra derivada dos crustáceos, mostrou-se capaz de reduzir a absorção de colesterol, o que leva à diminuição dos níveis de colesterol no sangue. [26,27,28] Segundo a ANVISA, “A quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”. Contudo deve-se observar as seguintes recomendações: "Pessoas alérgicas a peixes e crustáceos devem evitar o consumo deste produto", e "O consumo deste produto deve ser acompanhado da ingestão de líquidos".

Proteína de Soja: Segundo recomendação da ANVISA, “O consumo diário de no mínimo 25 g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis".

Curso de Estética Modeladora com prof. Rodrigo Nora dias 28 e 29 de abril na Clínica Escola Interage Canoinhas, rua Marechal Floriano Peixoto, 1152 Centro de Canoinhas Próximo ao Hospital Santa Cruz e Rodoviária. Ligue agora Fone: 47-3624.1349 Venha interagir com a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO