SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Porque homens não tem Celulite?

A celulite é a inimiga mortal da auto-estima de mais de 95% das mulheres. Lipodistrofia Ginóide, nome correto da celulite, é uma desordem do tecido conjuntivo relacionado a gordura e fibras de colágeno. Este estudo foi bem demonstrado em pesquisas recentes realizadas na Bélgica e nos Estados Unidos. Os homens não têm Celulite porque o tecido gorduroso do homem e da mulher é um pouco diferente. Nas mulheres as fibras são finas e perpendiculares em direção à pele. Nos homens as fibras são grossas e se ligam de forma oblíqua ao tecido muscular. Sendo assim, quando as células de gordura do homem aumentam de tamanho, as fibras resistem à expansão desse tecido em direção à pele. Algumas células do nosso organismo têm a função de armazenar energia sob forma de gordura. Essas células são chamadas de adipócitos e estão localizadas na hipoderme (tecido entre a derme e os músculos). No seu interior existem pequenos vacúolos que armazenam o excesso de gordura proveniente da nossa alimentação. Se o processo de acúmulo de gordura continua, os mesmos vão se aproximando e se juntam, formando uma grande molécula, que por sua vez aumenta o tamanho do adipócito.

Na mulher existem os septos que são pequenas cordas fibrosas que separam porções de células gordurosas relativamente mais finos e com orientação reta e nos homens os septos são mais grossos e resistentes e com orientação obliqua. Realmente isto é verdade, e a causa desta diferença é a chave para a compreensão do processo de Celulite entre homens e mulheres. Estas características fazem com que o tecido se expanda em direção à superfície e à pele na mulher e em direção ao músculo e à profundidade no homem. Esta diferença na microanatomia é que faz a Celulite estar presente na mulher e não no homem, que é resistente a ela, mesmo que ganhe muito peso. Outra diferença é a ação do hormônio feminino, claro presente na mulher e ausente no homem. A alteração provocada pelo excesso de tecido gorduroso depositado nas regiões preferenciais da mulher, dirigidas pela ação hormonal e com consequente compressão nas veias e linfáticos e a alteração no funcionamento microvascular provocada pela ação hormonal, levam ao ciclo vicioso de aparecimento de Celulite.

Entre as células de gordura correm artérias, veias e vasos linfáticos. O aumento do tecido gorduroso pode comprimir os vasos sanguíneos e linfáticos, gerando edema (inchaço) e fibrose (áreas endurecidos e com nódulos) em casos mais graves. A pele adquire o aspecto “casca de laranja” devido às modificações na textura do tecido conjuntivo.


Classificação da Celulite:

· Grau 1: não é visível. Os furinhos só são percebidos quando a pele é comprimida. Pode aparecer em qualquer idade. É indolor.

· Grau 2: os furinhos já são percebidos sem comprimir a pele. A pele apresenta o efieto “casca de laranja”. Passando a mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos.

· Grau 3: os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida. Pode haver dor local, pele edemaciada com os poros dilatados. Sensação de perna pesada, cãibras e dores podem ocorrer neste estágio.

· Grau 4: A situação é grave. A dor é constante. As fibras formam nós, as células de gordura agrupam-se e vão criando vários nódulos. A celulite é dura. A circulação de retorno está muito comprometida. A pele tem aspecto acolchoado e apresenta os “buracos profundos”, nas regiões de circulação diminuída, representam intensa fibrose. Inchaço, pernas doloridas e cansadas estão presentes, mesmo sem esforço.

As causas do problema não são totalmente conhecidas. Sabe-se que a predisposição hereditária e as influências hormonais decorrentes da puberdade, gravidez ou uso de pílulas anticoncepcionais estão relacionadas às alterações do tecido gorduroso e na microcirculação. Os hábitos de vida também têm grande influência no surgimento da celulite. O sedentarismo, o fumo e as deficiências nutricionais são inimigos no combate aos terríveis furinhos.

Atualmente existe uma variedade de tratamentos que promovem melhora significativa do quadro. Lembre-se de que medidas combinadas são bem mais eficazes do que isoladas, portanto mexa-se! Os hábitos de vida são aliados fundamentais dos tratamentos estéticos.

Aqui vão algumas dicas do Massoterapeuta Rodrigo Nora importantes no tratamento da celulite:

1. Beba muita água! Isso facilitará a eliminação das toxinas;

2. Coma corretamente. A alimentação saudável é essencial no combate ao acúmulo de gordura e ainda facilita a função do intestino na eliminação de toxinas;

3. Evite chá preto e café! A cafeína altera a produção hormonal;

4. Evite refrigerantes! Eles contém sódio e aumentam a retenção hídrica;

5. Cuidado com bebidas alcoólicas! Elas podem levar ao aumento de peso;

6. Corte o cigarro! Por ser muito tóxico altera as paredes dos vasos e dificultam a oxigenação;

7. Evite uso constante de salto alto e roupas muito apertadas! Eles podem prejudicar a sua circulação.

8. Faça exercícios físicos regularmente! Dessa maneira o bom funcionamento da circulação estará garantido.

9. Receba massagem estética turbinada com seu massoterapeuta.

A clínica está com promoção para o verão para pacotes na área estética.

Promoção de verão: Venha até a clínica e faça uma avaliação. Rua Marechal Floriano Peixoto, 1152 esquina com Rua São José, próximo a Rodoviária e Hospital Santa Cruz. Fone: 47-3624.1349

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO