SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

segunda-feira, 6 de junho de 2011

A História da Estética e as causas e sintomas da celulite.

O instinto de conservação fez com que a mulher se preocupasse com a pele, então, utilizou a cosmética. A preocupação com a aparência remonta a muitos milhares de anos antes de Cristo, onde antigas civilizações se adornavam, maquiavam e usavam plantas, óleos e perfumes. Mas temos em Cleópatra (69 a.C. a 30 a.C.) uma referência de sedução, de vaidade, da busca pela beleza, tanto que em diversas literaturas encontramos referências de que a rainha do Egito usava argilas, óleos aromáticos e banhos de leite de cabra e jumenta. A mulher grega foi a primeira a usar máscara de argila. Pompéia, a mulher de Nero, realçava sua beleza com banhos de leite de cabra e máscaras de argila.

Mas como surgiu a Estética no País?

A beleza foi sendo reverenciada através dos tempos, como o uso de pós de arroz que davam a pele uma aparência de porcelana e os batons vermelhos que evidenciavam a boca nos anos 20. Sabe-se que o primeiro curso de Estética no Brasil ocorreu no Rio de Janeiro no início dos anos 60, e coube a Anne Marie Klotz, filha de um cônsul francês, nascida no Brasil, mas que conheceu a estética na França, a fundação da primeira escola de estética, a Escola France Bel. Agora a Interage está por aqui com conceitos modernos de estética. Por lá passaram muitas pioneiras que ainda hoje nos brindam, com sabedoria e devoção, e ao longo dos anos, outros tantos profissionais escreveram os seus nomes na história da Estética, a eles o nosso respeito e admiração. Quem não se lembra de Ala Szerman na TV Mulher que ensinava diversas máscaras e tônicos, nos anos 80? Em 2009 fiz um curso de Pedras Quentes e Frias com ela, foi fantástico em Vitória no Espírito Santo. Complementa o Massoterapeuta Rodrigo Nora.

Conceito de Celulite: é uma condição que afeta o tecido subcutâneo, em especial o tecido gorduroso. A celulite geralmente apresenta-se na forma de irregularidades na superfície da pele devido a alterações nas camadas de gordura subcutânea. Sua aparência é de covinhas ou rugosidade do tipo casca de laranja.

Causas da celulite:

A celulite está relacionada a fatores como:

  • Sexo feminino;
  • Excesso de peso;
  • Envelhecimento;
  • Sedentarismo;
  • Estresse;
  • Anticoncepcionais hormonais.

Sinais e sintomas de celulite:

A celulite varia em intensidade, podendo apresentar diversos graus ou estágios. Segundo a escala Nurnberger Muller existem 04 estágios:

  • Estágio 0: Não existem irregularidades na superfície da pele quando pessoa está de pé ou deitada. No entanto, quando se pinça a região afetada com os dedos das mãos, surgem rugosidades na pele, mas não surgem depressões ou covinhas.
  • Estágio 1: Não existem irregularidades na superfície da pele quando pessoa está de pé ou deitada. No entanto, quando se pinça a região afetada com os dedos das mãos, surgem rugosidades na pele, depressões e covinhas.
  • Estágio 2: A pele apresenta rugosidades, depressões e covas espontaneamente quando a pessoa está de pé, mas não quando está deitada.
  • Estágio 3: As rugosidades e covinhas estão aparentes mesmo quando a pessoa está deitada. Casos mais avançados apresentam nódulos, endurecimento da pele, que assume aspecto lustroso.

Consequências:

As principais consequências da celulite são estéticas com comprometimento do autoestima e do convívio social, principalmente em graus avançados.

Diagnóstico:

O diagnóstico da celulite é feito por meio do exame físico pelo Massoterapeuta. A identificação dos estágios de celulite é importante para indicar o tipo de tratamento e manejo adequados.

Tratamentos efetivos para celulite incluem:

  • Perda de peso. Perder peso por meio de uma dieta saudável e atividades físicas é o tratamento mais efetivo contra a celulite. Reduzir alguns quilos e tonificar os músculos com massagem modeladora turbinada nas regiões afetadas pode melhorar a aparência da pele e reduzir a celulite.
  • Infravermelho Longo e massagens estéticas estão disponíveis no mercado e mostraram-se efetivos no tratamento da celulite quando empregados em várias sessões com frequência de pelo tres vezes por semana. Os resultados, no entanto, foram satisfatórios e temporários, durando em torno de 06 meses.

A sessão é dividida por 3 etapas:

  • 1 – Retirada do excesso de água (Retenção de Líquidos);
    Ao pressionar a pele com o aparelho há a tonificação da pele e o acionamento da circulação.
  • 2 – Diminuição do efeito Casca de Laranja;
    Os rolos do equipamento em atividade sob a pele do paciente estimulam o organismo criando um deslocamento da gordura e do líquido linfático, com o objetivo de alcançar o resultado na diminuição do efeito casca de laranja (Perceptível a partir do 2º grau da celulite).
  • 3 – Separação da Gordura Localizada;
  • Busca-se com a massagem mecânica deslocar gorduras acumuladas, devolvendo à pele seu aspecto natural (tonacidade).

O progresso da medicina alternativa, o meio ambiente, novos hábitos de vida, alimentação, e os novas formas de tratamento estético, têm modificado o tipo físico das mulheres. Para que a mulher necessite manter a aparência impecável, tratar a pele ou simplesmente cuidá-la é um dever que jamais poderá ser esquecido.


Prevenção:

A prevenção de celulite tem seu segredo na manutenção do peso ideal e na prática de atividades físicas regulares e massagens com seu massoterapeuta.

Promoção de verão para pacotes estéticos na clínica escola em Canoinhas, ligue e agende sua avaliação. F.47-3624.1349 Com Cida. Rua Marechal Floriano esquina com São José próximo ao Hospital Santa Cruz e Rodoviária de Canoinhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO