SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Quem ama seu filho cuida da coluna.

Na maioria das vezes, pais ocidentais dão importância a revisão regular dos dentes, olhos, audição, garganta dos filhos, etc. No entanto, frequentemente esquecem sua coluna vertebral. Diferente dos orientais onde os padrinhos são terapeutas de saúde física, mental e espiritual.

Pense em cuidado Quiroprático como você pensaria na nutrição do seu filho - um cuidado essencial para qualquer criança. Aí vem a indagação: Meu filho não tem dor! Para que fazer estes ajustes? Porque ele está em fase de crescimento e os ajustes com acompanhamento nesta fase da vida é indolor e muito importante. Complementa o Quiropraxista Rodrigo Nora da Clínica Shiatsu Nora em Canoinhas.

Quando a criança cresce e começa explorar o mundo, engatinhar, caminhar, correr, andar de bicicleta, etc... essas novas experiências invariavelmente resultam em quedas, choros, um pouco de dor e, logo após receber o carinho dos pais, já voltam novamente às suas brincadeiras. Isto é muito comum, porém, no momento de uma queda, a criança pode ter sofrido uma subluxação que se não cuidada a tempo resultará em problemas no futuro como: desvios na coluna, lordose, cifose, hérnia de disco, dores de cabeça, nervo ciático, isto mesmo, problemas de nervo ciático já em crianças!

A coluna vertebral é formada por 33 ossos sobrepostos chamados de vértebras. Quando a coluna vertebral é observada pela frente ou por trás, ela deve se apresentar com formato retilíneo, sem curvas. Quando houver alguma curvatura neste plano, chamamos de escoliose.

Mesmo crianças recém nascidas podem apresentar malformações congênitas da coluna que desde logo necessitam de ajustes e descompressões articulares. Nos primeiros anos também podem surgir deformidades como as escolioses que também precisam ser tratadas cedo tratado por um Quiropraxista especializado.

As crianças naturalmente sadias tem uma atividade física. Seus ossos estão em formação. Suas cartilagens estão se fortalecendo. Elas carregam materiais pesados para a escola e lá elas brincam, caem, levantam, choram, jogam bola, exercitando o seu corpo físico, entre outras atividades lúdicas.

A filosofia tradicional de tratar dos sintomas e esperar que as patologias apareçam para que só então se tome uma providência, com certeza não é a mais acertada. É por esta razão que cada vez mais as famílias aderem a Quiropraxia e Massoterapia como forma preventiva de cuidado com a saúde.

Ao olharmos a coluna vertebral em perfil (pelos lados), veremos que ela apresenta curvaturas que chamamos de lordose e cifose. Estas curvas são fisiológicas, ou seja, toda pessoa normal as possui e deve possuir. Portanto, ter "lordose" ou "cifose" não é nenhum problema e também não é causa de dores nas costas. No entanto, o aumento ou a retificação destas curvas além do padrão de normalidade, significa que há uma deformidade e deve, aí sim, ser encarada como tal.

São vários os tipos de deformidades da coluna vertebral, porém o tipo mais frequente é a escoliose idiopática do adolescente, aparece na adolescência e pode progredir enquanto houver crescimento.


Na adolescência vêm às mudanças hormonais, dores não específicas, espasmos musculares que frequentemente são diagnosticadas como dores do crescimento. "Estes sintomas podem ser comuns, mas não são normais!" Estes ciclos de dores não especificas pode deixar algumas sequelas que logo começam a ser percebidas como desalinhamentos no quadril, diferença no comprimento das pernas, o caminhar torto, para dentro ou para fora e outros problemas biomecânicos como escolioses (coluna torta). Estes problemas não tratados por serem considerados normais do crescimento e são muito mais fáceis de serem corridos enquanto criança ou adolescente, infelizmente caso não seja visto isto estes problemas se refletirão na vida adulta, geralmente de forma crônica e mais difíceis de serem solucionados. Em adultos já tive resultados muito bons até os 25 anos revertendo uma escoliose em “S” com curvatura grave, mas se corrigidos mais cedo fica muito melhor, o método é indolor em qualquer idade.

Independentemente da idade, a pessoa que tem seu Sistema Nervoso livre de subluxação terá uma melhor qualidade de vida e será muito mais saudável.

Com os ajustes Quiropráticos meu filho sentirá dor?
Esta é uma preocupação comum dos pais. Porém os ajustes não machucarão seu filho, a técnica aplicada a eles é específica e crianças não apresentam a tensão muscular dos adultos, isto faz com que o ajuste quiroprático seja muito mais leve, confortável e eficaz.

O objetivo do exame realizado no consultório mesmo, não é fazer o diagnóstico, mas sim, identificar crianças e adolescentes que possam apresentar o problema. O diagnóstico será feito ou confirmado após o encaminhamento ao médico ortopedista. A idade mais recomendada para se fazer o exame em consultório Quiroprático é entre 8 e 14 anos, pois é a idade em que surge a maior quantidade dos casos de escoliose com maior incidência em meninas. A incidência da Escoliose Idiopática do Adolescente é 6 vezes maior que nos meninos. Qualquer pessoa pode fazer o teste no consultório, até mesmo os pais e tios e avós das crianças.

Como é realizado o exame?
1. A criança deve estar sem calçados, de pé, ereta, porém relaxada, com o examinador às suas costas. O Quiropraxista procurará por assimetrias no pescoço, ombros, tórax, cintura e quadris. Todos devem estar simétricos. Observar a centralização da cabeça e do pescoço sobre a pelve (a cabeça deve estar centrada sobre o quadril). O espaço existente entre os membros superiores e o tronco deve ser simétrico. Os ombros e os quadris devem ter a mesma altura.

2. A criança também deve agora ser avaliada pelo lado (de perfil), devendo-se observar o alinhamento sagital normal: cifose torácica e lordose lombar. Estas curvas devem existir e serem suaves.

3. A criança deve se abaixar para frente, mantendo os pés juntos e os joelhos retos. Os membros superiores devem estar pendentes, com as mãos aproximadamente ao nível dos joelhos. A criança será avaliada pela cabeça e/ou pelas costas. Deve-se observar o alinhamento da coluna vertebral e procurar por qualquer assimetria no tronco, seja ao nível do tórax ou da cintura. A coluna vertebral deverá estar retilínea e não haver assimetrias no tronco. Seguindo para a maca com correções e ajustes. Teste de Adams

O exame realizado em consultório de na rua São José 455 Centro em Canoinhas é rápido e simples, podendo ser realizado em poucos minutos, o tratamento se dá em 3 sessões semanais após é chamada de manutenção com contato quinzenal e mensal e deve ser repetido anualmente durante toda a infância, com especial atenção durante a adolescência entre 10 e 16 anos.

Agende sua avaliação. Quem ama cuida! Fone: 47-3624.1349 Rodrigo Nora Quiropraxista e Massoterapeuta na Clínica Escola Interage


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO