SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Você passa muito tempo sentado?

A dica do profissional Massoterapeuta é ficar mais tempo em pé.

Quanto tempo do seu dia você passa sentado?

Durante o trabalho, dirigindo o carro, durante as refeições, assistindo TV ou lendo um livro, conversando com os amigos... a verdade é que o homem moderno passa muito tempo do dia sentado, e esse simples comportamento pode ser um fator de risco para doença cardíaca. Estudos mostram que ficar sentado durante muito tempo leva o organismo a adotar uma fisiologia parecida com o organismo de uma pessoa sedentária, mesmo que essa pessoa pratique exercícios físicos e não seja considerada sedentária. Existem evidências de que o homem assumiu a postura ereta (bípede) há aproximadamente 4 milhões de anos. Historiadores descreveram sete padrões de movimentos do Homo Erectus: agachar, ajoelhar, puxar, empurrar, inclinar, rodar e andar (ou correr). Podemos perceber que sentar não é um padrão básico da espécie humana e isso se deve ao fato de que nossa coluna vertebral não foi feita para tal. A arqueologia nos mostra que a primeira vez que nossa espécie sentou foi há 14 mil anos, quando os líderes Astecas criaram o costume de sentar em tronos. Em termos de evolução, a espécie humana senta há pouco tempo, e podemos dizer que ela ainda se encontra no processo de evolução para manter essa postura sem sofrer suas consequências. O estilo de vida do homem moderno envolve tantas atividades na posição sentada que hoje seria impossível abandoná-la. Paradoxalmente, como não estamos totalmente adaptados para passar todo esse tempo assentados, isso se torna a causa de uma série de problemas de saúde.

Quando estamos de pé em uma postura correta, o joelho e o quadril estão em um ângulo de 180º e os músculos flexores e extensores encontram-se em equilíbrio de comprimento. Na posição sentada o quadril e o joelho ficam em um ângulo diminuído (aproximadamente 90º) deixando os músculos flexores encurtados e fracos e os músculos extensores alongados e também fracos. Mesmo em uma cadeira ergonômica é difícil manter a postura correta por muito tempo, então os ombros se projetam para frente, encurtando a musculatura anterior do tronco e alongando a musculatura posterior. Esta alteração de comprimento e força dos músculos leva a desequilíbrios no quadril, coluna, ombros e pescoço, podendo alterar a postura ereta, gerar dores e até mesmo atrapalhar a mecânica da respiração. A circulação para os membros inferiores também fica comprometida, e nos piores casos pode haver a formação de um trombo (coágulo de sangue) que quando se desprende e cai na circulação, pode obstruir uma artéria coronária e gerar infarto do coração. Além disso, ficar sentado diminui o gasto calórico, atrasando o metabolismo, aumentando o acúmulo de gordura e elevando as taxas de glicose e triglicérides no sangue além de comprimir o nervo ciático o maior nervo do nosso corpo causando uma inflamação crônica e uma dor aguda. Neste momento você deve estar pensando: “Como posso reduzir o meu tempo assentado?”. A resposta é fácil: levante-se e fique de pé sempre que possível: se você vai de carro para o trabalho, estacione um pouco mais distante e caminhe. Além de ser mais fácil achar uma vaga, você alonga os músculos durante a caminhada e gasta calorias extras. Se você utiliza o transporte público, evite fazer todo o trajeto assentado. Ceder o seu lugar a outra pessoa é educado e faz bem a você. Desça do ônibus algumas paradas antes da sua e termine o trajeto caminhando. É um hábito comum sentar quando estamos esperando por algo: uma pessoa, o elevador, o ônibus, uma consulta. Fique de pé quando o tempo de espera for curto (a espera do elevador, por exemplo) e quando a espera for longa, alterne entre ficar assentado e de pé. No trabalho pode ser difícil evitar a cadeira, mas você pode levantar-se quando estiver apenas lendo alguma coisa, falando ao telefone, enquanto organiza documentos, enfim... seja criativo. Quando chegar cansado em casa, não sente no sofá, pegue uma almofada, deite-se no chão e estique os braços, pernas e coluna. Estas pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença para prevenir as alterações provenientes da permanência na posição sentada, mas sozinhas elas não são suficientes. É preciso ainda, realizar pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia, diminuir o estresse e alimentar-se corretamente.

Curso intensivo de Massagem Estética Modeladora dias 18 das 14 as 17hs. e 19 de junho das 9hs ao meio dia e das 13:30 as 16:30hs de maio na Clínica Escola Interage Canoinhas com Prof. Rodrigo Nora R$ 50,00 inscrição e R$ 180,00 por módulo de final de semana.

Depilação a laser com Esteticista Valentina dia 15 de julho das 15 as 21hs na Clínica Escola Interage Shiatsu Nora ligue e marque seus horários. Fone: 47-3624.1349

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO