SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

terça-feira, 7 de junho de 2011

Você tem espinhas e cravos?

Saiba como isso acontece e procure tratamento.

Sebácea (seborréa), acompanhada do aumento da produção de queratina que causa a obstrução do folículo-pilo sebáceo. Instala-se neste caso, o comedão, comumente chamado “cravo”.

Este filamento seborréico sob a ação de bactérias, transforma-se em pústula ou “espinha”, podendo evoluir para um processo inflamatório de consequências mais profundas, desencadeando nódulos, cistos e cicatrizes.

Embora a maior incidência da acne ocorra na adolescência, em 20 a 25% dos casos as lesões persistem até a idade adulta, apresentando manchas escuras e cicatrizes que comprometem esteticamente, com grande repercussão negativa, inclusive para o equilíbrio emocional do indivíduo.

O surgimento ou agravamento destas lesões, costuma ocorrer uma semana antes da menstruação, (em 60 a 70% dos casos), durante a gestação ou em períodos de tensão ou stress que levam à flutuações hormonais. A Acne do Adulto se caracteriza por ser mais branda, e as lesões geralmente se limitam à região em torno da boca, sobre o queixo, mandíbula e pescoço. As lesões predominantes são pápulas, comedões e micro cistos: é a chamada Acne Retencional. A Acne é uma afecção do folículo pilo sebáceo resultante de um bloqueio da secreção da glândula sebácea, na grande maioria das vezes, acompanhada por um processo.

Observações clínicas apontam que quase a metade das mulheres entre 20 e 50 anos apresentam manifestações deste tipo de acne e esta incidência está crescendo. Acne vulgar ou juvenil é uma das dermatoses (doenças da pele) de maior predominância, afeta cerca de 80% dos adolescentes, mas pode persistir ou iniciar-se em idade adulta.

Como se desenvolve?
Existe uma predisposição genética que sofre grandes modificações por fatores hormonais raciais, ambientais, emocionais e bacterianos aumentando ou atenuando as manifestações clínicas.
A acne acontece quando as glândulas sebáceas que produzem um sebo ou uma secreção oleosa, responsável pela lubrificação da pele, estão tampadas. Mais de 90% dos adolescentes sofrem de um certo grau de acne.

Encontre aqui informações sobre o tratamento para acne e limpeza de pele.

- Fatores hereditários: existem famílias inteiras de acnéicos. Nestes casos, a partir de 10 anos é possível prever o aparecimento da acne.

- Desequilíbrio Hormonal: É na puberdade que o adolescente tem os seus hormônios sexuais estimulados e com a ativação dos hormônios masculinos ocorre uma reação nas glândulas sebáceas, propiciando o aparecimento da acne.

- Ovários: ocorre nas mulheres portadoras de uma disfunção que não transforma o hormônio masculino (andrógeno) em feminino (estrógeno). Além disso, essas pacientes além da acne podem ter problemas de obesidade, aumento de pelos e irregularidades menstruais.

- Uso de cosméticos: os produtos gordurosos ou oleosos (como as bases e cremes hidratantes, por exemplo) podem trazer acne até para quem nunca teve este tipo de doença, nem na adolescência.

- Medicamentos: cortisona, os barbitúricos, xaropes à base de iodo ou bromo podem ter efeito colateral e formar a acne. Se o uso for imprescindível, recomenda-se um tratamento dermatológico paralelo.

Tratamento da acne:
Embora existam casos de acne em pessoas de todas as idades, a predominância é nos adolescentes. A acne é, na grande maioria dos casos, uma afecção passageira, mas o seu tratamento exige perseverança e dedicação. Observações clínicas apontam que quase a metade das mulheres entre 20 e 50 anos apresentam manifestações deste tipo de acne e esta incidência está crescendo. As formas mais utilizadas de tratamento são à base de antibióticos orais ou tópicos para os casos mais graves, medicamentos que ressecam a pele, peróxido de benzila, vitamina A ácida oral (para casos gravíssimos), entre outros. Além disso, a persistência é tudo em termos de tratamento.

- Uso do Sol: o sol causa um espessamento da pele ao mesmo tempo em que faz as glândulas sebáceas trabalharem mais, embora as pessoas pensem que seu efeito é benéfico.

- Alimentação: alimentos com muita gordura, iodo, vitamina B12 refletirão na sua pele, cabelos, etc. Isto não significa que se deva abolir este tipo de alimentação. Equilíbrio e moderação devem ser recomendados. O chocolate, por exemplo, pode ser consumido com moderação.

- Stress: para o tratamento dar resultado, antes você tem que estar livre do stress. O nervosismo, a ansiedade e desânimo não combinam com uma pele saudável.

- Limpeza de pele: a limpeza só deve ser feita por especialistas. Espremer e cutucar cravos e espinhas são flagelo para a pele. As mãos podem estar sujas e contaminar as espinhas, deixando marcas.

Agende agora sua limpeza de pele na clínica Shiatsu Nora Massoterapia e Estética.
F.47-3624.1349

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO