SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Conheça as propriedades rejuvenescedoras do resveratrol



A substância que ficou conhecida no meio científico com o elixir da juventude.

“Uma nova fonte da juventude – Substancia encontrada nas uvas adia envelhecimento, dá quase 30% mais tempo de vida e evita doenças, como Câncer, Alzheimer e Parkinson”.


A ciência levanta novas informações para formular tratamentos que propiciem o envelhecimento com qualidade de vida.

resveratrol é um polifenol que pode ser encontrado na película das uvas vermelhas, no vinho tinto e principalmente nas sementes de uva. Quanto mais intensa for a cor, quer do vinho, do suco da uva quer das uvas, tanto maior o seu conteúdo em polifenóis. Além do resveratrol, existem outros polifenóis com interesse para a saúde humana, tais como os taninos, flavonas e os ácidos fenólicos.

Estudos parecem indicar que o resveratrol pode ajudar a diminuir os níveis de lipoproteínas de baixa densidade, também conhecidas como colesterol LDL (o "mau colesterol) e aumentar os níveis de lipoproteínas de alta densidade, o colesterol HDL, (ou "bom colesterol).

O LDL, principalmente no seu estado oxidado, pode acumular-se nas paredes dos vasos sangüíneos, levando à formação de placas de ateroma. Essas placas dão origem à aterosclerose, que causa a obstrução dos vasos sangüíneos.

O resveratrol favorece a produção, pelo fígado, de HDL; e a redução da produção de LDL, e ainda impede a oxidação do LDL circulante. Tem, assim, importância na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.

Estudos parecem indicar também um efeito benéfico do resveratrol na prevenção do câncerPB / cancroPE, pela sua capacidade de conter a proliferação de células tumorais, através da inibição da proteína NF Kappa B, está envolvida na regulação da proliferação celular.

O resveratrol é uma fitoalexina produzido por diversas plantas como Kojo-kon, Kashuwu, eucalipto, amendoim, amora e também está presente em uvas. Na uva esta fitoalexina é sintetizada na casca como resposta ao stress causado por ataque fúngico, dano mecânico ou por irradiação de luz ultravioleta. O resveratrol é sintetizado naturalmente na planta sob duas formas isômeras: trans-resveratrol e cis-resveratrol. O isômero trans-resveratrol é convertido para cis-resveratrol em presença da luz visível, pois esta forma é mais estável.

O trabalho objetivou avaliar a presença destes isômeros nos sucos de uvas tintas elaborados no Brasil. Foram adquiridas no comércio de Santa Maria (RS), amostras de sucos de uva, de onze marcas comerciais diferentes, produzidos em diversos estados brasileiros. As amostras foram subdivididas segundo a classificação do tipo de suco, sendo eles: suco de uva integral, suco de uva reprocessado, suco de uva reconstituído e adoçado e néctar de uva.

Na tabela 4 podemos observar os resultados obtidos para polifenóis totais, trans-resveratrol e cis-resveratrol nos sucos de uva. As diferenças nas médias dos polifenóis totais dos sucos estão relacionadas aos diferentes processamentos empregados pela indústria.


Nem incolor nem insípido. Muito menos inodoro. O liquido que corre na fonte da juventude tem cor, cheiro e sabor de uva. Conforme cientistas, o resveratrol encontrado nas uvas é capaz de adiar doenças ainda sem cura, como câncer, mal de Parkinson e mal de Alzheimer. Mas nem adianta sair comendo todos os cachos de uva que houver nessa vida. Cientistas contam que a substancia somente faz efeito através de suplementos alimentares, como as cápsulas de semente de uva por exemplo, pois desta forma a quantidade de resveratrol é potencializada. Infelizmente, o que se consome de resveratrol em um cacho de uvas ou no vinho é ínfimo! A quantidade diária ideal da substancia seria encontrada, por exemplo, em 60 garrafas de vinho. E coma alcoólico definitivamente não combina com eterna juventude.


O grupo de pesquisadores liderados pelo cientista americano David Sinclair publicou na Nature um artigo demonstrando que o resveratrol em uma dose de 22 mg/kg/dia aumenta significativamente o tempo de vida.
O neurocientista Alessandro Cellerino, da Scuola Normale Superior de Pisa, (Itália), relatou na revista Current Biology, que o Resveratrol “prolonga a vida e retarda a aparência de características de idade".

Pesquisadores brasileiros já comprovaram que pelo menos dois componentes presentes nas sementes de uva são importantes auxiliares no combate ao processo de envelhecimento precoce, além, de serem grandes ‘armas’ para prevenir o aparecimento de doenças como o câncer e as cardiovasculares. 

Especialistas ainda dizem que o processo de envelhecimento nas pessoas que utilizam as sementes de uvas pode ocorrer de maneira mais tardia, e sem dúvida mantendo o indivíduo com mais saúde.

Os cientistas e pesquisadores consideram o resveratrol uma supermolécula devido a seu amplo espectro de benefícios à saúde: atua como antioxidante, antiinflamatório, antiviral, cardioprotetor e quimiopreventivo de câncer.

A substância parece agir em diferentes organismos, dos mais simples, como a levedura do pão, aos complexos, como seres humanos. “Os efeitos são potencialmente iguais ou até superiores ao da restrição calórica e da atividade física, comprovadas como capazes de aumentar a longevidade”.

Os genes são “programados” para envelhecer os organismos, mas o resveratrol pode tornar essa atividade mais lenta. Especialistas revelam ainda que ocorre ativação da produção de mitocôndrias (geradoras de energia), garantindo mais resistência física.

Pesquisas tem mostrado ainda que o resveratrol melhora o raciocínio. Em pesquisas realizadas na Universidade de Northumbria, em Newcastle (Inglaterra), um grupo de 24 adultos saudáveis foi submetido a uma série de testes de aritmética antes de receber pílulas de resveratrol ou placebo. Quando foram novamente testados, aqueles que tomaram resveratrol foram os que se saíram melhor.

O New England Journal of Medicine publicou que o Resveratrol pode inverter a aterosclerose. A aterosclerose, que é normalmente conhecida como "o endurecimento das artérias", é um acúmulo de placas no interior das artérias. Como resultado, a aterosclerose retringir o fluxo sanguíneo e pode causar um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.

Se por condições financeiras não puder utilizar suplementos que potencializem o resveratrol, tome pelo menos o suco de uva. Segundo alguns estudos internacionais, a ingestão de aproximadamente 125 a 480 ml por dia de suco de uva tinto convencional, principalmente provindo da variedade Vitis vinifera, já é capaz de aumentar a atividade antioxidante em quem o adotou dentro da sua dieta. Afirma-se ainda que foi constatada a inibição de processos tumorais, através da redução de danos oxidativos ao DNA, além de ser um inibidor da oxidação da LDL (mau colesterol).

Curso Completo Profissionalizante de Massoterapia dias 12 e 13 de novembro (sábado e domingo) com prof. Rodrigo Nora no Hotel Emacite Flex Mafra, matrícula R$ 50,00 e parcelados em 18 x de R$ 180,00 encontros uma vez por mês. Inscrições: 47-3624.1349

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO