SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A hipertensão arterial

Pode ser chamado também de pressão alta.  


É uma doença assintomática que atinge grande parte das pessoas. No Brasil, estima-se que 30-35% da população acima dos 40 anos sofra dessa doença, de acordo com dados do IBGE. Por definição, a pressão alta caracteriza-se por uma pressão do sangue maior ou igual a 140/90 mmHg ou, 14 por 9.

Em cerca de 90% dos pacientes, as causas são conhecidas e derivam de má alimentação (ingestão em excesso de sódio, gordura), obesidade, idade, uso de medicamentos, fatores genéticos, estresse, sedentarismo, etc. Devido a muitos desses fatores serem decorrentes dos hábitos de vida das grandes metrópoles, a hipertensão por muito tempo foi mais prevalente em países desenvolvidos. Em 10% dos casos, a doença tem outras causas, como problemas no sistema renina-angiotensina, arteriosclerose, problemas renais, etc. As complicações são várias e graves: AVC, insuficiência renal, infarto do miocárdio, impotência, problemas visuais, etc. Em agosto de 2011 um estudo chinês mostrou uma possível ligação entre o vírus citamegalovírus (CMV) e hipertensão.

O tratamento
Inclui medicamentos antihipertensivos, como os inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA), antagonistas dos receptores de angiotensina (ARA), bloqueadores de canais de cálcio, diuréticos, betabloqueadores, etc, sendo usual a associação entre eles. Algumas plantas medicinais incluem o alho e a folha de oliveiraMedidas simples e eficazes podem ser adotadas para o controle da hipertensão, como uma dieta balanceada, atividades físicas, evitar o estresse do dia-a-dia, diminuir o sal dos alimentos, evitar cigarros, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, seguir rigorosamente as instruções médicas.

Causas
Em 90% dos casos de hipertensão não têm suas causas claramente definidas, estamos falando da hipertensão arterial essencial ou primária. Entretanto, alguns fatores podeminfluenciar esta hipertensão essencial (alimentação muito gordurosa, genética, estresse, idade, obesidade, dentre outros).

Em 10% dos casos em que conhecemos as causas da hipertensão, falamos de hipertensão secundária. As causas desta hipertensão podem ser: problema do sistema renina-angiotensina (hormonal), problemas renais, arteriosclerose, síndrome de Cushing, doenças da tireóide, uso de medicamentos (antiinflamatórios, corticóides, descongestionantes nasais, inibidores de apetite, etc), dentre outras causas. 

Dentro das causas de hipertensão primária, o sedentarismo e os maus hábitos alimentares figuram um dos principais motivos de desenvolvimento de pressão alta. O excesso de consumo de sal na alimentação, a ingestão de comidas gordurosas e a falta de atividade física, contribuem para o aparecimento de pressão alta. 

Curso de Massagem Clássica e Relaxante dias 12 e 13 de novembro no hotel Emacite Flex Mafra Inscrições limitadas fone: 4736241349


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO