SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A História da Quiropraxia

O fundador da moderna Quiropraxia foi Daniel David Palmer, que nasceu em 7 de março de 1845 em Port Perry, Ontário, Canadá. Em 1865, Palmer foi para os EUA. Começou a praticar em Burlington, Iowa em 1887, e mais tarde seguiu para Davenport, onde montou seu gabinete num edifício que se assemelhava a um pequeno hospital. Foi nesse local que ele fez a descoberta que mudou a história da arte da cura. 

O primeiro ajuste quiropráxico registrado foi realizado em 18 de setembro de 1895. Harvey Lillard, o servente do edifício onde Palmer tinha seu gabinete contava que, há 17 anos, ao fazer um esforço ouviu um estalido em suas costas e, a partir de então passou a apresentar uma deficiência auditiva. Palmer ao examiná-lo descobriu uma saliência em sua coluna e, suspeitou que uma vértebra poderia estar “fora de alinhamento.” Com a técnica, Palmer ajustou a vértebra com um empurrão firme produzindo um forte estalido. Lillard ficou excitado ao perceber que conseguia ouvir alguns sons que vinham da rua. 

Depois de algumas sessões, muito da audição de Lillard estava restaurada. Nascia assim a Quiropraxia ( Chiropractic ). O que fez essa manipulação diferente das manipulações grosseiras do passado foi o entendimento das implicações globais desse método, como uma distinta arte de cura; um novo sistema de promoção da saúde estava criado. Esse dramático início causou em Palmer muito excitamento que pensou ter descoberto a cura da surdez. Esta e outras histórias “milagrosas” tornaram-se comuns. Assim as controvérsias que cercam a Quiropraxia começaram. 

É razoável supor que muitos quiropraxistas e seus pacientes acreditassem realmente que suas doenças haviam sido “curadas”, mas em muitos casos o problema era somente um erro no diagnóstico inicial. O clínico formulava o diagnóstico de que o paciente tinha um problema cardíaco, quando, na verdade, a dor no peito era resultado de uma dor intercostal, não um problema cardíaco. 

A um dos pacientes do Dr. Palmer, um ministro religioso e professor de grego, é creditada a criação do nome para esta nova ciência. Ele usou as palavras gregas “ cheiros” ( mãos) e “ praktos” (feito por), juntou-as para criar “ Chiropractic ” (a profissão) significando “ feito pelas mãos ”, e “Chiropractor ” (o profissional), que significa “ quem faz com as mãos ”. D.D. Palmer fundou o Palmer School em Davenport, Iowa, que se transformaria em uma das maiores faculdades de Quiropraxia dos Estados Unidos. 


Ele foi auxiliado por seu filho Bartlett Joshua Palmer , cujo envolvimento salvou a escola, tanto financeiramente quanto sua reputação. B.J. Palmer construiu uma instituição proeminente, e contribuiu decisivamente para a aceitação da Quiropraxia pelo público e pelos legisladores. A Quiropraxia cresceria em popularidade nos próximos cinqüenta anos, graças ao seu estilo incansável. B.J. Palmer foi proprietário de várias estações de rádio. Sua primeira estação foi a WOC (Wonders of Chiropractic) e, depois, comprou a WHO (With Hands Only) em Des Moines em 1928. 

Diferentemente do estilo agressivo de seu pai, na promoção da profissão, B.J. Palmer usou a política para lentamente introduzir sua técnica “dentro” do sistema. Seus pacientes incluíram Presidentes americanos e grandes executivos de todo o mundo. Harry Houdini, Herbert Hoover, Jack Dempsey, Harry Truman e Ronald Reagan foram alguns dos convidados em sua casa. B.J. Palmer morreu em 1961, não antes de ver a Quiropraxia transformar-se no maior sistema de cuidado da saúde não-medicamentoso nos EUA.


A Palmer College cresceu de 15 estudantes em 1902, sua primeira turma de graduados, para 3.100 em 1923. Em 1906, Palmer graduou o Dr. M.M. Stone que construiu sua própria escola, a Texas College of Chiropractic, em San Antonio. Hoje , existem mais de 25 instituições ensinando a Quiropraxia, em todo o mundo, a mais de 10.000 estudantes. Se não fosse o esforço do Dr. B.J. Palmer, a Quiropraxia, como profissão, não teria sobrevivido aos ataques da comunidade médica da época. 

No início, os estudantes graduados deixavam a Palmer College e abriam seus consultórios sem uma licença. Como resultado D.D. Palmer e muitos outros quiropraxistas foram acusados de praticar medicina sem licença. Em 1906, Palmer ficou 23 dias preso, além de ter que pagar 350 dólares de fiança. Um ano mais tarde, um dos estudantes da Palmer College, Dr. Shegataro Morikubo, foi preso pelo mesmo motivo, em Wisconsin. 

A decisão da corte foi histórica: para o juiz e jurados, o Dr. Morikubo não estava praticando “medicina”, mas sim uma nova forma de promoção da saúde, a Quiropraxia. Em 1913, o Kansas torna-se o primeiro estado a licenciar quiropraxistas. Em 1927, a Quiropraxia estava licenciada em 39 estados americanos. 

Em 1941, o Dr. John Nugent, diretor de educação da ACA (Associação Nacional de Quiropraxia Americana), estabeleceu o primeiro critério de regulamentação para as escolas de Quiropraxia. Como efeito ocorre uma grande aceitação da Quiropraxia ao longo dos anos seguintes isso se deveu a uma melhor qualidade da educação e ao desenvolvimento da tecnologia diagnóstica.
Já em 1944 o plano governamental chamado G.I.Bill, permitiu aos soldados americanos, que voltavam da Segunda Guerra Mundial, obter benefícios para estudar Quiropraxia, favorecendo o crescimento das escolas de Quiropraxia nos Estados Unidos. 

Dr. David Palmer , filho de B.J. Palmer, tornou-se o presidente da Palmer College depois da morte de seu pai, em 1961. Promoveu mudanças na forma de ensino da Quiropraxia convertendo a faculdade em uma instituição sem fins lucrativos. Dr. David morreu em 1978. Hoje estima-se que existam 65.000 Doutores em Quiropraxia (D.C. - Doctors of Chiropractic) nos Estados Unidos, fazendo da Quiropraxia o segundo maior segmento, dentre as três principais artes de cura: medicina, Quiropraxia e osteopatia, e de longe, a maior dentre todas as terapias naturais.



Curso Massoterapia Módulo Estética dias 11 e 12 de fevereiro com prof. Rodrigo Nora na Escola Interage Mafra no Hotel Emacite Flex, inscrições Diário de Rio Mafra com Camila em horário comercial vagas limitadas na Escola Fone: 47-3624.1349

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO