SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Tratamento de coluna - As celebridades indicam a Quiropraxia


Algumas celebridades são adeptas da quiropraxia: a atriz Giulia Gam, o velejador Robert Scheidt, os integrantes da banda Jota Quest. O campeão mundial de vale-tudo Vítor Belfort se trata com a quiropraxia regularmente para evitar lesões ou sair das crises de dor rapidamente, além dos atores americanos Mel Gibson, Arnold Schwarzenegger e Richard Gere.

Os desvios articulares formam-se por traumas, acidentes, quedas, má postura ao dormir ou trabalhar, entre outros motivos. Só nos nossos cinco primeiros anos de idade, temos 800 quedas importantes e cada uma delas pode deixar um desvio e, a cada novo desvio, perdemos mais flexibilidade. A dor começa somente quando nossa coluna não consegue mais exercer essa função regular.


Palavras do melhor velejador do mundo em 2004 e ouro olímpico em Atenas e Atlanta Robert Scheidt, 8 vezes campeão Mundial de Laser, Campeão Mundial Júnior de Laser Campeão dos Jogos Mundiais da ISAF de Laser, 3 ouros em Pan-Americanos, Prata Olímpica em Sydney além de 169 pódios, dos quais 83 internacionais nas de barco nos quais competiu.

"Tenho contato com a Quiropraxia desde 2001, inicialmente para tratar de dores crônicas na coluna e região lombar, muito castigadas pelo intenso trabalho físico que realizo em meus treinamentos e competições. Senti uma melhora imediata em minhas dores e contínuo o trabalho até hoje. Sem dúvida, a Quiropraxia que venho realizando neste tempo tem contribuído muito para minha performance esportiva, minha longevidade como atleta profissional, bem como para o meu bem estar físico. Recomendo a todas as pessoas que procurem conhecer a Quiropraxia e seus inúmeros benefícios."

Crianças que sofrem com problemas de coluna, ocasionados principalmente por conta do uso de mochilas pesadas, também podem ser beneficiadas por esta prática. Assim como gestantes.

A Quiropraxia é uma profissão na área da saúde que se dedica ao tratamento de problemas do sistema músculo-esquelético. Através de técnicas de terapia manual, exercícios e orientação postural, os quiropraxistas procuram diminuir a dor e tensão, restaurando a movimentação normal.

Aos poucos no Brasil os próprios atletas estão manifestando a importância de um quiropraxista em seus clubes, seja acompanhando seus treinos ou na preparação para auxiliar em sua performance. Nos esportes de alto nível os detalhes e cada ganho na performance podem fazer a diferença entre uma vitória ou a derrota. Muitos clubes de futebol na Europa apresentam no seu quadro de funcionários quiropraxistas atendendo os jogadores. No EUA os quiropraxistas estão presentes na grande parte dos esportes contribuindo com os atletas.

As principais condições tratadas com Quiropraxia são:
Dores na coluna vertebral;
Dores de cabeça;
Dores e tensão muscular;
Dores articulares;
Restrições a movimentação.


Como é o tratamento?
O tratamento proposto, após uma entrevista e exame clínico minucioso, alinhamento e ajustes consistindo de três fases integradas:
5 sessões na clínica para início do tratamento. Terapia manual e métodos físicos: 3 sessões na mesma semana e uma terapia quinzenal e uma terapia mensal;
Exercícios e alongamentos diários em casa para reabilitação;
Orientação para manutenção do tratamento.

Como é a terapia manual?
Varias técnicas foram desenvolvidas para restaurar a movimentação livre e indolor:

Articulações: manipulação ou ajustamento articular e um movimento rápido e preciso, normalmente acompanhado por um estalido. Após o ajustamento observa-se diminuição da dor, relaxamento muscular e aumento da mobilidade. 
Músculos: realiza-se uma delicada palpação para localizar e dissipar áreas de tensão muscular seguida pelo alongamento passivo dos músculos. 
Postura: dores músculo-esqueléticas costumam causar alterações posturais. Nestes casos são utilizados métodos de tração suave de forma a auxiliar a recuperação de uma postura normal.

O que são métodos físicos?
Aplicação de compressas frias e quentes tem um rápido efeito no alivio da dor sendo especialmente úteis para permitir o inicio da realização de exercícios.

Qual o objetivo dos exercícios?
Permanecer em atividade é uma orientação importante para pessoas com dores musculoesqueléticas. São prescritos exercícios para estabilizar e fortalecer as áreas afetadas, bem como alongamentos para aumentar a flexibilidade e diminuir a tensão muscular.

Que orientação é dada aos pacientes?
Durante o tratamento são oferecidas instruções sobre como manter uma postura e atividades adequadas para evitar novos episódios de dor, considerando-se o estilo de vida de cada pessoa.

Quanto tempo dura o tratamento?
Inicialmente os pacientes são tratados uma a três vezes por semana, com redução da frequencia conforme a melhora dos sintomas. É comum tratamentos durarem entre um e quatro meses.

Como é o método utilizado?
Como todo método terapêutico, os tratamentos realizados por quiropraxistas têm indicações e contra-indicações precisas. O profissional irá lhe recomendar alguns exercícios para fortalecimento da coluna cervical, torácica e lombar.

Curso Profissionalizante de Massoterapia com Prof. Ricardo Relax no Hotel Emacite Flex dias 10 e 11 de fevereiro Módulo Estética, Drenagem Linfática Método Dr. Vodder, vagas limitadas garanta já a sua. Fone: 47-3624.1349 e 8424.3226

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO