SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O tratamento Quiroprático na infância e adolecência

"Só nos primeiros cinco anos de idade é estimado que a criança sofra oitocentas quedas importantes. Cada uma delas pode causar um desvio, cujas consequências tardias podem aparecer na forma de dor ou de degenerações, como a osteoartrose e osteoartrite."

Não existe idade para se iniciar tratamento em Quiropraxia. Em alguns casos, a disfunção articular sem correção pode causar deformidades na coluna vertebral. Se a disfunção articular não for corrigida ela pode comprometer a medula espinhal ou os nervos que controlam os músculos e os órgãos do bebê. Traumas na coluna vertebral podem acontecer durante a gestação, no nascimento ou por quedas que acontecem quando a criança está aprendendo a sentar ou caminhar. 

Seu filho pode aprender bons hábitos de saúde desde pequeno, colhendo os benefícios na adolescência e também na idade adulta. É importante cuidar da coluna de seu filho desde pequeno, principalmente quando se pratica atividades esportivas. Uma queda ou torção durante a prática esportes coletivos como: futebol, vôlei ou basquete pode causar uma disfunção articular. A Quiropraxia, além de corrigir esses problemas, melhora o desempenho no esporte e concentração nas aulas, proporcionando melhor rendimento e perfeita postura do corpo, sem o uso de medicamentos.

Os Quiropraxistas e todos os profissionais da saúde acreditam que é muito mais importante prevenir uma doença, do que curá-la. Importante tratar cedo pois a coluna está ainda em formação e crescimento. Através do ajustamento regular, exercícios, orientação terapêutica, dieta e postura correta a Quiropraxia pode ajudar seu filho a crescer livre da disfunção articular, deixando a coluna vertebral e demais estruturas corpóreas de nervos, músculos e tendões em perfeito funcionamento. Um exame clínico em consultório precoce pode detectar a disfunção articular, corrigindo-a facilmente. 

Todo o pai deve cuidar do seu filho com relação a postura. Os professores devem ficar atentos a uma ação preventiva no ambiente escolar, pois é nessa fase que ocorre uma alta velocidade no crescimento gerando inúmeros vícios de postura, prejudicando o desenvolvimento físico do aluno.
Identificar desvios posturais em indivíduos em desenvolvimento, como os adolescentes, é de suma importância, porém deve-se reconhecer que existe uma mobilidade e flexibilidade muito maior nos adolescentes que nos adultos. E isso dificulta a aceitação do alinhamento padrão de um adulto (KENDALL; McCREARY; PROVANCE, 1998). Uma postura corporal desconfortável pode ser responsável pela diminuição do interesse do estudante pelas atividades propostas em sala de aula.




A coluna vertebral de uma criança aumenta quase cinquenta por cento de comprimento, durante o primeiro ano de vida. Esse crescimento faz que exames contínuos de Quiropraxia sejam importantes na primeira fase de vida de uma criança. A Quiropraxia é o tratamento mais seguro e preventivo na área da saúde. A coluna vertebral do bebê, nos primeiros meses de vida, é muito delicada. As técnicas quiropráticas, utilizam uma leve pressão para corrigir a disfunção articular. O ajustamento quiroprático é indolor. A Quiropraxia não utiliza medicamentos, e nem procedimentos evasivos (cirurgia).

DOENÇAS INFANTIS E A QUIROPRAXIA

CÓLICA INFANTIL
Em 1989, Klaigart, Nilsson, Jacobson publicaram um estudo retrospectivo, feito em 316 crianças com cólica infantil. Os autores observaram que 94% das crianças apresentaram visível melhora com tratamento Quiroprático, após 14 dias do início do tratamento. As crianças incluídas no estudo tinham cólica infantil de intensidade moderada a grave, sem outros problemas de saúde. (página 10 do livro "Estudo Sobre a Quiropraxia").

A HIPERATIVIDADE
Existe muita controvérsia a respeito do uso de medicamentos para controlar crianças hiperativas; as drogas usadas para controlar essas crianças são perigosas, imprevisíveis e não tratam a raiz do problema. Muitos pesquisadores sugerem que o aumento de atividade é devido a vários fatores, incluindo efeitos de medicamentos usados por longo prazo, imunização e fatores neurológicos de interferência no sistema nervoso.

A dieta é um componente importante para crianças hiperativas; o açúcar é identificado como o fator que mais contribui para a hiperatividade. Vários cereais matinais contêm altas concentrações de açúcar, além de outros conservantes. Quiropraxistas acreditam que a parte neurológica tem forte influência em crianças hiperativas. A Quiropraxia sugere que esta interferência tem origem em fatores diretamente vinculados a disfunção articular. A Quiropraxia remove as interferências do sistema nervoso através dos ajustes articulares e permite um melhor funcionamento neurológico da criança.

A Quiropraxia, através dessa prática, combinada com a atenção e dieta, oferece às famílias uma alternativa, sem uso de medicamentos usualmente receitados às crianças hiperativas.

ENURESE NOTURNA
Pesquisas mostram o beneficio da Quiropraxia para as crianças que sofrem "Enuresis Nocturno", mais conhecido como hábito de urinar na cama.
O "Jornal of Manipulative and Physiological Therapeutics", em artigo recente, mostra "uma melhora importante em crianças com este problema quando comparadas com crianças que não receberam os cuidados da Quiropraxia".

Foram pesquisadas 171 crianças que sofriam enurese, em média de sete noites por semana. Com o tratamento Quiroprático as noites molhadas se reduziram para quatro por semana e após dois meses de tratamento, 25% das crianças mostraram uma redução de 50% na enurese noturna.

O Back-School é uma das estratégias mais utilizadas como prática preventiva primária e secundária. Esses programas são aplicados em encontros, com uma hora de duração, onde os conteúdos de anatomia, fisiologia e biomecânica da coluna vertebral, fisiopatologia das dores, orientações ergonômicas e posturais nas atividades de vida diária e ocupacional, exercícios de alongamento, força e relaxamento muscular são ensinados aos pacientes que já tiveram crises dolorosas na coluna vertebral. O ambiente escolar é um espaço privilegiado para ações educativas como o Back-School a Clínica Escola Shiatsu Nora Interage pode ser contratada para palestras em escolas com o intuito de prevenção de posturas inadequadas na escola. Ligue na Clínica Shiatsu Nora e agende a palestra em sua escola com o professor Rodrigo Nora.



Curso Estética Módulo Massagem Drenagem Linfática Método Dr. Vodder com Prof. Ricardo Relax no Hotel Emacite Flex dias 10 e 11 de fevereiro Inscrições fone: 47-3624.1349


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO