SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Verrugas - Conheça tudo sobre o assunto



Berruga, Cravo da palma ou da sola, Olho de peixe, Condiloma.

O que é?
É um tumor benigno causado por vírus (HPV) Pappilomavirus humano, vírus este que pode causar também tumores malignos no colo do útero ou no pênis, segundo o sorotipo. São benignos os de sorotipo 1, 2, 3 e 4. A denominação das verrugas está relacionada ao lugar onde elas se desenvolvem ou ao seu aspecto.

Assim temos: 
Verruga plantar nas solas, palmar nas palmas, anogenital ou condilama acuminado cerca do períneo, periungueal ao redor das unhas, subungueal sob as unhas, vulgar as de aspecto mais característico (couve-flor), plana, filiforme.

Como se adquire?
As verrugas são de causa infecciosa, transmitindo-se por contato com o vírus causador, contato este que pode variar desde um apertar as mãos até uma relação sexual ou a coçadura de uma lesão estabelecida que propicia a auto-inoculação, também é possível a transmissão através de objetos.

Como evolui?
Mínimas lesões da pele permitem o vírus penetrar nas células, obrigando-as a produzir uma proteína que interfere nas funções reguladoras da reprodução celular, com isto a reprodução celular se dá de forma anormalmente acelerada. A supressão desta regulação é temporária o que explica a permanência autolimitada das verrugas e seu desaparecimento após certo tempo.

O que se sente?
As verrugas são nódulos (proliferação celular) endurecidos, benignos, de cor acinzentada, que de forma geral não causam sintomas. Em determinadas situações (devido à localização) pode haver dor ou sangramento.

Como se faz o diagnóstico?
Em princípio o exame clínico é suficiente levando-se em conta os aspecto e a localização da lesão.

Como se previne?
Previne-se evitando o contato com o vírus. A prevenção é de difícil execução, sendo raro o adulto que já não tenha apresentado algum tipo de verruga. 

Não toque. O vírus da verruga pode ser transmitido para outras pessoas e também reinfectar você mesmo. O vírus desenvolve uma verruga, primeiramente achando o seu caminho através de uma pequena abertura na superfície da pele: um corte ou um arranhão ou outra lesão, por exemplo. Mesmo a tarefa diária de fazer a barba pode espalhar as verrugas lisas na face de um homem. Cortar inadvertidamente uma verruga quando você corta suas cutículas pode causar uma infecção.Reduza então a disseminação do vírus ao mínimo, evitando tocar nas suas verrugas. Se você tiver contato com as lesões, lave suas mãos com sabão e água quente. As crianças também devem ser avisadas que mexer ou morder suas verrugas pode causar a dispersão.

Faça um curativo sobre ela. Os médicos descobriram que a utilização de adesivos é um tratamento efetivo e não deixa cicatrizes. Na verdade, um estudo realizado em 2002 descobriu que essa terapia eliminou verrugas em 85% das vezes, comparada com um tratamento médico padrão, usando nitrogênio líquido, que obteve sucesso em apenas 60% das verrugas. Os pesquisadores desse estudo usaram duct tape, mas curativos adesivos tradicionais como band-aid parecem funcionar também.
Tente isto: cubra a verruga completamente com quatro camadas de fita adesiva. Tenha certeza que o "curativo" está firme, mas não muito apertado. Deixe a fita por seis dias e meio. Então, remova a fita por meio dia. Esse procedimento deve ser repetido por mais ou menos três ou quatro semanas antes de verruga desaparecer. Você pode tentar o procedimento em uma verruga plantar (na sola do pé), mas assegure-se de usar pedaços de fita longos o suficiente para segurar o adesivo adequadamente.

Não fique descalço. As verrugas espalham partículas do vírus por todos os lugares, ao ficar descalço, você corre o risco de pegar uma verruga plantar (na sola dos pés). A melhor proteção: usar calçados. Lugares fechados, piscinas, chuveiros públicos ou mesmo o carpete do quarto de um hotel podem guardar uma grande quantidade de vírus, e não apenas de verruga. Você pode pegar inúmeras infecções, de escabiose (sarna) até herpes. Nunca ande descalço; use meias ou chinelos de dedos.

Mantenha-as secas. As verrugas tendem a crescer mais rapidamente em ambientes úmidos, especialmente no caso das verrugas plantares (sola dos pés). É por isso que as pessoas que caminham ou fazem exercícios em excesso, estão mais propensas a ter verrugas plantares, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. Então, troque suas meias toda vez que seus pés estiverem suados e use um talco medicinal para ajudar a mantê-los secos.

Cubra seus cortes e lesões. O vírus da verruga adora encontrar uma boa brecha para que possa penetrar em sua pele. Mantendo cortes e lesões cobertos, você ajudará a manter afastado o vírus da verruga. 
Estas informações são somente para fins de esclarecimento. 
NÃO SE PRETENDE FORNECER CONSELHO MÉDICO.

Curso Estética Escola Interage em Mafra com Prof. Ricardo Relax no Hotel Emacite Flex dias 11 e 12 de fevereiro sábado e domingo sala de eventos, vagas limitadas garanta já a sua fone: 47-3624.1349



07-02-12 Matéria saúde Verrugas Jornal Diário Planalto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO