SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Avaliação corporal integral


O tratamento e a manutenção em consultório: são 5 sessões necessárias.

A maioria de nossos pacientes estão acostumados a pensar em termos de abordagens médicas tradicionais. 
Se a pessoa apresenta uma lesão específica, espera que o exame e o tratamento sejam concentrados nela e na área adjacente. Em muitos casos, esta expectativa pode ser apropriada: obviamente, é possível sofrer uma lesão isolada em um local que pode ser especificamente tratado. Na maioria dos casos, no entanto, uma abordagem mais ampla se faz necessária. A maior parte das dores ou disfunções miofaciais resulta de problemas prolongados de alinhamento e a maioria das lesões locais, se não for tratada, eventualmente afetará outras partes do corpo. Por esse motivo, geralmente é adequado e desejável avaliar o alinhamento do corpo antes de iniciar o tratamento.

A necessidade do consentimento requer que o terapeuta compartilhe sua avaliação do problema com o paciente e proponha um processo de exame e de tratamento, incluindo diversas alternativas. Uma delas, obviamente é o tratamento paliativo. Apenas uma sessão. Desde que o terapeuta seja honesto com o paciente em relação ao que considera a ação errada e a ideal, deve-se ter como objetivo aliviar os sintomas a curto prazo. Para esses pacientes, o terapeuta pode realizar uma entrevista mais abreviada, voltada principalmente as circunstâncias que parecem relevantes para a queixa principal, e depois pular diretamente para o exame da área que apresenta o distúrbio.

O tratamento: No entanto, para os pacientes que concordam com a abordagem holística, o tratamento proposto é de 5 sessões. O exame do alinhamento do corpo pode ser crucial para formar o quadro clínico. No tratamento são 3 sessões na mesma semana, sendo segunda, quarta e sexta, ou terça, quanta e sábado, estendendo para um contato semanal e outro quinzenal. A extensão do exame varia de acordo com a habilidade e o julgamento do terapeuta e com a situação específica. Uma descrição das exigências básicas para a avaliação é apresentada nas próximas sessões. Um contato mensal chamado manutenção do tratamento se faz necessário para manter o corpo em equilíbrio.

No primeiro passo da avaliação integral, o terapeuta observa o paciente cuidadosamente, começando pelo primeiro encontro na sala de espera. Como ele está sentado, levanta-se caminha e senta novamente na sala de tratamento? O Massoterapeuta clínico deve cultivar o hábito de observar, o que pode ser facilmente ser praticado em qualquer lugar público.

Um exame formal completo do alinhamento do porto ou postura deve ser realizado com o mínimo possível de roupas, uma vez que envolve não apenas a observação global, mas uma análise minuciosa e precisa dos pontos de referências da superfície e seus movimentos. O exame completo é comumente realizado com roupas íntimas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO