SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O Segredo da longevidade


Na vida moderna são adquiridos diversos hábitos que contribuem para o envelhecimento precoce: uma alimentação rica em radicais livres, em gordura saturada, excesso de bebida alcoólica, fumo, excesso de sol e estresse.
Envelhecer é um processo lento e progressivo. Ninguém envelhece da noite para o dia. Como estas mudanças acontecem de forma contínua, é necessário adaptar-se a elas durante toda a vida. No princípio do século passado, a expectativa de vida da população era de 35 anos. 

Atualmente, calcula-se que, nos países desenvolvidos, seja de 74 anos para homens e 82 para mulheres. No Brasil, segundo pesquisa feita em 2010, a expectativa de vida é de 64 anos para homens e 72 para mulheres.

A porcentagem elevada de pessoas idosas em uma sociedade constitui um índice de progresso e desenvolvimento. Ver cada vez mais idosos nas ruas é motivo de satisfação: isso representa uma vitória em relação ao tempo. Contudo, a preocupação não deve ser quantos anos se irá viver, mas, sim, de que forma esses anos serão vividos e em que estado de saúde e de espírito.

Pensamento Jovem
É importante jamais se considerar limitado. Encarar o envelhecimento de forma positiva é melhor do que qualquer creme anti-rugas. Pior do que alguém de mais idade é uma pessoa que enxerga tudo como se não houvesse solução aparente.

Exercícios
Apesar de ser um fato raro, o ser humano é capaz de chegar aos cem anos. Especialistas defendem que dentro de poucas décadas a expectativa de vida em países com bom nível de desenvolvimento na área de saúde beire os 120 anos. Tenha como prioridade ter um peso adequado e bom preparo físico. Os exercícios físicos ajudam a aprimorar o condicionamento do corpo e evitar as perdas de massa muscular. Ter um organismo com baixo índice de gordura afasta várias doenças fatais.

Cérebro Ativo
Para não se esquecer de nada, mantenha sua mente em constante reciclagem. Crie jogos e brincadeiras para exercitar seu cérebro. Fugir da rotina ajuda a desenvolver áreas do cérebro que são menos utilizadas. Procure uma nova carreira, atividades voluntárias, instrução musical, cursos variados, escrever ou viajar.

Alimentação Saudável
Evite comer qualquer coisa na rua. Fast food é a comida mais nociva para organismos que estão se tornando frágeis. Valorize as frutas, legumes e verduras, diminua o consumo de carne vermelha, gorduras e doces. Mesmo que a comida esteja deliciosa, como apenas o necessário. Fuja da obesidade!

Fica a dica: o licopeno, extraído de tomates - tem também importante função antienvelhecimento ao proteger a próstata e o aparelho cardiovascular. Novidade no Brasil, o licopeno é usado em Israel com comprovada eficiência. O licopeno  é sempre melhor absorvido pelo organismo junto com óleos, à semelhança da vitamina E, sendo assim recomendado o uso regular de azeite extravirgem.
Evite margarina e gordura hidronizada, que obstruem as artérias. O ideal é que se coma muito peixe. A carne vermelha em quantidade moderada. Ela é prejudicial porque geralmente é contaminada por hormônios ingeridos pelos animais. A grama que o gado come invariavelmente também já contém vários agrotóxicos, que são prejudiciais à saúde. Já o queijo amarelo, ao contrário do que pensa a grande maioria das pessoas, muitas vezes tem menos gordura que o queijo branco. 
Adeus, Estresse!
Cante, dance, pratique tai chi chuan, meditação, yoga. Cultive um hobby. O cardápio anti-estresse é super variado e tem diversos tipos de opções. Procure a alternativa que melhor se enquadra no seu perfil. Ter bom humor e viver em contato com a natureza ajuda a espantar o fantasma da velhice.

Dedique-se ao Voluntariado
Para ocupar seus dias, mas sem egoísmo, procure dar sua colaboração para a sociedade. 
Ajudar ao próximo é sempre gratificante e torna os dias mais leves.

Parar, Jamais
Evite a aposentadoria. Mesmo que você pare de trabalhar formalmente, comece em uma nova função. Sempre faça planos para o futuro e sonhe com o dia de amanhã. Jamais abra mão de seus ideais, mesmo que pareça tarde para realizá-los. Sempre há mais um tempinho para fazer o que se tem vontade.

Espiritualidade
A busca por uma força maior faz parte da busca humana pelo sentido da existência. Pesquisas recentes têm demonstrado que vive mais e melhor quem tem o costume de rezar, quem tem uma religião ou vive uma vida orientada pelo sentimento de que existe algo que transcende a vida.

Fique Perto de Quem lhe Ama
Às vezes, melhor do que fazer qualquer coisa, é se aproximar de quem se gosta. A convivência com filhos, netos e amigos ajuda a fortalecer as emoções e espanta a solidão. Até mesmo um simples animal de estimação pode trazer de volta a alegria de outros tempos.

Não Reme Contra a Maré
Não são poucas as receitas para evitar que a idade se aproxime. Mesmo assim, é inevitável que se envelheça. Mais importante do que manter uma aparência sempre jovem é saber aceitar o amadurecimento da idade com alegria e felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO