SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Os tipos de dores que requerem atenção urgente.

Ninguém gosta de sentir dor. 


Mesmo assim, a dor é a maneira usada pelo corpo "falar contigo" para chamar sua atenção para algo que está errado.


Durante uma semana, é comum sentir pequenas dores ou desconfortos ocasionais, que não chegam a incomodar. São dores passageiras, com as quais você provavelmente está acostumado e até consegue identificar a origem: dores nas costas por ter carregado algum peso, desconforto no estômago por ter exarado na feijoada ou músculos doloridos devido àquela aula de ginástica mais puxada.

No entanto existem alguns quadros de dor que realmente não podem ser ignoradas. Neste guia estão reunidos tipos de dores que necessitam de atenção médica.

1. A pior dor de cabeça de sua vida


Dor de cabeça incomum, ou seja, de uma intensidade que você nunca havia experimentado, é um sinal de alerta. Este tipo de dor de cabeça pode ser causado por aneurisma, um tipo de dilatação arterial no cérebro. A artéria dilata pode romper-se resultando em risco de vida.

2. Dor ou desconforto no peito


Dores no peito podem significar infarto do coração ou uma pneumonia. Porém fique atento, alguns problemas cardíacos manifestam-se como desconforto ou peso no peito, e não somente como dor. Assim como podem também ser de um nervo das costelas que está lhe incomodando, uma sessão de massagem pode lhe ajudar e muito.

A dor ou desconforto do infarto do coração também pode manifestar-se ou irradiar-se para pescoço. Geralmente este tipo de dor vem acompanhado de suores e falta de ar. A doença isquêmica tem sintomas visíveis, por isso as pessoas precisam estar atentas quando o corpo “falar”. A primeira pista de que a pessoa pode estar sofrendo um ataque cardíaco é o grande desconforto causado por uma dor intensa sentida no centro do peito. Outra evidência é a irradiação dessa dor para a mandíbula, pescoço, ombros e braços, principalmente o esquerdo. 

Podendo vir acompanhado de uma sensação de desmaio, suor excessivo, náusea e falta de ar. Este quadro significa que a situação é grave e a melhor coisa a fazer é ir em busca de ajuda. O nervo Trigêmio é o nervo que faz esta visagem, se possível receba massagem com seu Massoterapeuta de confiança e se a dor não passar em 3 sessões procure um neurologista imediatamente.

A doença é um problema recorrente no Brasil, já que em pesquisa desenvolvida pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo foi constatado que cerca de 300 mil pessoas sofrem ataque cardíaco anualmente. Dentre os fatores de risco que podem levar uma pessoa ao ataque cardíaco estão a diabetes, o tabagismo, a hipertensão arterial, histórico familiar de problemas coronarianos, alto índice de colesterol, sedentarismo, ansiedade e o estresse emocional.

3. Dor abdominal intensa

Uma dor abdominal intensa ou que aumenta rapidamente pode significar uma emergência médica conhecida como apendicite. O apêndice é uma pequena parte do intestino que quando inflamada provoca dores abdominais. O maior perigo encontra-se na possibilidade de ruptura do apêndice. Outras causas para dor abdominal incluem: problemas de vesícula, pâncreas, úlceras e interrupção do trânsito intestinal. Na síndrome metabólica, há uma associação entre hipertensão arterial, triglicérides altos, gordura abdominal e tendência à diabetes. Por isso, quem tem pressão alta deve ficar atento também aos níveis de açúcar no sangue.

4. Dor na batata da perna (músculo gastrocnêmio)

Dor na perna, sem motivo de contusão aparente, acompanhada de edema (inchaço) e calor local, podem significar trombose venosa. Esta doença é causada pelo entupimento de uma veia por um trombo. O perigo está no desenvolvimento de tromboembolismo pulmonar quando partes do trombo se soltam e dirigem-se aos pulmões. Câncer, obesidade, imobilização prolongada, gravidez e idade avançada são fatores de risco para trombose venosa. Assim como pode ser também gânglios obstruidos e pode ser resolvido com uma drenagem linfática. Pode ser também o nervo ciático que passa logo ali do lado da perna.

5. Queimação nos pés ou pernas

É estimado que 10% da população seja portadora de diabetes, sendo que metades destas pessoas desconhecem o próprio diagnóstico. Em muitos destes indivíduos, um dos primeiros sinais de diabetes é a neuropatia periférica, que tem como sintomas a sensação de queimação nos pés e pernas.

6. Dores difusas

Dores espalhadas pelo corpo que têm evolução crônica são um sintoma comum de depressão ou fibromialgia. Dores por todo o corpo as dores que caminham como muitos dizem. Estas dores muitas vezes são menosprezadas pelos próprios pacientes, mas causam um prejuízo progressivo à qualidade de vida do paciente. Dores que não encontram explicação em exames clínicos devem ser investigadas com maior ênfase, observando sintomas emocionais associados, tais como humor triste, irritabilidade e insônia.

7. Depressão

Se você vem há muito tempo passando por um quadro de depressão, talvez esteja se perguntando por que está demorando para você sentir-se melhor. Outras pessoas que você conhece parecem ter se recuperado de sua depressão mais facilmente: alguns meses de terapia ou antidepressivos e eles estavam de volta ao normal. Mas não foi assim para você. Não importa qual o tratamento você tente, você ainda continua sentindo-se mal. Pode ser: O diagnóstico errado. Algumas pessoas são simplesmente diagnosticadas com depressão resistente ao tratamento. Elas podem, na verdade, terem uma outra condição, como transtorno bipolar ou um transtorno de ansiedade. É por isso que é tão importante consultar um especialista.

Conceito: Depressão é uma doença que afeta o sistema nervoso central, interferindo na emoção, percepção, pensamento e comportamento do indivíduo, causando grande sofrimento emocional e prejuízos para vida pessoal, social e profissional.


A depressão não é simplesmente um momento de tristeza, algo normal para todas as pessoas. É um estado que realmente interfere no próprio organismo e nas relações do indivíduo com o trabalho, lazer e família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO