SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dor nas costas e o estresse

Você sabia que dor nas costas é uma das principais causas de aposentadoria por invalidez?



Uma rotina de trabalho estressante pode ser a causa da dor nas costas de muita gente.
Um estudo da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, mostra que as pessoas estressadas acabam usando os músculos errados na hora de pegar alguns objetos.

Se essa pessoa for levantar algo pesado, pode acabar com uma dor nas costas.
Além disso, os pesquisadores acreditam que algumas pessoas com certos tipos de personalidade têm maior tendência a dores nas costas. Esse é o caso das pessoas mais introvertidas – descoberta que deixou intrigados os cientistas. O estresse é um conjunto de sintomas físicos, emocionais e mentais decorrentes de uma vida cheia de pressões, preocupações e ansiedades. Tensão nervosa, instabilidade emocional e dores musculares são alguns sintomas entre os vários sintomas da pessoa estressada. Com o prolongamento do estado de estresse há o aparecimento de diversos sintomas, que no início podem passar desapercebidos, mas com o decorrer do tempo vão se tornando evidentes, tais como: pressão alta, problemas digestivos, alterações no ciclo menstrual, tensão pré-menstrual, frigidez, dor de cabeça, azia, queda de cabelo, irritações na pele, gripes frequentes, gastrite, hipersensibilidade emotiva e tensões musculares que podem levar a dores nas costas, ombros e pescoço. Cada pessoa reage diferentemente ao estresse, que varia conforme o nosso equilíbrio emocional e afetivo, auto-estima, maturidade e a maneira como lidamos com a vida. Em vista disso, as consequências do estresse em algumas pessoas podem ser temporárias e passageiras e em outras, mais intensas e duradouras, levando a problemas crônicos de saúde.

Se você nunca se preocupou com a saúde das suas costas, adotando posturas erradas e movimentos inadequados, saiba que essas são as principais causas da dor nas costas. Com o passar do tempo, vai ocorrendo um desgaste das articulações da coluna, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais (hérnia de disco) e à osteofitose (bico de papagaio).
Em um grande número de casos de dor nas costas, não se chega a um diagnóstico claro. Geralmente, no decorrer do tempo, vários fatores de risco atuam em conjunto ocasionando a dor: condicionamento físico deficiente, má postura, mecânica anormal dos movimentos, pequenos traumas, esforço repetitivo, etc...

Várias estruturas da coluna podem causar dor, incluindo os ligamentos que conectam as vértebras, fibras externas do disco intervertebral, músculos, vasos sanguíneos e raízes nervosas.
Os idosos estão sujeitos à problemas de coluna devido à degeneração das articulações intervertebrais e à formação de osteofitos, chamados vulgarmente de bicos de papagaio. Essa degeneração articular da coluna pode levar à compressão das raízes nervosas ocasionando dor.

Osteoporose: Com o envelhecimento há perda óssea num certo grau, afetando mais as mulheres geralmente após a menopausa. A perda óssea acontece em todo o esqueleto, sendo os corpos vertebrais as estruturas mais afetadas. Com a perda óssea, pode ocorrer uma deformação nas vértebras, levando a um arredondamento das costas (cifose dorsal) e,  por consequencia a diminuição da estatura. A osteoporose pode não acarretar dor mas se há dor, ela se manifesta na região dorsal.

Obesidade: a obesidade aumenta a compressão sobre as articulações intervertebrais, podendo causar ou intensificar a dor nas costas.
Se estiver muito tenso, procure uma atividade que lhe cause prazer, assistindo uma partida de futebol, ouvindo música, batendo papo, ou pare tudo que está fazendo e relaxe por alguns minutos.

Procure manter uma fonte de lazer; procure um massoterapeuta, Quiropraxista, em Canoinhas Clínica Shiatsu Nora Prof. Rodrigo Nora a dica é: tire férias periódicas, faça caminhadas, saia para ouvir música, ir ao teatro, etc.

Curso Estética completo Módulo Drenagem Linfática Método Dr. Vodder com Prof. Ricardo Relax de Curitiba no Hotel Emacite Flex dias 11 e 12 de fevereiro garanta sua vaga. Fone: 47-3624.1349

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO